Home > Banco de Questões > Biologia > Anatomia e fisiologia animal

Sistema Excretor

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Sistema Excretor com questões de Vestibulares.



1. (UFSCar) Do metabolismo das proteínas pelos animais resultam produtos nitrogenados, como a amônia, a uréia e o ácido úrico. Sobre a toxicidade, solubilidade e excreção desses produtos, pode-se dizer que:

  1. A amônia é o mais tóxico deles, o que implica que deve ser eliminada praticamente à medida que vai sendo produzida, resultando em perda de grande quantidade de água pelo animal. Os peixes ósseos apresentam amônia como excreta nitrogenado.
  2. A uréia é praticamente insolúvel em água, o que implica que o animal não precisa recrutar grande quantidade de água para promover sua excreção. Por ser pouco tóxica, pode ser retida pelo organismo por mais tempo. Aves e répteis apresentam excretas desse tipo.O ácido úrico é o mais tóxico dos excretas nitrogenados, o que implica em ter que ser eliminado rapidamente do organismo. Contudo, por apresentar alta solubilidade, necessita de pequenas quantidades de água para ser eliminado. Essa economia hídrica mostra-se adaptativa ao modo de vida dos insetos.
  3. O ácido úrico é o mais tóxico dos excretas nitrogenados, o que implica em ter que ser eliminado rapidamente do organismo. Contudo, por apresentar alta solubilidade, necessita de pequenas quantidades de água para ser eliminado. Essa economia hídrica mostra-se adaptativa ao modo de vida dos insetos.
  4. A uréia apresenta o maior grau de toxicidade e a mais baixa solubilidade, o que implica na necessidade de grandes volumes de água para sua diluição e excreção. A excessiva perda de água representa desvantagem aos organismos com excretas desse tipo, tais como os mamíferos.
  5. A amônia apresenta baixa toxicidade e é praticamente insolúvel em água, o que permite que seja mantida por mais tempo no organismo. Além disso, a amônia é compatível com o desenvolvimento do embrião fora do corpo materno e dentro de um ovo fechado, o que ocorre nas aves e répteis. Esse embrião morreria caso produzisse uréia ou ácido úrico.

2. (Fuvest) Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é:

  1. oxigenar o sangue desses pacientes, uma vez que uma menor quantidade de gás oxigênio é liberada em sua corrente sanguínea.
  2. Nutrir o sangue desses pacientes, uma vez que sua capacidade de absorver nutrientes orgânicos está diminuída.
  3. Retirar o excesso de gás carbônico que se acumula no sangue desses pacientes.
  4. Retirar o excesso de glicose, proteínas e lipídios que se acumula no sangue desses pacientes.
  5. Retirar o excesso de íons e resíduos nitrogenados que se acumula no sangue desses pacientes.

3. (Fuvest) Para exercerem suas funções de reabsorção, as células epiteliais dos túbulos renais apresentam:

  1. vilosidades e muitas mitocôndrias;
  2. superfície lisa e muitas mitocôndrias;
  3. vilosidades e poucas mitocôndrias;
  4. superfície lisa e poucas mitocôndrias;
  5. grandes vacúolos.

04. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no diálogo abaixo.

Uma resposta correta para a última pergunta seria:

“Após a retirada da vesícula biliar, a pessoa

  1. reduz a capacidade de armazenar e de destruir as células sanguíneas. Assim, a remoção da vesícula afeta a disponibilidade de anticorpos protetores, comprometendo o sistema imunológico.”
  2. deixa de produzir a bile, mas com o tempo outros órgãos (principalmente o fígado) aumentam sua capacidade de combate às infecções para compensar essa perda e, por essa razão, o risco de infecções reduz.”
  3. deixa de produzir a bile, mas pode retomar a sua vida normal, sem qualquer tipo de complicação ou alteração grave. A vesícula é um prolongamento do ceco, na porção inicial do intestino grosso e deve ser retirada em situações de infecção aguda.”
  4. deixa de concentrar a bile, e o fígado passa a liberála diretamente no intestino delgado. Como a bile auxilia na digestão de gorduras, estas, na ausência da vesícula, deverão ser reduzidas na dieta, para evitar diarréias pelo excesso de gordura nas fezes.”
  5. terá aumento de volume dos gânglios linfáticos, os quais são pequenos órgãos que atuam na defesa do organismo produzindo anticorpos. A ausência da vesícula abrirá caminho a infecções e à formação de ínguas.”

05. (UNICAMP) Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que

  1. peixes são animais amoniotélicos, aves e répteis são ureotélicos e mamíferos são uricotélicos.
  2. a ureia é altamente tóxica e insolúvel em água, sendo a principal excreta das aves.
  3. peixes, exceto os condrictes, são amoniotélicos e aves e répteis adultos são ureotélicos.
  4. a amônia é altamente tóxica e necessita de um grande volume de água para ser eliminada.

06. (UCPEL) Nos vertebrados as excretas são eliminadas do corpo para o meio externo principalmente pelo sistema urinário. Esse sistema participa também da

I. reabsorção de substâncias úteis ao organismo como aminoácidos, glicose e água.

II. regulação do volume de água no corpo.

III. reabsorção de potássio, fundamental para manter o funcionamento da bomba de sódio e potássio nos mecanismos de transporte ativo através da membrana plasmática.

IV. absorção de grande parte da gordura adquirida através da alimentação.

V. regulação dos hormônios testosterona e progesterona.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):

  1. somente a I.
  2. II, III e V.
  3. I, II, IV e V.
  4. I, II e III.
  5. III e IV.

07. (UPE) O texto a seguir refere-se ao sistema urinário humano, e dele foram retiradas palavras que dizem respeito ao processo de excreção.

“A produção da urina é regulada pela região cerebral (hipotálamo) capaz de perceber alterações no equilíbrio osmótico e iônico. Nessa região, há produção do hormônio __1__ responsável pelo aumento da reabsorção de água no túbulo distal e ducto coletor, diminuindo o volume de urina e, assim, a perda de água. O hormônio __2__ também participa dessa regulação, sendo produzido na glândula suprarrenal. Esse hormônio exerce seu efeito nesses túbulos, aumentando a reabsorção de __3__ e a secreção de __4__.

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima.

  1. 1- paratormônio 2- hidrocortisona 3- potássio 4- ferro
  2. 1- antidiurético 2- aldosterona 3- sódio 4- potássio
  3. 1- aldosterona 2- epinefrina 3- potássio 4- cálcio
  4. 1- renina 2- epinefrina 3- cálcio 4- sódio
  5. 1- hidrocortisona 2- antidiurético 3- ferro 4- cálcio

08. (FGV-SP) A figura ilustra o início da formação da urina em um néfron humano. Os algarismos indicam os processos fisiológicos responsáveis pela diurese.

Com base na fisiologia renal, o processo indicado pelo algarismo

  1. 1 corresponde à filtração glomerular e depende da pressão hidrostática na arteríola aferente.
  2. 2 corresponde à secreção no tubo proximal e depende do transporte passivo de substâncias.
  3. 3 corresponde à reabsorção no tubo distal e depende do transporte ativo de substâncias.
  4. 4 corresponde ao fluxo do sangue livre de produtos nitrogenados filtrados nos processos 1, 2 e 3.
  5. 5 corresponde ao fluxo da urina formada após os processos 1, 2, 3 e 4.

09. (UPF) No sistema urinário do corpo humano, são ________________ que realizam a filtração do sangue. O processo de eliminação de urina acontece em duas etapas: primeiro, a urina trazida ________________ acumula-se ________________; depois, ocorre a micção, com a eliminação da urina através ________________.

As informações que completam corretamente os espaços estão na alternativa:

  1. os rins / pela uretra / na bexiga / dos ureteres.
  2. os arteríolos / pelos ureteres / na bexiga / da uretra.
  3. os rins / pelas veias / na bexiga / dos ureteres.
  4. os ureteres / pela uretra / na bexiga / dos arteríolos.
  5. os rins / pelos ureteres / na bexiga / da uretra.

10. (UNICAMP) Recentemente, inúmeros casos de doping esportivo foram noticiados, como, por exemplo, aqueles envolvendo a delegação russa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Um dos métodos mais utilizados no exame antidoping é a coleta e análise da urina de atletas, para verificação da presença de medicamentos proibidos. O composto furosemida foi banido pela Agência Mundial Antidoping. Sua principal ação é reduzir a reabsorção de sódio e cloro a partir da alça do néfron (alça de Henle) em direção aos vasos sanguíneos adjacentes.

Considerando essas informações e os conhecimentos sobre a fisiologia renal e a excreção em seres humanos, é correto afirmar que a furosemida

  1. diminui a produção de vurina, impedindo que medicamentos proibidos sejam eliminados nas amostras a serem analisadas nos testes antidoping.
  2. diminui a produção de amônia, mas aumenta a eliminação de medicamentos pelo rim, resultando em diluição das amostras analisadas nos testes antidoping.
  3. aumenta a produção de urina, resultando na diminuição da concentração de medicamentos nas amostras, o que dificulta sua detecção nos testes antidoping.
  4. aumenta a produção de ureia, o que resulta na diluição das amostras a serem analisadas nos testes antidoping e na diminuição da concentração dos medicamentos.
Voltar ao topo
.