Home > Banco de Questões > Biologia > Ecologia >Ecossistemas

Ecossistemas

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ecossistemas com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ecossistemas.

01. (UFT) As queimadas recentes na Floresta Amazônica, a maior florestal tropical do mundo, geraram preocupação mundial. Algumas personalidades públicas se referiram a essa floresta como o “Pulmão do Mundo”. Sabe-se que ela é importante para o clima do planeta e abriga enorme biodiversidade. No entanto, o termo “Pulmão do Mundo” é incorreto porque a Floresta Amazônica é um ambiente em clímax ecológico e consome a maior parte do oxigênio nela produzido.

Na realidade, os grupos de organismos responsáveis pela maior parte do oxigênio produzido no planeta são as:

1. plantas cultivadas.
  2. algas de água doce.
  3. algas marinhas.
  4. árvores das florestas temperadas.

02. (UFN) Considere as seguintes afirmações sobre conceitos utilizados em Ecologia.

I. Nicho ecológico refere-se às atividades que o organismo desempenha no ecossistema.

II. Denomina-se biótopo a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas.

III. População é um grupo de organismos da mesma espécie ocupante de uma determinada área em um determinado tempo.

IV. Os níveis tróficos de um ecossistema estão ligados por associações predador-presa, exercendo papel regulador no tamanho das populações.

Estão corretas apenas

1. I e II.
  2. II e III.
  3. III e IV.
  4. I, III e IV.
  5. I, II e IV.

03. (UEA) Corredores ecológicos são áreas que buscam superar a fragmentação de ecossistemas, permitindo

1. a construção de barreiras físicas, o que isola a fauna e a flora para garantir sua preservação.
  2. a triagem de espécies, o que permite recolher exemplares de interesse econômico.
  3. o assentamento de populações tradicionais, o que coíbe formas predatórias de uso da terra.
  4. o fluxo gênico, o que contribui para a preservação da biodiversidade.
  5. a introdução de espécies exóticas, o que requalifica espaços degradados.

04. (UFRR) “O termo Ecologia designa o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem”

(AMABIS; MARTHO, 2010, p.230).

Sobre os conceitos básicos em Ecologia, identifique a alternativa INCORRETA:

1. Os seres vivos de uma comunidade, que são seus componentes bióticos, interagem com as partes não vivas do ambiente, os fatores abióticos.
  2. A biosfera pode ser definida como o conjunto de regiões do ambiente terrestre onde não há a presença de seres vivos.
  3. Habitat é o ambiente em que vivem determinadas espécies ou comunidades biológicas.
  4. Os Biomas são grandes ecossistemas terrestres com uma fisionomia vegetal característica, determinada principalmente pela influência de fatores macroclimáticos.
  5. O termo ecossistema é utilizado para descrever uma unidade em que seres vivos (comunidade biológica) e fatores abióticos (físicos e químicos) interagem.

05. (UECE) A biosfera é constituída

1. pelos seres vivos e o ambiente em que vivem.
  2. pelas rochas e pelo solo.
  3. pelo ar.
  4. pelas águas.

06. (Fuvest) Leia o seguinte texto.

O quilombola Francisco Sales Coutinho Mandira até tentou sair da lama, mas logo percebeu que o mangue era o seu lar. Tivesse investido em continuar como ajudante de pedreiro, quando ficou dois anos fora do quilombo que leva seu sobrenome, certamente hoje não conheceria África do Sul, Dinamarca e Itália. Tudo porque organizou os quilombolas para fazer uso racional dos recursos naturais. Fez tão bem que virou exemplo internacional (...). A mudança começou em 1993, quando pesquisadores da USP e órgãos do governo passaram a divulgar o conceito de reserva extrativista, em que populações tradicionais continuam retirando seu sustento da natureza, mas de forma planejada.

Revista Unesp Ciência, maio de 2014.

Sobre o ecossistema manguezal, é correto afirmar:

1. É formado por uma rica biodiversidade vegetal, com presença principal de coníferas e nele vivem sobretudo crustáceos, os quais servem de alimento e renda para populações costeiras.
  2. Define-se como formações rasteiras ou herbáceas que atingem até 60 cm, constituindo ambiente propício à reprodução de espécies marinhas e favorável à pesca artesanal, fonte de renda para populações tradicionais.
  3. É constituído de solo predominantemente lodoso, deficiente em oxigênio, com espécies vegetais adaptadas à flutuação de salinidade, onde se reproduzem espécies de peixes, moluscos e crustáceos, fonte de alimento e renda para populações tradicionais.
  4. Corresponde a cordão arenoso coberto por vegetação rasteira, rico em nutrientes, onde se alimentam mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos, constituindoͲse fonte de alimento e renda para populações costeiras.
  5. Caracteriza-se por vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes muito profundas e galhos retorcidos, abrigando o mineral ferro, com grande valor de mercado, o qual constitui fonte de renda para populações tradicionais.

07. (URCA) Leia com atenção o texto abaixo e indique a alternativa correta: “É banhada pela Bacia do rio Paraguai. Sua paisagem natural lembra aspectos da Amazônia,do cerrado e até da caatinga. Planície aluvional, onde nos períodos de chuvas, parte fica inundada. Ambientalmente registra poluição dos rios provocada, também, pelos garimpos de ouro e pelo uso de agrotóxico na agricultura. A destruição da fauna tem sido destaque pela caça intensiva de lontras e ariranhas”. O texto se refere à:

1. Floresta Amazônica.
  2. Mata Atlântica.
  3. Bacia do Uruguai.
  4. Pantanal Matogrossense.
  5. Bacia do São Francisco.

08. (FGV-SP) No Brasil há a presença de variados biomas e ecossistemas ricos em espécies animais, vegetais e micro-organismos. É o país com maior diversidade de anfíbios do mundo: 516 espécies. Possui 522 espécies de mamíferos, das quais 68 são endêmicas; 468 espécies de répteis, das quais 172 são endêmicas, e 1622 espécies de aves (uma em cada seis espécies de aves do mundo ocorre no Brasil).

Adaptado de Conhecer para conservar: As Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 1999, p. 66.

Essas informações sobre a biogeografia do território brasileiro permitem concluir:

1. O Brasil é um país com grande diversidade biológica devido, antes de tudo, às políticas de conservação engendradas nos últimos 40 anos, com criação e consolidação de diversas unidades de conservação em todos os biomas de nosso território.
  2. O Brasil tem uma biodiversidade comprometida em razão da excessiva invasão de espécies exóticas, o que é demonstrado pelo baixo número de espécies endêmicas de mamíferos. Isso coloca em risco de extinção espécies nativas, o que diminui nossa biodiversidade.
  3. A biodiversidade de espécies animais no Brasil não corresponde à biodiversidade de espécies vegetais, essa, sim, muito ameaçada pelo desmatamento nas diversas regiões do país. Diferentemente, as políticas de proteção da fauna têm sido bem sucedidas.
  4. A condição de elevada biodiversidade no Brasil só não é mais importante porque a maior parte do nosso espaço encontra-se na faixa intertropical, o que homogeneíza as coberturas vegetacionais, diminuindo o potencial de diversidade biológica.
  5. O Brasil é um país de megadiversidade biológica em parte graças à sua extensão, que abrange por volta de 40º de latitude e 40º de longitude, o que corresponde a condições ambientais múltiplas, fator importante na determinação da biodiversidade.

09. (UEFS) Esse ecossistema está sendo destruído até quatro vezes mais rápido do que as florestas. O estudo encomendado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pelo The Nature Conservancy indicou que um quinto desta formação foi destruída desde 1980 e continua a ser destruída a uma taxa de cerca de 0,7% por ano por atividades tais como a construção civil e a criação de camarões. Preservado, fornece um enorme conjunto de serviços econômicos, agindo como berçário de peixes, armazenando carbono e proporcionando defesas poderosas contra enchentes e ciclones numa época de elevação do nível dos oceanos.

(http://br.reuters.com. Adaptado.)

O ecossistema em risco analisado no excerto é

1. o mangue.
  2. a taiga.
  3. a restinga.
  4. a pradaria.
  5. o igarapé.

10. (UDESC) A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) define diversidade biológica como “a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos dos quais são parte; isto inclui a diversidade dentro das espécies, entre as espécies e de ecossistemas.

Analise as proposições em relação à diversidade biológica.

I. A diversidade dos sistemas ecológicos existe como parte de um “continuum” que inclui biomas, biorregiões, relevo, ecossistemas, habitats, populações e comunidades.

II. A diversidade genética depende da evolução e adaptação dos organismos, ocorre entre espécies e dentro das espécies.

III. A abundância de espécies em um determinado habitat depende exclusivamente dos recursos disponíveis.

IV. As comunidades não diferem em termos de riqueza e abundância de espécies.

V. A biodiversidade inclui o habitat, as espécies e os componentes genéticos e está sob a ameaça das ações antrópicas no planeta.

Assinale a alternativa correta.

1. Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  5. Todas as afirmativas são verdadeiras.

11. (FUVEST) A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes

1. disputam o mesmo nicho ecológico.
  2. constituem uma população.
  3. compartilham o mesmo hábitat.
  4. realizam competição intraespecífica.
  5. são comensais.

12. (UERJ) Com as chuvas intensas que caíram na cidade do Rio de Janeiro em março de 2013, grande quantidade de matéria orgânica se depositou na lagoa Rodrigo de Freitas. O consumo biológico desse material contribuiu para a redução a zero do nível de gás oxigênio dissolvido na água, provocando a mortandade dos peixes.

Os dois principais grupos de seres vivos envolvidos no processo de diminuição da taxa de oxigênio disponível são:

1. algas e bactérias
  2. plantas e bactérias
  3. algas e microcrustáceos
  4. plantas e microcrustáceos

13. (UPE) O Tatu-bola, Tolypeutis tricinctus, é o menor tatu brasileiro, sendo considerado hoje a espécie mais rara de endentado. Adaptou-se perfeitamente ao ambiente onde vive. Gera apenas um filhote por ninhada, não costuma fazer buracos em função do solo arenoso raso, tem tamanho reduzido, de cor parda, que facilita a camuflagem. Os tatus-bola alimentam-se, especialmente, de cupins, embora outros invertebrados e frutos também façam parte de sua dieta. Com essas características, é possível identificar seu habitat.

Quanto ao Bioma da espécie, assinale a alternativa CORRETA.

1. Caatinga
  2. Amazônia
  3. Mata Atlântica
  4. Campos sulinos
  5. Pantanal

14. (UEFS) É o mais extenso dos domínios naturais nordestinos, ocupa quase metade da área da região e se estende por territórios de todos os seus estados, à exceção do Maranhão.

O texto se refere ao domínio natural

1. vegetação litorânea.
  2. floresta tropical.
  3. Mata de Cocais.
  4. cerrado.
  5. caatinga.

15. (PUC-SP) Suponha que se queira manter animais aquáticos herbívoros em um aquário. Para garantir a sobrevivência desses animais durante certo tempo, seria aconselhável adicionar ao ambiente

1. plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.
  2. plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado.
  3. fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, caso esse fosse iluminado.
  4. fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado.
  5. zooplâncton que, além de servir de alimento para os animais, forneceria oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.