Home > Banco de Questões > Química > Estequiometria >

Tabela Periódica

Lista de 06 exercícios de Tabela Periódica com gabarito sobre o tema Química com questões do EsPCEx.



01. (EsPCEx - 2018) A representação a seguir corresponde à parte superior da tabela periódica, na qual as letras não correspondem aos verdadeiros símbolos dos elementos.

Considere as afirmativas acerca dos elementos hipotéticos (A, B, C) apresentados na Tabela Periódica.

I – Dentre os elementos hipotéticos, o elemento A é o de maior afinidade eletrônica (“energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, captura um elétron”). USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

II – Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento B é o de maior eletropositividade (“capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions”). USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 203.

III – Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento C é o mais eletronegativo (“força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação”).

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

Das afirmativas feitas está(ão) correta(s) apenas

  1. I
  2. II
  3. III
  4. I e II
  5. II e III

02. (EsPCEx - 2012) São dadas as seguintes afirmativas:

I- Joseph J. Thomson, em seu modelo atômico, descrevia o átomo como uma estrutura na qual a carga positiva permanecia no centro, constituindo o núcleo, enquanto as cargas negativas giravam em torno desse núcleo;

II- Um átomo, no estado fundamental, que possui 20 elétrons na sua eletrosfera, ao perder dois elétrons, gerará um cátion bivalente correspondente, com configuração eletrônica – segundo o diagrama de Linus Pauling – igual a 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6;

III- A afinidade eletrônica (eletroafinidade) aumenta conforma o raio atômico diminui. Dessa forma, devido ao seu menor raio atômico, o oxigênio (Z = 8) possui maior afinidade eletrônica do que o enxofre (Z = 16), ambos pertencentes à mesma família da Tabela Periódica;

IV- O raio de um íon negativo (ânion) é sempre menor que o raio do átomo que lhe deu origem.

Das afirmações feitas, utilizando os dados acima, estão corretas apenas:

  1. I e II
  2. I e III
  3. II e III
  4. I e IV
  5. II e IV

03. (EsPCEx 2010) Observe o esquema da Tabela Periódica (suprimidas a Série dos Lantanídeos e a Série dos Actinídeos), no qual estão destacados os elementos químicos.

Sobre tais elementos químicos, assinale a alternativa correta.

  1. He (hélio) é um calcogênio.
  2. Cr (crômio) pertence à Família 6 ou VI B e ao 4° período.
  3. O raio atômico do Fr (frâncio) é menor que o raio atômico do Hs (hássio).
  4. Fe (ferro) e Hs (hássio) pertencem ao mesmo período e à mesma família.
  5. Li (lítio), K (potássio) e Fr (frâncio) apresentam o seu elétron mais energético situado no subnível p.

04. (EsPCEx - 2005) No século XIX, eram conhecidos cerca de 50 elementos químicos. Ao longo do tempo muitos outros elementos foram sendo descobertos e os cientistas sentiram necessidade de elaborar uma classificação que facilitasse seu estudo. Foram realizadas várias tentativas para se classificar os elementos. Berzelius dividiu os elementos em metais e não-metais. Mendeleev organizou os elementos dispondo-os em linhas em ordem crescente de massa atômica. Henry Moseley determinou a carga do núcleo, tornando possível estabelecer o conceito de número atômico e, então, se pôde elaborar a atual Tabela Periódica dos Elementos. Das afirmativas acima, é correto afirmar que:

  1. I é verdadeira e II é falsa
  2. II é verdadeira e III é falsa
  3. I, II e III são verdadeiras
  4. I, II e III são falsas
  5. I e III são verdadeiras e II é falsa.

05. (EsPCEx 2004) Em 1997, a WEA Music Brasil lançou o álbum Acústico do grupo Titãs. Uma das faixas desse álbum apresenta a música Família. O texto abaixo reproduz um trecho da música.

Papai, mamãe, titia.

Nunca perde esta mania”.

Família, família.

Nunca perde esta mania”.

Almoça junto todo dia

Nunca perde esta mania”.

Nunca perde esta mania”.

Estabelecendo um paralelo com a química, pode-se dizer que o trecho citado está relacionado com o fato de os elementos:

  1. Do mesmo período possuírem o mesmo número de massa.
  2. Do mesmo grupo apresentarem as mesmas propriedades físicas.
  3. Do mesmo período apresentarem o mesmo número de elétrons de valência.
  4. Do mesmo grupo possuírem propriedades químicas semelhantes.
  5. Do mesmo grupo possuírem o mesmo número de camadas.

06. (EsPCEx - 2000) Considerando a classificação periódica dos elementos químicos, analise as seguintes afirmativas: I- Neônio é um gás nobre, muito usado na iluminação para propaganda, e tem número atômico 18. II- O cátion 19K (potássio), usado na fabricação de pólvora, apresenta na camada de valência a seguinte distribuição eletrônica: 3s² 3p6. III- Se o subnível mais energético de um elemento no estado fundamental for 5p4, seu número atômico e posição na tabela são, respectivamente, 56 e 6A / quinto período

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. I e II
  2. II e III
  3. I e III
  4. II somente
  5. III somente
.