Home > Banco de Questões > Biologia > Bioquímica >Bioquímica

Bioquímica I

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Bioquímica com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Bioquímica.



01. (UEA) A cera de abelha, que era descartada após a coleta do mel, foi transformada em uma película protetora para conservação de frutas por estudantes do interior do Rio Grande do Norte. A ideia surgiu quando um dos estudantes leu sobre os egípcios, que utilizavam cera de abelha para conservar os corpos dos faraós durante o processo de mumificação.

(Juliana Bardi et al. Ciências naturais: biologia, 2014. Adaptado.)

A cera que conserva o material biológico, preservando-o da decomposição, pertence ao grupo

  1. das proteínas.
  2. das vitaminas.
  3. dos ácidos nucleicos.
  4. dos carboidratos.
  5. dos lipídios.

02. (UEMA) Os glicídios são as principais fontes de energia diária para seres humanos e são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, de acordo com o tamanho da molécula. Polissacarídeos são polímeros de glicose constituídos fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que desempenham diversas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os polissacarídeos mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina.

As funções atribuídas a essas moléculas são, respectivamente,

  1. estrutural, reserva, estrutural, reserva.
  2. reserva, reserva, estrutural, estrutural.
  3. reserva, estrutural, reserva, estrutural.
  4. estrutural, estrutural, reserva, reserva.
  5. reserva, estrutural, estrutural, reserva.

03. (PUC-GO) O uso da tecnologia tem favorecido a vida humana por vários meios, inclusive no desenvolvimento de produtos biotecnológicos que vão desde a produção de alimentos, medicina e meio ambiente.

Uma das aplicações da biotecnologia é a produção de enzimas como a quimosina, essencial para produção de alimentos lácteos. Sobre as enzimas, marque, entre as alternativas a seguir, a única correta:

  1. Não são específicas, isto é, uma enzima sempre pode catalisar várias reações diferentes.
  2. São constituídas por proteínas, não existindo outras substâncias em sua composição.
  3. Altas temperaturas e variação extrema de pH podem causar perda de sua função biológica.
  4. Atuam somente no catabolismo, nunca no anabolismo biológico, apresentando reação unidirecional.

04. (UECE) Analise as seguintes afirmações a respeito das substâncias que compõem os seres vivos:

I. Vitaminas são as melhores fontes de energia para os seres vivos, mas somente são encontradas nos alimentos saudáveis.

II. Além de sua função energética, os carboidratos também atuam como elementos estruturais e de proteção nos seres vivos.

III. Alguns hormônios sexuais dependem da existência de gordura para um funcionamento ideal.

IV. Seres vivos são constituídos exclusivamente por substâncias orgânicas como proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas e ácidos nucleicos.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. I e II.
  2. II e III.
  3. III e IV.
  4. I e IV.

05. (FATEC) O fígado humano está localizado no abdome, em sua maior parte no lado direito do corpo, abaixo do músculo diafragma. Desempenha muitas funções vitais diferentes, entre as quais a produção e excreção da bile, que é armazenada na vesícula biliar.

Entre as várias funções da bile, destaca-se sua importância na digestão, por meio da ação específica de

  1. emulsificar as gorduras, a fim de facilitar a ação das enzimas lípases.
  2. formar a protrombina, a fim de auxiliar o processo de coagulação do sangue.
  3. produzir o glicogênio, a fim de obter a energia necessária à contração muscular.
  4. absorver as proteínas e os lipídios, a fim de garantir a construção das membranas celulares.
  5. digerir a celulose, a fim de garantir o fornecimento de energia para as atividades celulares.

06. (PUC-PR) Um médico, ao atender seu paciente, viu a necessidade de aumentar na dieta desse paciente a ingestão de aminoácidos e diminuir a quantidade de alimentos energéticos.

Assim, o paciente deve modificar sua dieta aumentando e diminuindo respectivamente:

  1. Vitaminas e proteínas.
  2. Proteínas e carboidratos.
  3. Sais minerais e carboidratos.
  4. Gorduras e vitaminas.
  5. Sais minerais e gorduras.

07. (UFPR) A falta de vitaminas pode causar doenças chamadas avitaminoses, cujos sintomas dependem do tipo de vitamina que está deficiente. Em um estudo realizado em diferentes populações humanas, foram constatados os seguintes sintomas e doenças relacionados a avitaminoses: (1) raquitismo, (2) escorbuto, (3) hemorragias e (4) cegueira noturna.

Assinale a alternativa com a dieta correta para o tratamento de cada uma das quatro avitaminoses acima identificadas.

  1. (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) peixe como fonte de vitamina A. – (4) vegetais com folhas verdes como fontes de vitamina K.
  2. (1) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina K. – (4) abóbora, fígado e cenoura como fontes de vitamina A.
  3. (1) peixe, leite e gema de ovo como fonte de vitamina K. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina A. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (4) cenoura, abóbora e fígado como fonte de vitamina C.
  4. (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina K. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina A. – (4) frutas cítricas como fontes de vitamina C.
  5. (1) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (2) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina C. – (3) frutas cítricas como fontes de vitamina K. – (4) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina A.

08. (URCA) Após o terrível acidente nuclear ocorrido no Japão, foram distribuídas cápsulas de iodo para que as pessoas contaminadas por radiação não desenvolvam certo tipo de câncer (Jornal da BAND, 11/03/2011). Essa medida paliativa visou:

  1. Evitar câncer da tireóide com a absorção de iodo não radiativo, já que hormônios produzidos por essa glândula possui iodo na sua composição.
  2. Aumentar o nível de iodo no sangue dos contaminados, pois esse elemento se liga a radiação e ajuda a eliminar esta, quando o iodo é excretado.
  3. Proteger as gônadas, pois são as partes mais sensíveis a radiação e por conseguinte, aumenta a chance das pessoas terem filhos defeituosos.
  4. Aumentar o número de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo.
  5. Proteger as suprarenais, produtoras de importantes hormônios controladores de muitas funções do nosso organismo.

09. (UERJ) As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de áçucar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.

Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de

  1. sofrer hidrólise
  2. ser compactado
  3. produzir energia
  4. solubilizar-se em água

10. (CESGRANRIO) O Ministério da Saúde e várias sociedades médicas recomendam que a população adote dietas pobres em gordura e proteína e ricas em carboidrato. Apesar dessa orientação, é grande a influência dos livros populares que defendem a estratégia oposta: dar preferência aos alimentos de origem animal e reduzir o consumo de carboidratos.

Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/diabetes/dietas--pobres-em-acucares>. Acesso em: 08 nov. 2014.

O Ministério da Saúde, ao lançar o seu tipo de dieta, e os livros populares, com suas orientações, estarão, respectivamente, colaborando para

  1. diminuir o peso e reduzir o risco de doenças cardiovasculares; aumentar os níveis de colesterol e triglicérides.
  2. aumentar os níveis de colesterol e triglicérides; reduzir o peso e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
  3. diminuir o peso e aumentar os níveis de colesterol; aumentar a taxa de triglicérides e assim diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
  4. ganhar peso e reduzir o risco de doenças cardiovasculares; diminuir os níveis de triglicérides e colesterol.
  5. diminuir açúcares e reduzir o risco de doenças cardiovasculares; aumentar os níveis de colesterol e triglicérides.

11. (UNICAMP) O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA-ONU) foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 2020. No Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, quatro em cada 10 famílias não tiveram acesso diário, regular, e permanente à quantidade suficiente de comida em 2017 e 2018. A fome é declarada quando a desnutrição é generalizada e quando as pessoas começam a morrer por falta de alimentos nutritivos e suficientes. A diversidade dos alimentos ingeridos garante nutrientes para o desempenho ideal das funções do organismo.

(Fonte: UNITED NATIONS [UN]. World Food Program. What is famine? Disponível em https://www.wfp.org/stories/what-is-famine. Acessado em 08/06/ 2021.)

Assinale a alternativa correta sobre os nutrientes e sua importância para a saúde humana

  1. A hidrólise dos carboidratos essenciais fornece aminoácidos para a formação das proteínas, as quais têm função construtora de diferentes tecidos.
  2. Os lipídios contêm desoxirriboses e ácidos graxos, constituem as membranas plasmáticas e participam da síntese de colesterol no organismo.
  3. Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para diversas funções do organismo, como a síntese de glicogênio, de proteínas e de vitaminas.
  4. As vitaminas atuam como antioxidantes e são substâncias energéticas cuja composição fornece ao organismo glicídios utilizados na respiração celular.

12. (PUC-Rio) Na preparação do meio de cultura para células animais, o técnico de um determinado laboratório esqueceu-se de adicionar o suprimento de aminoácidos. Que moléculas terão sua formação imediatamente prejudicada?

  1. Lipídeos
  2. Glicídeos
  3. Nucleotídeos
  4. Proteínas
  5. Ácidos nucléicos

13. (UEFS) Água demais pode fazer mal e até matar. Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe. O líquido constitui 66% do corpo humano e está presente no sangue e nas células, além de preencher os espaços entre eles. O corpo perde água a todo o momento por meio do suor, da urina, fezes e da expiração, entre outras “rotas de fuga”. Reabastecer os estoques é essencial, mas a reidratação também pode ser excessiva. Uma overdose de água pode ser fatal.

(ÁGUA..., 2015).

Considerando-se a função renal no c

  1. o rim, após hiperregulação da vasopressina, passa a excretar água em demasia, o que leva o indivíduo a uma desidratação severa em poucas horas.
  2. hiperativa a ação da aldosterona, retendo íons Na+ no plasma sanguíneo, deixando o sangue hiperosmótico, o que leva o indivíduo ao choque e à morte.
  3. inibe, por feedback negativo, a liberação de ADH pela hipófise, diminuindo a reabsorção de solutos, como íons Na+ e glicose nos rins, o que resulta na perda significativa de substâncias importantes para o corpo, na urina.
  4. ocorre perda devido à filtração excessiva pelos glomérulos renais de solutos essenciais na urina frequente, o que leva a uma desregulação hídrica do indivíduo, e o excesso de água no plasma resulta na plasmoptise das hemácias.
  5. esses órgãos, apesar de ocorrer certa inibição da reabsorção de água pelos rins, não conseguem liberar o grande volume de água, em pouco tempo, através da urina, o que resulta num acúmulo do líquido no plasma sanguíneo e uma diminuição significativa da concentração de Na+ no sangue.

14. (UECE) A água, elemento essencial para a permanência da vida no planeta em todas as suas manifestações, é uma substância importantíssima para a regulação da temperatura corporal, condição que permitiu uma maior adaptação e dispersão dos animais de sangue quente, independentemente da variação térmica do ambiente. A estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função da sudorese e da produção de urina. Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que indica corretamente como funciona esse controle:

  1. Temperaturas ambientais elevadas provocam uma diminuição na produção de suor e de urina.
  2. Altas temperaturas estimulam a produção de uma maior quantidade de suor e de urina.
  3. Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.
  4. Temperaturas baixas levam a uma menor quantidade de suor e maior quantidade de urina.

15. (UFRN) O cálcio é um elemento necessário a muitas funções orgânicas, inclusive à contração do miocárdio. Ele deve ser ingerido em grandes quantidades diárias, em comparação ao que ocorre no caso de outros minerais.

No organismo humano, constituem-se elementos fundamentais para a absorção intestinal e a manutenção dos níveis de cálcio no sangue, respectivamente,

  1. a vitamina C e o hormônio calcitocina.
  2. o hormônio corticosteróide e a vitamina E.
  3. a vitamina D e o hormônio paratormônio.
  4. o hormônio tiroxina e a vitamina K.

16. (FATEC) Beber água do mar em excesso pode levar à desidratação porque

  1. o excesso de sal ingerido causa diminuição da transpiração e aumento da temperatura.
  2. o sal ingerido é excretado pela pele e há obstrução das glândulas sudoríparas.
  3. o aumento da quantidade de sais no organismo provoca diminuição do fluxo sanguíneo.
  4. os sais ingeridos provocam alteração no processo de digestão dos alimentos.
  5. o sal ingerido é excretado dissolvido em água.

17. (UERJ) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso.

Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:

  1. fígado
  2. jejuno
  3. pâncreas
  4. estômago

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp