Home > Banco de Questões > Biologia > Evolução >Transgênicos

Transgênicos

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Transgênicos com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Transgênicos.



(Fuvest) Uma variedade de milho (Milho Bt) foi modificada com a inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas Cry, tóxicas para insetos como as lagartas que atacam as lavouras. Essas proteínas bloqueiam o trato digestório dos insetos, levando-os à morte.

Em aves e mamíferos que também se alimentam de milho, as proteínas Cry são inativadas durante a digestão ácida, perdendo sua ação sobre esses animais.

A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é:

    A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é:

02. (Universidade de Vassouras) A vitamina A é um nutriente essencial para os humanos e sua carência causa cegueira e enfraquecimento do sistema imunológico. Considerando que o arroz é fonte de pro-vitamina A e um alimento ingerido por quase metade da população mundial, cientistas desenvolveram um tipo transgênico de arroz, chamado de arroz dourado.

A substância que deve estar presente em grande quantidade nos grãos do arroz dourado para que esse alimento seja uma fonte eficiente de vitamina A é:

  1. folato
  2. calciferol
  3. cobalamina
  4. betacaroteno

03. (EBMSP) A imagem ilustra algumas etapas de um procedimento em engenharia genética para a formação de células geneticamente modificadas. A imagem ilustra algumas etapas de um procedimento em engenharia genética para a formação de células geneticamente modificadas.

Com base nessas informações e no conhecimento sobre tecnologia do DNA recombinante, é correto afirmar:

  1. O procedimento utiliza enzimas de restrição para sequenciar plasmídeos no intuito de corrigir determinados genes humanos defeituosos.
  2. No experimento são produzidas bactérias transgênicas a partir da inserção de DNA recombinante com a presença do gene humano de interesse.
  3. As bactérias geneticamente modificadas receberam fragmentos de plasmídeos provenientes do material genético de células humanas selecionadas.
  4. Durante o procedimento, as enzimas ligantes e as de restrição editam um fragmento de DNA de uma bactéria que passa a viver dentro de uma célula humana transgênica.
  5. O procedimento utiliza células humanas geneticamente modificadas.

04. (IFPR) O surgimento dos transgênicos ocorreu principalmente devido:

  1. Apenas a mera curiosidade dos cientistas.
  2. A necessidade de aumentar a produção de alimentos.
  3. A necessidade de produzir menos alimentos e aumentar de área cultivada.
  4. O incentivo evidente em proteger a vida humana e dos organismos vivos.
  5. As medidas indiscutíveis de proteção do meio ambiente.

05. (EMESCAM) São considerados vegetais e animais transgênicos aqueles que

  1. foram modificados por biotecnologia aplicável, que se caracteriza pela inserção de genes oriundos de outros organismos ao genoma que se deseja modificar.
  2. surgiram por intermédio de mutações cujo genoma foi alterado por processos como radiação, visando o desenvolvimento de características específicas.
  3. passaram por um processo de clonagem, no qual sofreram transplante de órgãos, em experimentos específicos, com a finalidade de obtenção de fenótipos diferentes.
  4. tiveram o seu genoma alterado por variações climáticas severas, que provocaram a deleção de genes, ocasionando alterações dos respectivos fenótipos.
  5. tiveram o seu genótipo alterado, mediante a ação de fenômenos físicos ou biológicos, mas não transmitem as alterações fenotípicas sofridas aos seus descendentes.

06. (UERJ) Em algumas plantas transgênicas, é possível bloquear a produção de um determinado fito-hormônio capaz de acelerar a maturação dos frutos.

Com o objetivo de transportar frutos transgênicos por longas distâncias, sem grandes danos, o fitohormônio cuja produção deve ser bloqueada é denominado:

  1. etileno
  2. giberelina
  3. ácido abscísico
  4. ácido indolacético

07. (PUC-RS) As plantas geneticamente alteradas, cultivadas nos últimos 10 anos, têm trazido resultados espetaculares, embora de forma localizada. Culturas como a soja, o algodão, o milho e a colza transgênicas ocupam cerca de 120 milhões de hectares no mundo.

Quanto a esse fato, é correto afirmar:

  1. No Brasil, esse tipo de produção continua sendo proibido, e os agricultores que insistem em produzir utilizando essa prática sofrem desgastes com a justiça.
  2. A produção de transgênicos permitiu a erradicação da subnutrição em muitos países pobres do mundo.
  3. O maior objetivo deste cultivo é fazer frente à escassa quantidade de terras cultiváveis no mundo.
  4. Países como a Índia e a China são desfavoráveis a esse tipo de produção, por entenderem que ela provoca o êxodo rural.
  5. Os principais debates que se referem à produção dos transgênicos estão pautados no controle e na gestão dos riscos biotecnológicos que podem afetar a humanidade.

08. (ACAFE) Sobre o estágio atual da agricultura e o desenvolvimento e a utilização de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e Transgênicos, assinale as alternativas corretas.

I - Todos os transgênicos são OGMs, assim como todos OGMs passam por transgenia.

ll - Nas últimas décadas, a biotecnologia introduziu a seleção e o cruzamento de características genéticas de espécies. Até então, isso nunca havia sido realizado.

lll - Os críticos aos transgênicos apontam a perda de variedades de alimentos e o impacto aos ecossistemas como questões negativas ao seu uso, além de dependência tecnológica a determinadas empresas.

lV - Em números totais, o Brasil é um dos países que mais utilizam sementes transgênicas para sua produção, superando a maioria dos países desenvolvidos.

V - Os defensores dos OGMs apontam que eles propiciam aumento de produtividade e redução de agrotóxicos.

Está correto o que se afirma em:

  1. III - IV - V
  2. II - III - IV
  3. I - II - IV - V
  4. I - II - III - IV

09. (Faculdade De Ciências Médicas da Santa Casa-SP) Analise as afirmações que indicam a formação de dois organismos transgênicos, obtidos por técnicas semelhantes, utilizando-se enzimas de restrição, ligases e células dos respectivos seres vivos.

I. Uma bactéria recebe, em seu cromossomo, um gene humano que tem informação para a síntese de insulina.

II. Um zigoto de uma cabra recebe um gene humano que tem informação para a síntese da proteína glucocerebrosidase. Esse zigoto se desenvolve e dá origem a uma cabra transgênica.

Caso a bactéria gere descendentes por bipartição e a cabra transgênica cruze com um macho não transgênico e gere um filhote, a probabilidade de esses descendentes também serem transgênicos, em ambos os casos, será de

  1. 50% e 50%, respectivamente.
  2. 100% e 50%, respectivamente.
  3. 50% e 25%, respectivamente.
  4. 100% e 25%, respectivamente.
  5. 100% e 100%, respectivamente.

10. (Unioeste) No primeiro semestre de 2018, no Brasil, houve um amplo debate sobre o uso de agrotóxicos e seus efeitos na saúde humana e ambiental. Um dos motivos pelos quais tais substâncias são utilizadas em larga escala em nosso país é a produção de cultivares geneticamente modificadas, como a soja. Avalie as afirmativas sobre organismos transgênicos e assinale abaixo a alternativa INCORRETA.

  1. Transgênicos são organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie.
  2. Transgenia refere-se ao material genético extraído de determinado ser vivo e que é introduzido em outro.
  3. O DNA a ser transferido é devidamente multiplicado por clonagem, após a extração de um vetor. Em seguida, é purificado e inserido a partir de técnicas adequadas no núcleo do zigoto da espécie que se deseja transformar.
  4. A soja transgênica é uma planta que recebeu, a partir de técnicas da biotecnologia, um gene de outro organismo capaz de torná-la tolerante ao uso de um tipo de herbicida.
  5. A manipulação genética de animais é mais simples do que a de plantas, uma vez que é relativamente fácil obter um animal completo a partir de uma única célula geneticamente transformada.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp