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Idade Moderna

Lista de 08 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema Idade Moderna com questões da UEMA.



05. (UEMA 2017) A imagem a seguir, conhecida como “Homem Vitruviano” (1492), foi desenhada por Leonardo da Vinci e constitui-se em um símbolo do movimento renascentista.

A análise da imagem permite afirmar que uma das características do Renascimento cultural é o(a)

  1. resgate dos valores da Antiguidade Clássica como o teocentrismo.
  2. fortalecimento dos valores cristãos na definição do destino humano.
  3. valorização da figura do Homem como centro do Universo.
  4. permanência da supremacia da fé sobre a razão.
  5. supremacia da Teologia sobre o Humanismo.

02. (UEMA 2014) “Os carneiros, antes animais tão delicados e inofensivos, tornaram-se devoradores de homens.”

Fonte: MORUS, Thomas. A Utopia. Tradução: Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM Editores, 1ª Ed. 1997.

A frase de Morus faz alusão a um dos principais fatores que antecedeu a Revolução Industrial, conhecido como

  1. as doenças provocadas pelas condições de trabalho.
  2. o surgimento da propriedade privada.
  3. o cercamento dos campos.
  4. o nascimento da classe operária.
  5. a separação entre capital e trabalho.

03. (UEMA 2013) O cumprimento do nosso destino manifesto se espalhou pelo continente atribuído pela Providência Divina para o livre desenvolvimento dos nossos milhões [de habitantes] recentemente multiplicados.

O‘SULLIVAN, J. L. Annexation. United States Magazine and Democratic Review, jul/ago. 1845. (traduzido.)

O texto, de autoria do jornalista estadunidense John L. O‘Sullivan, foi elaborado num momento da história de seu país, caracterizado pelo(a)

  1. expansão territorial em direção ao oeste.
  2. reconstrução após a Guerra da Secessão.
  3. hegemonia política no continente americano.
  4. envolvimento da Guerra Hispano-Americana.
  5. combate ao racismo nas fronteiras da expansão.

04. (UEMA 2012) Das alternativas abaixo, marque aquela que apresenta o sentido de cultura elaborado pelos humanistas no Renascimento do século XVI.

  1. Cultura é a valorização do trabalho, pois se acredita que pelo trabalho o homem não só aprimora suas habilidades como também ganha dignidade.
  2. Cultura é o cultivo do espírito no sentido de seguir firmemente os ordenamentos de Deus aqui na terra como necessário para a salvação da alma.
  3. Cultura é o cultivo do espírito, exprimindo a ação de desenvolver a capacidade intelectual e de aprimorar as qualidades naturais dos homens.
  4. Cultura seria associada à prática do lazer, do cultivo às artes, à ciência e às letras.
  5. Cultura seria o fazer humano por meio do qual o homem produz bens materiais e se autoproduz.

05. (UEMA 2012) As épocas históricas do mundo ocidental: antiga, média, moderna e contemporânea são construções discursivas, até certo ponto arbitrárias, inventadas pelo modelo quadripartite francês durante o século XIX. Como construção social, convencionou-se estipular a época moderna, compreendida entre os séculos XV e XVIII. Dessa forma, esse período foi caracterizado como

I - um período novo, moderno, derivado do latim modernitas, estabelecido a partir do novo antropocentrismo: a relação de Deus como centro do Universo e o desenvolvimento de um novo humanismo.

II - um período de “desencantamento” do mundo, do fim da tradição antiga, segundo Hannah Arendt, pois nessa fase o que passou a mover as sociedades modernas foi a razão, o progresso e a nova concepção de política.

III - uma ciência moderna — elemento diferenciador de qualquer outra época — pautada no empirismo, refutando a religião, a intuição e até mesmo a especulação filosófica como elementos conhecedores do mundo.

IV - instaurador de uma nova lógica econômica, o sistema capitalista, que mudou as relações de trabalho, acelerou a exploração da natureza, colonizou a América e estabeleceu a Europa como região hegemônica economicamente.

V - um modelo que estigmatizou o Oriente como exemplo a não ser seguido, pois não se equiparou ao Ocidente que, através da técnica, do capital e da ideologia cristã sobrepujou outras regiões, como a África.

Estão corretas apenas as alternativas

  1. III, IV e V.
  2. I, III, IV e V.
  3. II, III, IV, e V.
  4. IV e V.
  5. II e V.

06. (UEMA 2010) A época cognominada de “moderna” é usualmente compreendida entre os séculos XV e XVIII, e sua compreensão é polissêmica, ou seja, possui vários significados, dentre eles, pode-se conceber:

I - Representou a ultrapassagem da Europa ante às sociedades que lhes eram paralelas, pelos significados do Renascimento e Iluminismo, pela construção dos Estados Modernos, pela expansão ultramarina, pela constituição do capitalismo.

II - Representou o “desencantamento” do mundo europeu, ou seja, com a construção dos Estados Modernos a política passa a ser a nova engenharia social em que “magia”, “honra”, “bravura” cedem espaço à racionalidade, individualidade e competitividade.

III - Representou discursivamente a vitória do cientificismo em relação ao dogma religioso cristão medieval, o surgimento da nova economia atrelada ao estado, o surgimento do capitalismo como sistema jurídico, político, social e cultural redesenhando as relações sociais e os paradigmas medievais, como trabalho, tempo e riqueza.

IV - Ressignificou o papel da religião cristã com o Renascimento, estabelecendo uma fissura na teologia cristã católica com o advento da Reforma Protestante, alterando a percepção de tempo-espaço com a descoberta do novo mundo.

V - Demarcou a ascensão do capitalismo modificando as antigas organizações campesinas, alterando as formas políticas de organização social, a ascensão de um ideal burguês de vida configurado na relação trabalho-religião a partir da eclosão da Reforma Protestante.

Sobre os enunciados, pode-se afirmar:

  1. Somente I, II, III e IV estão corretos.
  2. Somente IV e V estão corretos.
  3. I, II, III, IV e V estão corretos.
  4. Somente IV está correto.
  5. Somente V está correto.

07. (UEMA 2010) O Iluminismo foi um movimento no século XVIII que pretendeu modificações na sociedade do Antigo Regime. Sobre os filósofos iluministas, pode-se afirmar que pretendiam

  1. a liberdade política para todas as camadas sociais, através do direito de voto (sufrágio universal).
  2. a liberdade política somente para alguns, sendo em geral conservadores, com exceção de Voltaire, que era favorável à participação do povo na política.
  3. acabar com os privilégios da Igreja Católica, que era associada ao obscurantismo; defendiam adoção do regime democrático para os burgueses, camponeses e aristocratas.
  4. desenvolver a Razão nas mais diferentes modalidades do conhecimento, sob os auspícios do monarca absolutista, que garantiria liberdade religiosa e política aos cidadãos através do voto censitário.
  5. a liberdade política para a burguesia, através da igualdade jurídica perante a lei e da defesa do direito de propriedade da terra.

08. (UEMA 2010) O século XIX apresenta como particularidade um complexo conjunto de fatores socioeconômicos negativos como: situação de miséria do operariado, diminuição das colheitas e repressão à liberdade de expressão. Essa conjuntura contribuiu para a eclosão das chamadas revoluções liberais de 1830 e 1848 que, dentre os elementos de singularidade, pode-se estacar:

  1. Tanto a revolução de 1830, quanto a de 1848, devem ser caracterizadas como democráticas, pois eclodiram após a restauração dos Stuarts, consolidando o fim do Império Napoleônico.
  2. Na França, a revolução de 1830 pode ser caracterizada como uma revolução liderada pela alta burguesia, enquanto a de 1848 foi impulsionada pela aliança temporária entre burguesia e proletariado.
  3. Essas revoltas repercutiram em vários territórios europeus contribuindo para a eclosão de diversos movimentos revolucionários isolados. No caso da Bélgica, o proletariado aproveitou a onda revolucionária para se rebelar e promover com êxito a sua independência em relação à Holanda.
  4. Somente a revolução de 1848 pode ser caracterizada como uma revolução democrática, uma vez que, teve como elemento de eclosão o nacionalismo que, no caso francês, desrespeitava a formação dos laços étnicos, lingüísticos e culturais.
  5. Um dos principais reflexos das revoluções liberais francesas de 1830 e 1848, deu-se na Itália, quando em janeiro de 1848, os camponeses da Sicilia se rebelaram e proclamaram a República Romana que, depois de sufocada, voltou a ser anexada ao Vaticano.

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