Home > Banco de Questões > História > >

História da América

Lista de 03 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema História da América com questões da UEMA.



01. (UEMA 2015) Antes do jogo amistoso contra a seleção da Eslovênia, preparatório para a Copa do Mundo no Brasil, os jogadores argentinos fizeram um protesto, retratado na imagem abaixo.

A faixa exibida faz referência a um conflito armado entre Argentina e

  1. Uruguai, pelo domínio da região do Rio da Prata.
  2. Reino Unido, por territórios na América do Sul.
  3. Chile, pela delimitação de fronteiras.
  4. Paraguai, pelo território do Chaco.
  5. França, pelo controle sobre o porto de Buenos Aires.

02. (UEMA 2014) Construir e reformar uma catedral, como a do México, durante três séculos significa alguma coisa? (...) Uma catedral é um objeto feito para durar muito tempo, um objeto cujo significado espiritual ou material, sem dúvida, é grande.

A catedral do México não sugere, pelo material com que foi construída e pelo seu peso, transição.

Fonte: THEODORO, Janice. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

O texto insere a construção e a reforma da Catedral do México em uma longa duração, destacando a grandiosidade da obra. Ao fazê-lo, aponta para uma crítica às noções de

  1. Absolutismo e Iluminismo.
  2. Mercantilismo e Liberalismo.
  3. Colônia de Exploração e Colônia de Povoamento.
  4. Teocentrismo e Humanismo.
  5. Reforma e Contra-Reforma.

03. (UEMA 2011) Dentre as sociedades pré-colombianas, algumas atingiram um alto grau de organização sociopolítica, a exemplo dos impérios maia, asteca e inca. Acerca desses três grandes impérios é possível afirmar:

I – O Império maia, extremamente militarizado, foi o que mais ofereceu resistência à dominação espanhola, não logrando êxito.

II – Um dos elementos de sustentação dos impérios asteca e inca, do ponto de vista econômico, foi a atividade agrícola, tendo o sistema de plantation como sua base econômica.

III – As cidades incas, grosso modo, erguidas nas montanhas, serviam como observação astronômica, fundamental para orientação das estações do ano, para as colheitas e como centro religioso.

IV – O império asteca necessitava cada vez mais da dominação de outros povos para obtenção de força de trabalho, como elemento de sustentação econômica.

V – Os espanhóis ao chegarem ao continente americano se depararam com cidades extremamente desenvolvidas, como Tenochitlan, que era mais populosa que Madrid, uma das maiores cidades européias na época.

Estão corretas apenas as opções:

  1. I, II, III e IV.
  2. III, IV e V.
  3. I, IV e V.
  4. IV e V.
  5. II e V.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.