Home > Banco de Questões > História > >

Idade Moderna

Lista de 02 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema Idade Moderna com questões da UFRR.



01. (UFRR 2013) De acordo com Hobsbawn, “na perspectiva da ideologia liberal, a nação (isto é, a grande nação viável) representa o estágio de evolução alcançado na metade do século XIX. (...) a nação moderna era parte da ideologia liberal.”

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990. p. 51.

Sobre o liberalismo no Brasil no século XIX, podemos afirmar que:

  1. o liberalismo auxiliou a elite brasileira a libertar o Brasil da metrópole e a garantir o controle político e econômico da nação;
  2. o liberalismo europeu foi descartado da política brasileira, pois o país tornou-se uma monarquia após sua independência;
  3. os liberais brasileiros importaram a teoria liberal europeia e a aplicaram no Brasil sem restrições;
  4. os liberais brasileiros lutaram pela liberdade, igualdade e soberania dos povos para todos os segmentos sociais do império;
  5. o liberalismo europeu influenciou a elite brasileira a aceitar o sistema colonial e a preponderância de Portugal nos negócios do Brasil.

02. (UFRR 2009) No século XVIII, surgiu um conjunto de idéias que questionava a ordem estabelecida em vários aspectos , tais como: econômico, político e social. Os pensadores e intelectuais caracterizados como Iluministas, atacavam as injustiças, a intolerância religiosa e os privilégios da nobreza, bem como o poder absoluto dos reis. Sobre o Iluminismo é INCORRETO afirmar que:

  1. Destacava que os homens são iguais perante a natureza e que as desigualdades eram criadas pela sociedade.
  2. Considerava a razão como a fonte de toda sabedoria e que o racionalismo deveria estar presente em todas as ações humanas.
  3. Defendia o liberalismo econômico, ou seja, se opunha ao Mercantilismo e a toda forma de monopólio.
  4. Pregava a igualdade dos homens perante a lei e a liberdade de idéias, de opiniões e de expressão.
  5. Defendia a Igreja Católica, pois acreditava na necessidade de haver também uma explicação espiritualista do mundo e da realidade.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.