Home > Banco de Questões > Biologia > Ecologia >Cerrado

Cerrado

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Cerrado com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cerrado.

01. (Universidade de Gurupi) O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e se distribui por significativa porção do território nacional.

Dentre seus principais tipos fitofisionômicos, o Cerrado stricto sensu é caracterizado pela presença de

1. árvores agrupadas em elevações do terreno, algumas das quais conhecidas como murundus ou monchões.
  2. palmeiras arbóreas em meio a agrupamentos densos de espécies arbustivo-herbáceas.
  3. árvores baixas, inclinadas, tortuosas, com cascas grossas e ramificações profundas e retorcidas.
  4. vegetação que acompanha os rios de pequeno porte e córregos formando corredores fechados sobre o curso de água.

02. (FATEC) “Quem já viajou pelo Brasil, certamente atravessou extensos chapadões, cobertos por uma vegetação de pequenas árvores retorcidas, dispersas em meio a um tapete de gramíneas. Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo ali é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim amarelece e seca; quase todas as árvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem senescente por outra totalmente nova. Mas não o fazem todos os indivíduos a um só tempo. Enquanto alguns ainda mantém suas folhas verdes, outros já as apresentam amarelas ou pardacentas, e outros já se despiram totalmente delas”.

(Disponível em: http://eco.ib.usp.br/cerrado/ . Acessado em: 23/ agosto/2008)

Sobre esse bioma pode-se afirmar que apresenta ainda:

I. Muitas variedades de árvores com casca grossa lembrando a cortiça, devido ao excesso de nutrientes do solo.

II. Muitas plantas com raízes longas, que permitem a absorção da água em lençóis freáticos muito distantes da superfície.

III. Plantas com folhas modificadas em espinhos, caules que armazenam água e cutícula altamente permeável.

IV. Muitas trepadeiras e epífitas, ausência de samambaias e avencas, muitas espécies de anfíbios e animais invertebrados.

Está correto o contido em

1. II, apenas.
  2. III e IV, apenas.
  3. IV e V, apenas.
  4. I, II e IV, apenas.
  5. I, II, III e V.

03. (UFU) O Inhotim é o maior museu de arte contemporânea do mundo inserido em um jardim botânico. Como está localizado no município de Brumadinho, perto de Belo Horizonte (MG), os visitantes podem observar centenas de espécies vegetais nativas do bioma Cerrado, além de muitas plantas exóticas.

Sobre espécies de vegetais nativas e exóticas, é correto afirmar que

1. são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo naturais de outros locais, são introduzidas em um dado bioma pela ação humana. No Brasil pode-se citar como exemplo de plantas exóticas, a bananeira e a cana-de-açúcar.
  2. são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo nativas de outros locais, são introduzidas pela ação humana em um dado bioma. No Brasil, são exemplos de plantas exóticas as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.
  3. são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma, tendo sido plantadas pelo homem. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia.
  4. são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma ou que foram introduzidas pela ação humana. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia, as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.

04. (FGV-SP) A questão está relacionada ao mapa e ao texto apresentados a seguir.

... é um complexo de vegetação heterogênea, um mosaico de cerrados, florestas e até mesmo caatinga. [...] Inúmeros programas nacionais e internacionais de proteção ao ambiente foram instaurados para defender esse ecossistema único, frágil e ameaçado, ao mesmo tempo pela pecuária extensiva, pela dispersão de mercúrio e pelos resíduos de pesticidas (utilizados pelos agricultores) carreados do planalto que o domina, e pela exploração de suas matas galeria, o que aumenta a erosão e a sedimentação

(Hervé Théry & Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 67-68. Adaptado)

O texto refere-se à área do mapa indicada com o número

1. 1.
  2. 2.
  3. 3.
  4. 4.
  5. 5.

05. (Universidade de Passo Fundo) “É impossível saber ao certo quantas espécies já foram extintas nos 41% do Cerrado que não existe mais. Pesquisadores da Conservação Internacional (CI) estimam que 13% das espécies de vertebrados do bioma já tenham sido exterminados pela ocupação do homem, antes mesmo de serem descobertos. Não há também como saber quantas plantas foram soterradas pelo avanço da monocultura de grão e bois”. O bioma Cerrado caracteriza-se por apresentar:

1. uma vegetação com mecanismos de proteção contra a perda de água, como as cactáceas
  2. campos limpos com vegetação herbácea, suporte para a criação de gado e sazonalidade climática em quatro estações
  3. plantas típicas do brejo, com imensas planícies de inundação e a maior diversidade de mamíferos e peixes de todos os biomas brasileiros
  4. árvores que perdem suas flores na época da seca, que é uma estação prolongada, com temperaturas elevadas propícias para a expansão da vitivinicultura
  5. plantas com adaptação para enfrentar o fogo, como cascas espessas ou caules subterrâneos e clima quente

06. (UFPI) Sobre o bioma que compreende o Cerrado brasileiro, é correto afirmar que:

1. é encontrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por conta das densas redes hidrográficas regionais.
  2. tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.
  3. cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados.
  4. apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.
  5. tem solos de pouca profundidade o que facilita a infiltração das águas que corrigem a acidez dos solos.

07. (UCPEL) As plantas do cerrado apresentam escleromorfismo oligotrófico. O significado desse termo refere-se, respectivamente,

1. a formas endurecidas, lenhosas e pobreza em nutrientes.
  2. a formas moles e pobreza em nutrientes.
  3. à pobreza de clorofila e formas moles, lenhosas.
  4. a formas endurecidas e riqueza em nutrientes.
  5. à riqueza em nutrientes e formas lenhosas.

08. (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais) Leia o parágrafo abaixo:

“A primeira impressão do cerrado é animadora. O olhar passa sem obstáculos por sobre a natureza rica e sorridente da vasta planície, um paraíso para o naturalista. A fantasia levanta voo, a mente deixa a tristeza das florestas, escuras e torna-se leve e alegre. Surpresa e prazer são os sentimentos que todos os viajantes expressam quando, de repente, chegam ao cerrado pela primeira vez, sobretudo quando este se apresenta vestido nas cores vivas da estação das chuvas.” (GOMES, 2006).

(GOMES, Maria do Carmo Andrade. A canção das Palmeiras: Eugenius Warning, um jovem botânico no Brasil. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, Centro de Estudos Históricos e Culturais, 2006.)

Esse bioma citado pelo botânico Warning no texto acima apresenta todas as características abaixo, EXCETO:

1. Vegetação com cascas retorcidas e folhas grossas.
  2. Presença de lençóis subterrâneos de água.
  3. Solo rico em nutrientes e matéria orgânica.
  4. Grande endemismo de espécies vegetais.

09. (Albert Einstein) Leia:

"'O cerrado não revela seus mistérios à gente que não é cativa desse destinozinho de chão', escreveu certa vez Guimarães Rosa, traduzindo desses segredos do cerrado [...] que podem ter valorcientífico, social e econômico, mas não estão mesmo expostos à vista."

(ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Laboratório a céu aberto In: Pesquisa Fapesp, no 208, junho de 2013. p. 40)

Considerando o texto sobre o cerrado, pode ser dito sobre esse bioma brasileiro que

1. o valor econômico é duvidoso, pois se sua área e formação vegetal dominante são propícias para a exploração da pecuária, o mesmo não pode ser dito para a agricultura, que não vingará nesses solos pobres e secos.
  2. os segredos do cerrado são mais força de expressão literária do que reais, pois estamos diante de um bioma marcado por certa homogeneidade biológica que se repete monotonamente por vastas extensões.
  3. trata-se de uma formação de dominância herbácea o que no passado a ligava ao risco da devastação pela pecuária excessiva, mas que atualmente está razoavelmente preservada pelo seu baixo uso econômico.
  4. essa é uma formação savânica, cuja marca é a presença dos três estratos vegetais (arbóreo, arbustivo e herbáceo), sem predomínio de nenhum deles, e também a presença de uma biodiversidade notável.

10. (UEG) A taxa de desaparecimento de certos tipos de espécies, particularmente aquelas mais vulneráveis à caça, à poluição e à destruição de habitats, tem aumentado significativamente nos diferentes biomas brasileiros. O estado de Goiás possui como bioma o Cerrado, considerado um complexo mosaico vegetacional com altas potencialidades. A perda de espécies no Cerrado está relacionada principalmente à

1. sobre-exploração e à introdução de espécies não nativas, especialmente de predadores, competidores e patógenos no bioma.
  2. introdução acelerada de uma agricultura mecanizada e favorável às condições locais para validar as políticas do agronegócio como benefício à sustentabilidade.
  3. ausência de políticas adequadas ao manejo sustentável das espécies, visto que o Cerrado é considerado legalmente um patrimônio natural brasileiro como a Amazônia.
  4. manutenção de áreas de proteção ambiental em propriedades particulares, uma vez que o Cerrado naturalmente favorece a preservação de determinadas espécies.