Home > Banco de Questões > Química > Tabela Periódica (EsPCEx)

Tabela Periódica (EsPCEx)

Lista de 06 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Tabela Periódica (EsPCEx) com questões da Vestibulares Militares

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Tabela Periódica (EsPCEx).

01. (EsPCEx - 2018) A representação a seguir corresponde à parte superior da tabela periódica, na qual as letras não correspondem aos verdadeiros símbolos dos elementos.

Considere as afirmativas acerca dos elementos hipotéticos (A, B, C) apresentados na Tabela Periódica.

I – Dentre os elementos hipotéticos, o elemento A é o de maior afinidade eletrônica (“energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, captura um elétron”). USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

II – Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento B é o de maior eletropositividade (“capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions”). USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 203.

III – Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento C é o mais eletronegativo (“força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação”).

Das afirmativas feitas está(ão) correta(s) apenas

1. I
  2. II
  3. III
  4. I e II
  5. II e III

02. (EsPCEx - 2012) São dadas as seguintes afirmativas:

I- Joseph J. Thomson, em seu modelo atômico, descrevia o átomo como uma estrutura na qual a carga positiva permanecia no centro, constituindo o núcleo, enquanto as cargas negativas giravam em torno desse núcleo;

II- Um átomo, no estado fundamental, que possui 20 elétrons na sua eletrosfera, ao perder dois elétrons, gerará um cátion bivalente correspondente, com configuração eletrônica – segundo o diagrama de Linus Pauling – igual a 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6;

III- A afinidade eletrônica (eletroafinidade) aumenta conforma o raio atômico diminui. Dessa forma, devido ao seu menor raio atômico, o oxigênio (Z = 8) possui maior afinidade eletrônica do que o enxofre (Z = 16), ambos pertencentes à mesma família da Tabela Periódica;

IV- O raio de um íon negativo (ânion) é sempre menor que o raio do átomo que lhe deu origem.

Das afirmações feitas, utilizando os dados acima, estão corretas apenas:

1. I e II
  2. I e III
  3. II e III
  4. I e IV
  5. II e IV

03. (EsPCEx 2010) Observe o esquema da Tabela Periódica (suprimidas a Série dos Lantanídeos e a Série dos Actinídeos), no qual estão destacados os elementos químicos.

Sobre tais elementos químicos, assinale a alternativa correta.

1. He (hélio) é um calcogênio.
  2. Cr (crômio) pertence à Família 6 ou VI B e ao 4° período.
  3. O raio atômico do Fr (frâncio) é menor que o raio atômico do Hs (hássio).
  4. Fe (ferro) e Hs (hássio) pertencem ao mesmo período e à mesma família.
  5. Li (lítio), K (potássio) e Fr (frâncio) apresentam o seu elétron mais energético situado no subnível p.

04. (EsPCEx - 2005) No século XIX, eram conhecidos cerca de 50 elementos químicos. Ao longo do tempo muitos outros elementos foram sendo descobertos e os cientistas sentiram necessidade de elaborar uma classificação que facilitasse seu estudo. Foram realizadas várias tentativas para se classificar os elementos. Berzelius dividiu os elementos em metais e não-metais. Mendeleev organizou os elementos dispondo-os em linhas em ordem crescente de massa atômica. Henry Moseley determinou a carga do núcleo, tornando possível estabelecer o conceito de número atômico e, então, se pôde elaborar a atual Tabela Periódica dos Elementos. Das afirmativas acima, é correto afirmar que:

1. I é verdadeira e II é falsa
  2. II é verdadeira e III é falsa
  3. I, II e III são verdadeiras
  4. I, II e III são falsas
  5. I e III são verdadeiras e II é falsa.

05. (EsPCEx 2004) Em 1997, a WEA Music Brasil lançou o álbum Acústico do grupo Titãs. Uma das faixas desse álbum apresenta a música Família. O texto abaixo reproduz um trecho da música.

Papai, mamãe, titia.

Família, família.

Almoça junto todo dia

Nunca perde esta mania”.

Estabelecendo um paralelo com a química, pode-se dizer que o trecho citado está relacionado com o fato de os elementos:

1. Do mesmo período possuírem o mesmo número de massa.
  2. Do mesmo grupo apresentarem as mesmas propriedades físicas.
  3. Do mesmo período apresentarem o mesmo número de elétrons de valência.
  4. Do mesmo grupo possuírem propriedades químicas semelhantes.
  5. Do mesmo grupo possuírem o mesmo número de camadas.

06. (EsPCEx - 2000) Considerando a classificação periódica dos elementos químicos, analise as seguintes afirmativas: I- Neônio é um gás nobre, muito usado na iluminação para propaganda, e tem número atômico 18. II- O cátion 19K (potássio), usado na fabricação de pólvora, apresenta na camada de valência a seguinte distribuição eletrônica: 3s² 3p6. III- Se o subnível mais energético de um elemento no estado fundamental for 5p4, seu número atômico e posição na tabela são, respectivamente, 56 e 6A / quinto período