Home > Banco de Questões > Biologia > Animais >

Anelídeos

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Anelídeos com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Zoologia.





1. (UFRN) A atividade das minhocas favorece a agricultura, pois reduz a compactação e facilita a aeração do solo. Entretanto, em função das características climáticas do semiárido nordestino, o uso de minhocas na lavoura não é recomendado devido à baixa sobrevivência desses animais na região. Isso ocorre porque há:

  1. aumento da absorção de gás carbônico, aumentando o metabolismo.
  2. redução da difusão de oxigênio, aumentando a de gás carbônico.
  3. redução da concentração do sangue, diminuindo a difusão de oxigênio.
  4. aumento da desidratação, prejudicando a respiração.

2. (Unesp) Observe o esquema da página ao lado. Suponha que o pássaro, se quiser comer a minhoca, tenha que passar por seis círculos que contenham pistas (informações) com características desse anelídeo, não podendo pular nenhum círculo. Um caminho correto a ser percorrido é:

  1. 2, 3, 6, 9, 8 e 11.
  2. 2, 3, 6, 5, 8 e 11.
  3. 1, 4, 7, 8, 9 e 11.
  4. 2, 3, 6, 5, 8 e 10.
  5. 3, 2, 1, 4, 7 e 10.

3. (UFMG) Os desenhos abaixo representam cortes transversais de três animais.

É correto afirmar que:

  1. o número I refere-se à minhoca.
  2. os números II e III referem-se à solitária e à medusa, respectivamente.
  3. os números I e III referem-se ao ouriço-do-mar e ao homem, respectivamente.
  4. os números I e II referem-se à planária e à tênia, respectivamente.
  5. os números I e III referem-se aos platelmintos e aos anelídeos, respectivamente.

04. (UPF) As minhocas desempenham importante papel ecológico nos ecossistemas, reciclando materiais e atuando como verdadeiros arados que revolvem os solos. Sobre as minhocas, podemos afirmar corretamente que

  1. são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
  2. são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto do tipo lacunoso, respiração cutânea e excreção por nefrídios.
  3. são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
  4. são monoicas, se autofecundam, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
  5. são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração cutânea e excreção por nefrídios.

05. (UFT) Um estudante coletou uma amostra de solo da horta do seu quintal. Ao analisar o material em microscópio ótico, ele observou vários animais alongados, sem pernas, com tamanho variando entre 0,3 e 1 mm. Eles possuíam sistema digestivo completo, eram cilíndricos e afilados nas extremidades, exibiam simetria bilateral e não apresentavam segmentação corporal. Em suas anotações, o estudante concluiu que se tratavam de anelídeos oligoquetas. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:

  1. a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas não apresentam simetria bilateral.
  2. a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas são encontrados apenas na água do mar.
  3. a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas apresentam o corpo segmentado.
  4. a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas têm sistema digestivo incompleto.

06. (UNICAMP) Nos quadrinhos a seguir, o personagem Garfield questiona a relevância ecológica do animal representado à direita.

Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos zoológicos e ecológicos referentes a esse animal.

  1. As minhocas são invertebrados do filo dos anelídeos, possuem corpo celomado e segmentado, convertem detritos ingeridos em matéria orgânica e melhoram o arejamento do solo.
  2. As cobras-cegas são vertebrados do filo dos anelíideos, possuem corpo pseudocelomado e reprodução sexuada, são predadoras de pragas agrícolas e melhoram o arejamento do solo.
  3. As cobras-cegas são invertebrados do filo dos cordados, possuem corpo celomado e não segmentado e são capazes de controlar ervas daninhas, pois consomem suas raízes.
  4. As minhocas são invertebrados do filo dos anelídeos, possuem pseudoceloma e reprodução assexuada, são predadoras de pragas agrícolas e melhoram o arejamento do solo.

07. (FAG) As minhocas pertencem à Classe Oligochaeta e são representadas pelas espécies 'Pheretyma hawayana' (minhoca brasileira), 'Lumbricus terrestris' (minhoca européia) e 'Eisenia phoetida' (minhoca vermelha da Califórnia). Todas as espécies participam ativamente na produção de húmus, o que contribui para o aumento da fertilidade do solo. Além disso, cavam inúmeras galerias subterrâneas que são responsáveis pela drenagem e aeração do solo.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as minhocas são organismos

  1. monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta apenas um órgão sexual; triploblásticos, isto é, possuem os três folhetos embrionários; protostômios, isto é, a cavidade anal é originada do blastóporo; armazenam o esperma recebido de outra minhoca no interior do clitelo.
  2. dióicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos; diploblásticos, isto é, possuem apenas dois folhetos embrionários; deuterostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; armazenam o esperma na cavidade celomática.
  3. dióicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos; diploblásticos, isto é, possuem apenas um dos dois folhetos embrionários (ectoderma ou endoderma); deuterostômio, isto é, apresentam cavidade anal originada do blastóporo; armazenam o esperma recebido de outra minhoca em seus apêndices carnosos denominados de parapódios.
  4. monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos; triploblásticos, isto é, possuem os três folhetos embrionários; protostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; armazenam nas vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca.
  5. monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos; triploblásticos, isto é, possuem apenas três folhetos embrionários; deuterostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; liberam o esperma armazenado nas vesículas seminais quando o casulo contendo óvulos passa pelas aberturas dos receptáculos seminais.

08. (URCA) Observe atentamente a descrição a seguir: Monóico, com clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea.

Você diria que esse animal é... responda corretamente.

  1. Um peripatus;
  2. Uma planária;
  3. Uma barata;
  4. Uma minhoca;
  5. Uma lombriga.

09. (FATEC) O animal na figura assemelha-se a um anelídeo. No entanto, trata-se de um vertebrado da classe dos anfíbios, conhecido popularmente como cecília.

É possível verificar que se trata de um vertebrado e não de um anelídeo por meio do exame da estrutura interna desse animal. Isso porque, como todo vertebrado e, ao contrário dos anelídeos, esse animal apresenta

  1. crânio.
  2. cerdas.
  3. vasos sanguíneos.
  4. sistema digestório.
  5. segmentação interna.

10. (UCS) Os anelídeos compreendem um filo com mais de 15 mil espécies. Uma classe desse filo foi muito utilizada para fins medicinais, e atualmente essa prática está sendo retomada. A prática consiste em utilizar __________, que produzem uma substância __________, para remover __________ resultantes de lesões traumáticas ou pós-cirúrgicas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.

  1. hirudíneos, anticoagulante, hematomas
  2. oligoquetos, anestésica, hematomas
  3. poliquetos, anticoagulante, tumores
  4. hirudíneos, antitumoral, tumores
  5. oligoquetos, antitumoral, coágulos

11. (UnB) Animais fazem fotossíntese?

A lesma marinha Elysia chlorotica é um animal hermafrodita capaz de produzir alimento através da captação de luz solar. Pensava-se que a clorofila necessária ao funcionamento dos cloroplastos era acumulada por ingestão das algas, mas pesquisadores descobriram que a lesma marinha produz sua própria clorofila.

Tendo o texto como referência inicial, julgue o item.

A melhor explicação para o fato descrito no texto é a de que a Elysia chlorotica

  1. acumula clorofila a partir da digestão das algas.
  2. apresenta mitocôndrias produtoras de clorofila.
  3. tem o mesmo ancestral que as atuais algas fotossintetizantes.
  4. apresenta, em seu genoma, gene ou genes codificadores de clorofila.

12. (IFPE) Leia o TEXTO para responder à questão.

TEXTO

EXTINÇÃO DE INVERTEBRADOS

Um quinto dos invertebrados existentes no mundo podem estar ameaçados de extinção, segundo dados da ZSL (Sociedade Zoológica de Londres) e da IUCN (Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).

Segundo conclusões da ZSL, publicadas em 2012, os animais invertebrados correspondem a 80% de todas as espécies do planeta. Um quinto das espécies de insetos, crustáceos, moluscos e outros poderão sumir por completo do planeta Terra, comprometendo a biodiversidade e alterando a qualidade de vida do ser humano.

Culturalmente, os invertebrados são vistos como pragas ou animais nojentos, estando a questão da extinção mais atrelada aos animais vertebrados de grande porte, gerando desconhecimento à questão dos invertebrados. Dentre as principais causas da extinção dessas espécies, podemos destacar a poluição, a diminuição dos habitat, as mudanças climáticas, a utilização do agrotóxico nas plantações, a acidificação dos oceanos e a invasão de espécies exóticas.

Sabemos que um inseto torna-se uma praga somente quando há um desequilíbrio ambiental que prolifera a sua intensa reprodução na ausência de predadores naturais e de alterações nos ecossistemas, porém, a ausência de um determinado grupo de insetos pode prejudicar a fonte de alimentação de outras espécies e a polinização.

REBOUÇAS, Fernando. Pense Green. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2018 (adaptado).

O TEXTO fala sobre a extinção de animais invertebrados. Com relação às características desses animais, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A utilização de agrotóxicos nas plantações poderá levar à extinção algumas espécies de insetos˗ artrópodes que apresentam quelíceras e pedipalpos.
  2. Os moluscos marinhos, prejudicados pela acidificação dos oceanos, são classificados em: oligoquetas, poliquetas e aquetas.
  3. A poluição dos mangues afeta negativamente a reprodução dos crustáceos˗artrópodes que apresentam 4 pares de antenas.
  4. Os anelídeos, grupo que inclui as minhocas, as quais podem sofrer impacto negativo na utilização de agrotóxicos, apresentam, como uma de suas principais características, a metameria.
  5. Os nematelmintos são vermes de corpo achatado e indispensáveis no processo de polinização.

13. (FUVEST) Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos

  1. répteis ou nematelmintos.
  2. platelmintos ou anelídeos.
  3. moluscos ou platelmintos.
  4. anelídeos ou nematelmintos.
  5. anelídeos ou artrópodes.

14. (UEFS) A sustentação do corpo é fundamental para que um animal possa interagir no seu hábitat e atuar em seu nicho ecológico. A minhoca é um organismo integrante do grupo dos anelídeos e apresenta sustentação corporal por intermédio de um esqueleto

  1. calcário.
  2. quitinoso.
  3. ósseo.
  4. hidrostático.
  5. cartilaginoso.

15. (UDESC) Assinale a alternativa incorreta quanto ao reino animal.

  1. Os animais, em sua maioria, são celomados.
  2. Os platelmintos são organismos acelomados.
  3. Os anelídeos são organismos pseudocelomados.
  4. Os nematódeos são organismos pseudocelomados.
  5. Animais diblásticos possuem apenas dois folhetos embrionários: ectoderma e endoderma.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp



.