Home > Banco de Questões > História > >

Idade Média

Lista de 03 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema Idade Média com questões da UEMA.



01. (UEMA 2015) No século XI, o bispo Fulbert de Chartes foi convidado a escrever sobre a fórmula da fidelidade e assim o fez:

Aquele que jura fidelidade a seu senhor deve ter sempre em mente estes seis princípios: proteção, segurança, honra, interesse, liberdade, faculdade. Proteção, quer dizer, nada deve ser feito em prejuízo do senhor quanto ao seu corpo. Segurança, nada em prejuízo da residência onde ele habita ou de suas fortalezas nas quais ele possa se achar. Honra, quer dizer, nada em detrimento de sua justiça ou do que possa sua honra depender. Interesse, quer dizer, nada que possa prejudicar suas possessões. Liberdade e faculdade, quer dizer, o bem que o senhor possa fazer não lhe deva ser tornado difícil e o que ele esteja fazendo tornado impossível (...)

Fonte: Fulbert de Chartres. Epistolae, LVIII, ano 1020. In: Jaime Pinsky. Modo de produção feudal. 2 ed. São Paulo: Global, 1982.

Os princípios apresentados na cerimônia descrita pelo texto fazem referência às relações sociais entre

  1. patrícios e plebeus na Antiguidade.
  2. suseranos e vassalos na Idade Média.
  3. proprietários de terras e escravos no Brasil Colonial.
  4. burgueses e classe trabalhadora na sociedade industrial.
  5. latifundiários e camponeses na América Contemporânea.

02. (UEMA 2012) Sobre o posicionamento da Igreja Católica durante o período conhecido como Idade Média (séculos V a XV), leia as assertivas abaixo.

I - Era contra a ingerência dos leigos nas questões religiosas e, por isso, com a Reforma Gregoriana, proibiu essa interferência e exigiu a moralização do clero, tornando o celibato obrigatório.

II -Foi a principal responsável pelo ensino através da criação das universidades, onde se aprendiam o trivium (Gramática, Retórica e Lógica) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música).

III - Era contra a venda de dinheiro a juros, usura, também considerada como a venda do tempo de Deus. Os que exerciam essa atividade eram aconselhados pelos clérigos a fazer penitências e doações para evitar o inferno após a morte.

IV - Justificava a desigualdade social, afirmando que Deus quis que uns rezassem e outros trabalhassem; os camponeses só atingiriam a felicidade na outra vida, após terem sustentado com o seu trabalho os oratores e bellatores.

V - Aprovava a convivência pacífica entre todas as religiões: cristã, judaica e muçulmana e, por esse motivo, condenou as Cruzadas, movimento cristão que também possuía interesses econômicos e políticos.

Estão corretas as alternativas

  1. I, II, III e IV apenas.
  2. I, II, III, IV e V.
  3. I, II e III apenas.
  4. III, IV e V apenas.
  5. I, III e V apenas.

03. (UEMA 2011) Sobre as relações sociais na Idade Média (séculos V – XV), marque a alternativa correta.

  1. As relações entre vassalos e servos eram baseadas em fortes laços de fidelidade; o servo recebia o feudo através da cerimônia de investidura, momento em que prestava juramento de proteger o seu senhor.
  2. A servidão era uma relação baseada na igualdade, o senhor dava ao vassalo feudos em troca dos serviços prestados como a corvéia, trabalho gratuito nas terras do senhor.
  3. A vassalagem era baseada na desigualdade entre senhor e servo; este último prestava homenagem ao seu suserano, por isso um indivíduo só poderia ser vassalo de um único senhor.
  4. A vassalagem era uma relação entre nobres; o suserano fornecia benefícios (em geral terras) em troca de serviços, principalmente militares, realizados pelo vassalo.
  5. As relações sociais entre nobre e camponês eram baseadas na reciprocidade de funções; os nobres entregavam feudos aos camponeses e em troca exigiam destes a participação nas guerras.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.