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Idade Antiga

Lista de 05 exercícios de História com gabarito sobre o tema Idade Antiga com questões da UEMA.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Idade Antiga.




01. (UEMA 2020) Na imagem, a mulher é Hipátia (351/370 – 415/416), erudita, professora, conferencista, filósofa e matemática. Ela foi despedaçada por uma multidão de cristãos fundamentalistas no século IV, entre os anos de 415 e 416 d.C. na cidade de Alexandria, onde dava aulas na famosa biblioteca de Alexandria. Sua morte ocorreu porque a pensadora era pagã e possuía elevado nível de conhecimento em astronomia, o que assustava os cristãos e colocava em xeque a autoridade do bispo. Os cristãos eram maioria na época, em razão de terem se tornado a religião oficial do Império Romano.

A explicação dada à imagem revela a intolerância existente na época.

A motivação para a intolerância retratada, no texto, mescla concepções

  1. histórica e acadêmica.
  2. política e religiosa.
  3. sagrada e filosófica.
  4. mística e empirista.
  5. racionalista e estatal.

02. (UEMA 2020) A imagem a seguir mostra uma representação da morte de Caio Graco. Os irmãos Tibério e Caio Graco foram tribunos da plebe, na Roma Antiga (no século II a.C.), que lutavam por melhorias sociais para os plebeus.

A morte de Caio Graco, tela de François Topino Lebrun (1764 -1801)

https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Topino-Lebrun#/media/File:Topino_Lebrun_Gracchus.jpg

Caracterizam-se como duas propostas defendidas pelos irmãos Graco:

  1. o divertimento e o pão de graça aos plebeus com recursos dos grandes proprietários de terra; a reforma monetária para melhorar a arrecadação do Estado.
  2. o fim dos gastos nas guerras de expansão para a obtenção de escravos; a adoção de investimentos sociais do Estado Romano em saúde e em educação.
  3. a reforma trabalhista para conseguir melhores salários aos plebeus; a reforma fiscal com o pagamento de impostos pelos patrícios (latifundiários).
  4. o fim da escravidão para ampliar o mercado consumidor; os direitos iguais aos plebeus para ocupar altos cargos políticos no Senado Romano, igualando-os aos patrícios.
  5. a venda de trigo a preços mais baixos aos plebeus (lei frumentária); a reforma agrária com o uso das terras do Estado.

03. (UEMA 2017) A Grécia Antiga foi marcada por uma crise política e econômica diretamente relacionada à Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.), um dos mais importantes acontecimentos da Antiguidade Ocidental. Analise o mapa a seguir, considerando a legenda.

A partir da análise do mapa, a Guerra do Peloponeso pode ser caracterizada como

  1. confronto entre Esparta e Tebas, pela posse da Lacônia.
  2. embate entre Persas e Gregos pelo controle comercial sobre a região do Golfo Pérsico.
  3. desdobramento da tentativa de dominação persa sobre as regiões de Tebas e da Lacônia.
  4. disputa entre as cidades-estado gregas e o Império Macedônio pelas rotas comerciais do Mar Mediterrâneo.
  5. conflito entre Atenas e Esparta, as duas mais importantes cidades-estado, pela hegemonia do mundo grego.

04. (UEMA 2012) Sobre a vida política na Grécia Antiga, é possível afirmar que na cidade-estado de Atenas, a Democracia era

  1. ampla para os padrões da época, pois embora os escravos não tivessem direito a voto, todos os outros grupos sociais participavam da política.
  2. representativa, pois a participação dos cidadãos era indireta; os seus representantes eleitos tomavam as principais decisões da polis.
  3. restrita, na medida em que os metecos e os proprietários de terra não podiam se expressar politicamente; somente aqueles que moravam na cidade de Atenas podiam votar.
  4. liberal, pois na sociedade ateniense as mulheres, ao contrário de outras cidades na própria Grécia, eram respeitadas e tinham direito ao voto.
  5. limitada, uma vez que somente os cidadãos podiam votar; mulheres, estrangeiros e escravos não participavam das deliberações.

05. (UEMA 2010)

No mapa acima, pode-se observar na Antiguidade Oriental a área do chamado Crescente Fértil, onde se desenvolveram antigas civilizações, as chamadas sociedades hidráulicas. Em relação a esse contexto, leia as afirmativas a seguir.

I- As relações produtivas no Egito Antigo, relacionadas às construções para levar água às plantações, eram realizadas por mão-de-obra escrava.

II- O Estado nas sociedades orientais organizava grandes obras públicas (construções de diques, canais de irrigação), que eram realizadas pelas comunidades camponesas.

III- Os povos da Mesopotâmia herdaram dos sumérios a escrita cuneiforme e elaboraram o mais antigo código de leis, o Código de Hamurabi.

IV- Os egípcios realizavam a escrita hieroglífica, através de desenhos e sinais, e durante o período das guerras os escribas dedicavam-se às atividades militares.

V- As sociedades orientais da Antiguidade foram marcadas pelo monoteísmo, isto é, a crença num único Deus que teria criado todas as coisas.

Marque a opção em que todas as afirmativas estão corretas.

  1. II, III, e V
  2. I, IV e V
  3. I e III
  4. II e III
  5. I e IV

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