Home > Banco de Questões > História > >

Idade Antiga

Lista de 06 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema Idade Antiga com questões da UFRR.



01. (UFRR 2017) “De todos os legados culturais deixados pelos gregos antigos, os três que tiveram impacto mais óbvio na vida ocidental moderna são o atletismo, a democracia e o drama. Nos dias de hoje, poucos indivíduos estudam grego antigo e, no entanto, a maioria já assistiu (pelo menos na televisão) a um evento atlético, ou a políticos empenhados em debate democrático ou à encenação de uma peça teatral”.

CARTLEDGE, Paul (Org.). Grécia Antiga. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 316.

O Brasil, em 2016, sediou os Jogos Olímpicos. Entretanto, as primeiras Olimpíadas realizaram-se em 776 a.C. com apenas uma modalidade – a corrida de 200 metros, chamada Stadion. Durante sete dias, atletas de todas as cidades gregas, em sua maioria jovens de famílias aristocráticas, reuniam-se para o festival olímpico.

Sobre o surgimento dos Jogos Olímpicos, marque a alternativa CORRETA:

  1. A hegemonia dos gregos no período clássico permitiu que os Jogos Olímpicos ocorressem em lugares como o Egito e a Índia;
  2. Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia com a finalidade de acabar com a Batalha de Maratona em 490 a.C.;
  3. Os Jogos Olímpicos permitiram que a Liga de Delos formasse novas alianças com povos no Mediterrâneo;
  4. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga ocorriam a cada quatro anos sendo um evento que incluía cerimônias religiosas e jogos esportivos em homenagem a Zeus;
  5. As Olimpíadas na Grécia ocorriam a cada seis anos e, caso estivessem em guerra, havia a trégua sagrada, uma interrupção temporária da guerra.

02. (UFRR 2016) Historicamente, situa-se o surgimento do Estado e da escrita entre as primeiras civilizações surgidas no oriente. Apesar de possuírem culturas muito distintas e terem contribuído com diferentes legados, podemos afirmar que um traço comum entre a religião de Egípcios, Mesopotâmios, Hebreus e Persas era:

  1. o exercício de enorme influência sobre a organização política e dos Estados, caracterizados como teocracias;
  2. a crença em um único deus, conceituada como monoteísmo;
  3. o culto de diversos deuses com representações antropozoomórficas (meio homem, meio animal);
  4. a mumificação para garantia de vida após a morte;
  5. a construção de prédios grandiosos em forma de pirâmide, que serviam ao mesmo tempo como templos para o culto dos fiéis e tumbas para os reis.

03. (UFRR 2014) “O senhor visitou Sara, como ele tinha dito, e cumpriu em seu favor o que havia prometido. Sara concebeu e, apesar de sua velhice, deu à luz um filho de Abraão, no tempo fixado por Deus. Abraão pôs o nome de Isaac ao filho que lhe nascera de Sara”.

(Gênese, 21).

De Isaac descendem todos os hebreus. Sobre os hebreus e a antiguidade oriental é incorreto afirmar:

  1. O Código de Hamurábi contém alguns direitos de Família, tais como: o homem tinha uma esposa principal e podia dispor de concubinas; a mulher principal tinha direitos que a concubina não possuía.
  2. O reino de Davi foi superior aos impérios egípcios e babilônicos e até hoje Davi é o símbolo do poder político dos hebreus, no moderno Estado de Israel.
  3. O hebraico é uma língua semita, pertencente ao mesmo grupo do aramaico e de outras línguas faladas na Mesopotâmia.
  4. De 1200 a.C. a 1030 a.C., os hebreus desenvolveram um sistema tribal sem propriedade particular de bens de produção. Governantes existiram apenas em ocasiões de guerra.
  5. Entre os hebreus, Iavé passou de um deus tribal para um deus universal; os profetas Amós e Isaías foram os grandes responsáveis pela mudança.

04. (UFRR 2011) A Grécia clássica é a Grécia das cidades. Do ponto de vista político, salvo alguns reinos como a Macedônia, ou algumas regiões longínquas, como o Epiro, que vivem em aldeias, obedecendo a uma organização tribal, o mundo grego clássico está dividido em pólis, isto é, em cidades, que são entidades independentes. (baseado em Clio História).

Baseado na afirmativa acima, assinale a alternativa CORRETA:

  1. O regime político era a Monarquia compartilhada, ou Diarquia;
  2. Pólis eram verdadeiros pequenos estados, juridicamente soberanos e autônomos;
  3. Todos os homens, maiores de 18 anos e casados, tinham direito participativo nas assembleias públicas;
  4. Só podiam ser candidatos ao senado aqueles que tivessem uma renda média comprovada;
  5. Nenhuma das afirmativas está correta.

05. (UFRR 2010) Sobre a situação da mulher na Antiguidade é correto afirmar:

  1. Essas são as mulheres da antiguidade que viveram além do seu tempo: Maria Madalena, Nefertiti, Cleópatra, Joana D’Arca e Carlota Joaquina.
  2. Na sociedade cretense, apenas as mulheres presidiam as cerimônias religiosas.
  3. A mulher ateniense do período clássico tinha direito à cidadania, pois se tratava de uma sociedade essencialmente democrática.
  4. A mulher na sociedade hebraica tinha grandes privilégios, contudo, ela pertencia ao homem tanto quanto seus bens materiais.
  5. A mulher egípcia podia ter como propriedade legar bens e fazer testamento. Também tinha direito de agir sob sua própria responsabilidade ou, se fosse casada com o consentimento de seu esposo.

06. (UFRR 2009) Comparando-se as duas grandes civilizações da Antiguidade Oriental (Egito e Mesopotâmia) , com as da Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma), percebem-se algumas características comuns a todas elas. No entanto, Grécia e Roma se distinguiram das outras no seguinte aspecto:

  1. Econômico: com a adoção de formas de trabalho compulsório no desenvolvimento das atividades produtivas.
  2. Político: com a implantação de práticas participativas no poder e a criação de instituições republicanas, tais como as assembléias e o senado.
  3. Social: com o desenvolvimento de importantes centros urbanos.
  4. Cultural: com a criação de formas de escrita e o desenvolvimento de outras artes, como à arquitetura e à escultura.
  5. Religioso: com a adoção de divindades ligadas às forças da natureza, com características humanas e poderes ilimitados.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.