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História da América

Lista de 07 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema História da América com questões da Mackenzie.



01. (Mackenzie 2019) O processo de emancipação política dos EUA esteve relacionado ao avanço do capitalismo na Inglaterra, à expansão dos princípios liberais, à rivalidade anglo-francesa e ao próprio desenvolvimento das Treze Colônias.

Portanto, a aceleração do processo de ruptura entre a metrópole inglesa e suas colônias americanas deveu-se

  1. às tentativas de expansão francesa na América do Norte e ao apoio recebido por parte dos colonos residentes na região e das tribos indígenas, simpatizantes dos franceses.
  2. ao natural desenvolvimento de um processo, próprio das colônias de povoamento, que sempre pautaram sua existência em uma enorme autonomia perante à metrópole inglesa.
  3. às tentativas inglesas de aprofundar os laços de dominação colonial e à reação dos colonos americanos diante das medidas fiscais e administrativas que anulavam sua relativa autonomia.
  4. ao desenvolvimento das práticas liberais dentro da economia metropolitana e à divulgação de princípios que combatiam o monopólio colonial, assim como a permanência da escravidão.
  5. à tentativa inglesa de abolir a utilização da mão-de-obra escrava em suas colônias americanas e também de bloquear o contato comercial dos seus colonos nas Antilhas.

02. (Mackenzie 2018) O excerto abaixo aponta para uma dimensão de análise a respeito das ditaduras implantadas na América Latina. Leia-o.

“Esse plano [de análise], por mais difuso, é de mais difícil apreensão. Ficou patente nos boicotes que industriais e comerciantes realizaram no Chile para desgastar a presidência de Salvador Allende; na conhecida ‘Marcha da Família com Deus pela Liberdade’, realizada em São Paulo em protesto contra João Goulart pouco antes de sua deposição; na lealdade de parte das camadas médias e altas chilenas para com a figura incensada do general Augusto Pinochet; nas redes de cumplicidade com o sistema repressivo durante o regime militar na Argentina”.

Maria Lígia Prado e Gabriela Pellegrino. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2016, p.168

No contexto considerado, o texto aponta para uma cultura política autoritária que, nas sociedades em questão,

  1. se limitava à atuação repressiva das autoridades militares, em consonância com setores populares, em busca de melhores perspectivas políticas e econômicas.
  2. ultrapassava o domínio das Forças Armadas e do Estado e se disseminava por meio de posturas autoritárias de extensos setores sociais que apoiaram os golpes.
  3. ultrapassava a articulação política interna e criava condições para uma aliança de amplos setores sociais com grandes potências imperialistas do continente europeu.
  4. criava condições para o surgimento de grupos sociais opositores, com destacada atuação parlamentar e guerrilheira contra os regimes de exceção no continente.
  5. impossibilitava qualquer organização de grupos civis, pois concentrava todo e qualquer poder em grupos das Forças Armadas articulados com os governos nacionais.

03. (Mackenzie 2018) “Em agosto de 1791, passados dois anos da Revolução Francesa e dos seus reflexos em São Domingos, os escravos se revoltaram. Em uma luta que se estendeu por doze anos, eles derrotaram, por sua vez, os brancos locais e os soldados da monarquia francesa. Debelaram também uma invasão espanhola, uma expedição britânica com algo em torno de sessenta mil homens e uma expedição francesa de semelhantes dimensões comandada pelo cunhado de Bonaparte. A derrota da expedição de Bonaparte, em 1803, resultou no estabelecimento do Estado negro do Haiti, que permanece até os dias de hoje”.

C. L. R. James. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. São Paulo: Bomtempo, 2000, p.15

Acerca da independência do Haiti e de seus reflexos em outras regiões da América, assinale a alternativa correta.

  1. O movimento foi realizado sob a égide dos ideais liberais e nacionalistas, defendidos, por sua vez, pelo Iluminismo francês. Seu sucesso foi determinante para a realização de importantes transformações estruturais nas sociedades das novas nações latino-americanas.
  2. Trata-se de uma articulação escrava que, sob influência direta dos interesses geopolíticos estadunidenses e dos ideais iluministas, colocou em xeque o controle francês sobre a ilha. Seu sucesso incentivou o surgimento do movimento zapatista, em 1994.
  3. Resultado de insatisfações sociais e políticas da população escrava, demonstrou a força popular no contexto do surgimento dos Estados nacionais na América Latina. Seu sucesso influenciou Simon Bolívar e San Martín a iniciarem as lutas pelas independências na América do Sul.
  4. Apesar de seu sucesso, o movimento resultou na ascensão de governantes corruptos que, longe de resolverem as desigualdades sociais, contribuíram para a consolidação de grupos oligárquicos no poder. Esses aspectos determinaram o surgimento do caudilhismo no contexto da América Latina independente.
  5. Foi a única revolta escrava bem-sucedida da História americana e as dificuldades que tiveram que superar coloca em evidência a magnitude dos interesses envolvidos. No Brasil, sua influência pôde ser sentida na articulação que levaria à Revolta dos Malês, em 1835.

04. (Mackenzie 2012) “Esta cova em que estás com palmos medida

É a conta menor que tiraste em vida (...)

É de bom tamanho nem largo nem fundo

É a parte que te cabe deste latifúndio(...)”

Funeral de um Lavrador, Chico Buarque

Acerca da estrutura fundiária de terras, tanto na América do Norte, quanto na América do Sul, considere as afirmativas abaixo.

I. No Brasil, em 1850, com a Lei das Terras, o governo não poderia doar terras públicas a ninguém, ao contrário do Homestead Act, de 1862, nos Estados Unidos, que repassava lotes de terras de 64 hectares por família interessada no cultivo e ocupação das mesmas.

II. Tanto o decreto norte-americano, quanto a lei imperial impediam os descendentes dos escravos e os imigrantes de terem acesso às terras públicas, favorecendo as elites agrárias locais.

III. O Homestead Act confirmou que a questão da terra livre não representou um problema para o futuro desenvolvimento econômico dos EUA, ao passo que no Brasil, a questão agrária continua gerando conflitos na sociedade atual.

A partir das afirmativas acima, é correto afirmar que

  1. somente I está correta.
  2. somente II está correta.
  3. somente I e II estão corretas.
  4. somente I e III estão corretas.
  5. somente II e III estão corretas.

05. (Mackenzie 2012) “Atacar não significa apenas assaltar cidades muradas ou golpear um exército em ordem de batalha, deve também incluir o ato de assaltar o inimigo no seu equilíbrio mental.”

Sun Tzu-Ping-fa, A Arte da Guerra, séc.IV a. C.

Terrorismo: 1. Modo de coagir, ameaçar ou influenciar outras pessoas, ou de impor-lhes a vontade pelo uso sistemático do terror; 2. Forma de ação política que combate o poder estabelecido mediante o emprego da violência.

Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

A respeito do atentado terrorista, ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, e as consequências desse episódio para as relações geopolíticas internacionais no século XXI, é correto afirmar que

  1. foi mais uma ação liderada pelos grupos extremistas Hamas e do Hezbollah, contra a política norte-americana no Oriente Médio, utilizando, para tais ações suicidas, somente jovens de baixa renda e de pouca instrução, que acreditavam que tais atos lhes garantiriam o direito de ingressar no paraíso celestial.
  2. a resposta americana ao ataque de 11 de setembro foi a perseguição sistemática ao milionário saudita Osama bin Laden que, em transmissões realizadas pela mídia na época, assumiu publicamente a autoria do atentado, provocando o aumento do sentimento xenofobista do povo norte-americano aos imigrantes de origem árabe residentes no país.
  3. formou-se uma coalização internacional contando, principalmente, com o apoio da Inglaterra junto aos Estados Unidos, a fim de combater os focos terroristas no Oriente Médio, dando início à Guerra do Golfo e a um esforço, perante as agências internacionais de notícia, de combater o islamismo fundamendalista.
  4. o ataque sofrido pelos EUA em 2001 tem relação direta com a atuação política norte-americana no Oriente Médio, que sempre visou atender aos interesses econômicos americanos na região, e resultou no aumento da insegurança junto à sociedade americana, jamais atacada anteriormente em seu próprio território.
  5. a partir desse episódio, os EUA cortaram relações diplomáticas com o Paquistão, pois houve relutância, por parte da liderança religiosa paquistanesa, em indicar o local exato do esconderijo de bin Laden, o que possibilitaria a sua prisão imediatamente após o atentado de 11 de setembro.

06. (Mackenzie 2011) O governo do presidente norte americano, John Fitzgerald Kennedy (1961-1963), em relação à política externa, foi marcado pela busca em deter o avanço soviético no mundo. Para tal, mais do que apenas aumentar o potencial bélico e militar de seu país, procurou fortalecer as alianças com seus principais aliados. Para a América Latina, isso representou

  1. o envio de tropas e equipamento militar norte americano, encaminhado para locais estratégicos no continente americano a fim de assegurar a supremacia dos EUA na região.
  2. o envio de militares das Forças Armadas dos EUA para os países latino-americanos a fim de proporcionar o devido treinamento militar e tático, capacitando os governos locais a lutar contra as ameaças soviéticas.
  3. a criação da Aliança para o Progresso, iniciada em 1961, que seria responsável pela liberação de empréstimos norte-americanos para a América Latina, como forma de garantir o apoio político desses países
  4. o aumento expressivo da interferência do governo americano, inclusive militarmente, na política de todos os países latinos, com o intuito de garantir a defesa dos interesses capitalistas no continente.
  5. a formação de um Comitê Pan-americano, contando com o apoio de todos os países do continente, preocupados com a repercussão da Revolução Cubana e com a expansão das ideias socialistas.

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