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Abelhas (Hymenoptera)

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Abelhas (Hymenoptera) com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Abelhas (Hymenoptera).




01. (UNESP) O clima quente do país [Brasil] exige a utilização, em grandes quantidades, de defensivos agrícolas, a fim de proteger as lavouras de pragas e de ervas daninhas. Esses defensivos podem gerar impactos significativos sobre a flora e a fauna. Desde meados dos anos 2000, toda uma linha de pesquisa na Unesp tem procurado investigar o impacto desses defensivos sobre as populações de abelhas, animais que desempenham um trabalho ambiental fundamental para a manutenção tanto das matas quanto das próprias lavouras.

(https://jornal.unesp.br, 20.05.2022. Adaptado.)

O trabalho ambiental fundamental realizado pelas abelhas, citado no excerto,

  1. aumenta a chance de ocorrer fecundação cruzada em certos vegetais.
  2. elimina as pragas agrícolas resistentes aos inseticidas.
  3. reduz a necessidade do uso frequente de defensivos agrícolas.
  4. impede a autofecundação em plantas que produzem flores.
  5. aumenta a quantidade de insetos resistentes aos inseticidas.

02. (UFMS) Defaunação é a diminuição acelerada e drástica de espécies animais, com efeitos negativos sobre a demografia, a diversidade biológica e a manutenção de ecossistemas. Em florestas tropicais, muitas árvores dependem de animais como antas e macacos. Na agricultura, a produção de muitas culturas depende das abelhas, que estão desaparecendo. Os serviços prestados pelas abelhas são avaliados pela FAO em US$ 54 bilhões por ano. Ainda não existem pesquisas que concluíram os motivos do desaparecimento das abelhas. É provável que o problema seja uma combinação de vários fatores estressantes que debilitam as abelhas, deixandoas sem defesa.

Os animais citados no texto, mamíferos e abelhas, atuam, respectivamente:

  1. na dispersão das sementes e na polinização.
  2. na polinização e na dispersão das sementes.
  3. na dispersão das sementes e no controle de pragas.
  4. no controle de pragas e na dispersão das sementes.
  5. no controle de pragas e na polinização.

03. (ENEM 2023) O número de abelhas encontra-se em declínio em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, sendo que vários fatores contribuem para o colapso de suas colmeias. Nos Estados Unidos, bombas de sementes de espécies vegetais nativas têm sido utilizadas para combater o desaparecimento desses insetos. Elas são pequenas bolinhas recheadas com sementes, adubo e argila. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e à chuva, germinam mesmo em solo pouco fértil.

DARYA, V. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015 (adaptado).

Esse método contribui para a preservação das abelhas porque

  1. reduz sua predação.
  2. reduz o uso de pesticidas.
  3. reduz a competição por abrigo.
  4. aumenta a oferta de alimento.
  5. aumenta os locais de reprodução.

04. (UNICAMP) Pesquisadores analisaram o número de polinizadores, a biodiversidade e o rendimento de cultivos dependentes de polinizadores (maçã, pepino, caju, café, feijão, algodão e canola, entre outros) em propriedades da África, Ásia e América do Sul. Nos países analisados, o rendimento agrícola cresceu de acordo com a densidade de polinizadores, indicando que a redução na população de abelhas e outros insetos poderia ser parcialmente responsável pela queda de produtividade.

(Adaptado de http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/01/21 /insetoselevam-produtividade-agricola/)

Os resultados obtidos com a pesquisa relatada acima sugerem que:

  1. A presença de insetos nas lavouras pode ser uma das causas da queda de produtividade e biodiversidade.
  2. Práticas agrícolas convencionais, com uso de pesticidas, favorecem os polinizadores e aumentam a produtividade.
  3. A adoção de medidas que ofereçam condições de vida mais favoráveis a polinizadores pode resultar em aumento de produtividade do feijão.
  4. A biodiversidade observada na África, Ásia e América do Sul demanda uso intenso de defensivos agrícolas.

05. (UEA) A cera de abelha, que era descartada após a coleta do mel, foi transformada em uma película protetora para conservação de frutas por estudantes do interior do Rio Grande do Norte. A ideia surgiu quando um dos estudantes leu sobre os egípcios, que utilizavam cera de abelha para conservar os corpos dos faraós durante o processo de mumificação.

(Juliana Bardi et al. Ciências naturais: biologia, 2014. Adaptado.)

A cera que conserva o material biológico, preservando-o da decomposição, pertence ao grupo

  1. das proteínas.
  2. das vitaminas.
  3. dos ácidos nucleicos.
  4. dos carboidratos.
  5. dos lipídios.

06. (UNESP) As abelhas são responsáveis pela maior parte da polinização em nosso planeta. Mesmo assim, estão sendo eliminadas, colocando em risco a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar na Terra.

Dentre as práticas que acirram o extermínio de abelhas, pode-se citar

  1. o terraceamento e o avanço da biotecnologia.
  2. a transgenia e a expansão de plantas silvestres.
  3. a rotação de culturas e a mecanização do campo.
  4. o uso de sementes crioulas e a silvicultura.
  5. a monocultura e o uso de agrotóxicos.

07. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.

Foi noticiado recentemente o alerta preocupante sobre a perda na diversidade de abelhas; além disso, a quantidade de abelhas tem diminuído no mundo. Pragas e uso de pesticidas estão entre as principais causas desse fenômeno, que já afeta o Brasil. Apicultores relataram que 30% das abelhas de Santa Catarina desapareceram desde 2012.

Nesse contexto, afirma-se que

I. a presença de abelhas é essencial, pois polinizam flores presentes em plantações de frutas, legumes e grãos.

II. a abelha coleta o pólen, que adere aos pelos do seu corpo quando em contato com as anteras.

III. as monoculturas seriam vantajosas para a manutenção da diversidade das colmeias.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. I, apenas.
  2. II, apenas.
  3. I e II, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III.

08. (FCMSJF) A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alertou recentemente para o risco de extinção de espécies de abelhas. A principal causa está nas intervenções humanas no ambiente, principalmente no uso de agrotóxicos nas plantações.

Como consequência da extinção das abelhas, prejuízos na produtividade, principalmente de espécies frutíferas poderão ser observados.

Assinale a alternativa que explica essa situação.

  1. As abelhas constituem um dos principais meios de polinização em Angiospermas.
  2. As abelhas constituem um dos principais meios de polinização das Gimnospermas.
  3. As abelhas promovem a fixação de nitrogênio no solo favorecendo o desenvolvimento dos frutos das Angiospermas.
  4. As abelhas promovem a fixação de nitrogênio no solo no solo, favorecendo o desenvolvimento dos frutos das Gimnospermas.

09. (ETEC) As abelhas se comunicam através de toques, movimentos, sons e cheiros. Por exemplo, quando uma abelha quer informar as suas companheiras de colmeia sobre uma fonte rica em néctar ou pólen encontrada nas proximidades, isto é, a menos de 100 metros da colmeia, ela inicia uma “dança circular”. Já quando a fonte de alimento se encontra muito distante, as abelhas se utilizam de outro tipo de dança, a “dança do requebrado”. Isso mesmo, a abelha, para informar a direção e a distância entre a colmeia e a fonte de alimento, comunica-se “requebrando-se”.

Refletindo sobre o assunto, podemos afirmar corretamente que as abelhas

  1. são seres vivos adaptados para viver em qualquer ambiente do planeta Terra.
  2. utilizam-se da “dança circular” para captar néctar a longas distâncias da colmeia.
  3. são animais sociais que apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
  4. são capazes de realizar movimentos semelhantes a danças porque possuem endoesqueleto.
  5. possuem patas sem articulação e asas flexíveis para garantir o deslocamento a grandes distâncias.

10. (ENEM PPL 2019) Pesquisadores descobriram que uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Brasil — a mandaguari (Scaptotrigona depilis) — cultiva um fungo nos ninhos dentro da colmeia. Após observações, verificaram que a sobrevivência das larvas da abelha depende da ingestão de filamentos do fungo, que produz metabólitos secundários com ação antimicrobiana, antitumoral e imunológica, além da alimentação convencional. Por sua vez, o fungo depende da abelha para se reproduzir e garante a sua multiplicação ao longo das gerações.

MIURA, J. Pequenas agricultoras: abelhas Mandaguari cultivam fungos para alimentar suas larvas. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

O uso de fungicida ocasionaria à colmeia dessa espécie o(a)

  1. controle de pragas.
  2. acúmulo de resíduos.
  3. ampliação de espaço.
  4. redução da população.
  5. incremento de alimento.

11. (PUC- RJ) Abelhas fêmeas são diploides, e machos (zangões) são haploides. Os machos haploides produzem espermatozoides e podem acasalar com fêmeas diploides. Ovócitos fertilizados dão origem a fêmeas, e ovócitos não fertilizados, a machos.

Sendo assim, verifica-se que nas abelhas,

  1. o crossing-over não ocorre no processo de espermatogênese.
  2. os espermatozoides são produzidos por meiose.
  3. os zangões têm cromossomos sexuais XY.
  4. as fêmeas têm cromossomos sexuais XX.
  5. todos os zangões são geneticamente idênticos.

12. (Unioeste) Um novo estudo realizado por biólogos brasileiros sugere que o efeito dos agrotóxicos sobre as abelhas pode ser maior do que se imagina. Mesmo quando usado em doses consideradas não letais, um inseticida encurtou o tempo de vida dos insetos em até 50%. Além disso, os pesquisadores observaram que uma substância fungicida considerada inofensiva para abelhas alterou o comportamento das operárias, tornando-as letárgicas — fato que pode comprometer o funcionamento de toda a colônia. Resultados desta pesquisa, realizada por pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de São Carlos foram publicados na revista Nature.

Sobre as abelhas e o seu papel em uma comunidade, é CORRETO afirmar que:

  1. em um ecossistema, um sapo se alimenta de uma abelha que, por sua vez, alimenta- -se do néctar de plantas. O sapo, posteriormente, serve de alimento para uma cobra, que se torna presa de um gavião. Além da cobra, o gavião também se alimenta, nesse ecossistema, de pássaros herbívoros. O decréscimo da população de abelhas, que é um consumidor primário, pode promover o decréscimo da população de sapo que é um consumidor terciário.
  2. com a sua diminuição populacional, haverá o decréscimo do transporte de grão de pólen do estigma para a antera, nas flores das angiospermas, e do microsporângio para a micrópila, nos estróbilos das gimnospermas.
  3. com seu decréscimo populacional e redução do processo de polinização, o serviço ecossistêmico prestado pelas abelhas não interferirá nos sistemas agrícolas, pois estes dependem apenas do maquinário.
  4. quando as operárias chegam à colmeia, o néctar trazido na bolsa de mel é passado para abelhas mais jovens, que irão processar o néctar. Durante esse processo, enzimas — que são proteínas — quebrarão os açúcares complexos do néctar e os transformarão em açúcares mais simples, como o amido.
  5. por meio da seleção natural, que atua modificando a distribuição das características na população ao longo das gerações, as abelhas apresentam adaptações comportamentais e morfológicas que possibilitam o serviço ecossistêmico de polinização.

13. (UECE) As abelhas, Apis mellifera, são insetos sociais que apresentam três castas: a rainha, os zangões e as operárias. As abelhas que são diplóides e se diferenciam das demais por consumirem um tipo especial de alimento, geleia, constituem a(s) casta(s) a que pertence(m)

  1. os zangões.
  2. a rainha.
  3. as operárias.
  4. as operárias e a rainha.

14. (UFG) Em uma colmeia, a abelha rainha fértil é originária de um embrião diploide que foi alimentado com geleia real; as operárias estéreis também são diploides. Os zangões são férteis e originários de ovócitos não fecundados depositados pela abelha rainha. Nessa sociedade, os machos descritos são

  1. clones da abelha rainha.
  2. gêmeos das operárias.
  3. haploides da abelha rainha.
  4. euploides das operárias.
  5. híbridos euploides da abelha rainha.

15. (UFPR) O processo de desaparecimento de animais em um ambiente, conhecido por defaunação, pode causar um dano profundo aos ecossistemas. Em florestas tropicais, muitas árvores dependem de animais como macacos e antas. Na agricultura, a produção de muitas culturas depende das abelhas, que estão desaparecendo. Os animais citados no texto, mamíferos e abelhas, atuam, respectivamente,

  1. na dispersão das sementes e na polinização.
  2. na dispersão das sementes e no controle de pragas.
  3. na polinização e na dispersão das sementes.
  4. no controle de pragas e na dispersão das sementes.
  5. no controle de pragas e na polinização.

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