Home > Banco de Questões > Biologia > Fuvest >

Fisiologia Humana

Lista de 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fisiologia Humana com questões da Fuvest.



01. (Fuvest 2019) O gráfico representa a concentração de alguns hormônios observados durante a gravidez de uma mulher.

Identifique os hormônios H1 e H2, respectivamente, e o motivo da queda abrupta de suas concentrações no sangue ao final do período de gestação.

02. (Fuvest 2018) No sistema circulatório humano,

  1. a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.
  2. a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.
  3. a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.
  4. as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.
  5. a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.

03. (Fuvest 2018) O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeças de gado, no último mês de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clínica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de grãos úmidos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presença da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Considerando que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de

  1. infecção generalizada.
  2. hemorragia interna.
  3. desidratação provocada por diarreia.
  4. acidente vascular cerebral.
  5. parada respiratória

04. (Fuvest 2018) Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.

I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.

II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.

III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.

Está correto o que se afirma em

  1. I, apenas.
  2. I e III, apenas.
  3. III, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III.

05. (Fuvest 2017) A reação da pessoa, ao pisar descalça sobre um espinho, é levantar o pé imediatamente, ainda antes de perceber que o pé está ferido.

Analise as afirmações:

I. Neurônios sensoriais são ativados, ao se pisar no espinho.

II. Neurônios motores promovem o movimento coordenado para a retirada do pé.

III. O sistema nervoso autônomo coordena o comportamento descrito.

Está correto o que se afirma em

  1. I, II e III.
  2. I e II, apenas.
  3. I, apenas.
  4. II, apenas.
  5. III, apenas.

06. (Fuvest 2016) Alimentos de origem vegetal e animal fornecem nutrientes utilizados pelo nosso organismo para a obtenção de energia e para a síntese de moléculas. Após determinada refeição, completadas a digestão e a absorção, o nutriente majoritariamente absorvido foi a glicose. Considerando as alternativas abaixo, é correto afirmar que essa refeição estava constituída de

  1. contrafilé na brasa.
  2. camarão na chapa.
  3. ovo frito.
  4. frango assado.
  5. arroz e feijão.

07. (Fuvest 2016) A pele humana atua na manutenção da temperatura corporal. Analise as afirmações abaixo:

I. Em dias frios, vasos sanguíneos na pele se contraem, oque diminui a perda de calor, mantendo o corpo aquecido.

II. Em dias quentes, vasos sanguíneos na pele se dilatam, o que diminui a irradiação de calor para o meio, esfriando o corpo.

III. Em dias quentes, o suor produzido pelas glândulas sudoríparas, ao evaporar, absorve calor da superfície do corpo, resfriando-o.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. I
  2. II
  3. I e II
  4. I e III
  5. II e III

08. (Fuvest 2014) Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.

www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado.

No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano

  1. é completamente válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transmitidos por uma célula, sem intermediários, a uma central de controle.
  2. é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos que resultam em resposta imediata, sem atingir uma central de controle
  3. é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transferidos, célula a célula, até uma central de controle.
  4. não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em estímulos hormonais, transmitidos rapidamente a uma central de controle.
  5. não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais químicos e elétricos, transferidos a vários pontos periféricos de controle.

09. (Fuvest 2014) O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constate, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina

Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis:

I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue.

II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua.

III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. I e II.
  5. I e III.

10. (Fuvest 2014) Analise o gráfico abaixo:

Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar, corretamente, que,

  1. no período de 1986 a 2001, o número de pessoas com diagnóstico de AIDS diminuiu.
  2. no período de 1986 a 2001, o número de homens com diagnóstico de AIDS diminuiu.
  3. entre pessoas com diagnóstico de AIDS, homens e mulheres ocorrem com frequência iguais.
  4. entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o número de homens e mulheres permaneceu praticamente inalterado a partir de 2002.
  5. entre pessoas com diagnóstico de AIDS, o quociente do número de homens pelo de mulheres tendeu à estabilidade a partir de 2002.

11. (Fuvest 2014) Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinanete quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Como passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos.

Considere as seguintes moléculas:

I. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores.

II. Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores.

III. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas.

IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decopositores.

Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em

  1. I, apenas.
  2. I e II, apenas.
  3. I, II e III, apenas.
  4. III e IV, apenas.
  5. I, II, III e IV.

12. (Fuvest 2014) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris

  1. aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.
  2. diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.
  3. diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino.
  4. aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.
  5. diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

13. (Fuvest 2012) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris

  1. aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.
  2. diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.
  3. diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino.
  4. aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.
  5. diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

14. (Fuvest 2010) O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao

  1. produzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na digestão de carbo-hidratos.
  2. produzir secreção rica em enzimas que digerem as gorduras.
  3. produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis de glicose no sangue.
  4. produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.
  5. absorver excretas nitrogenadas do sangue e transformá-las em nutrientes proteicos.

15. (Fuvest 2009) Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas no preparo de um experimento, conforme mostra o quadro abaixo:

Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos graxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar

  1. presentes no tubo 1.
  2. presentes no tubo 2.
  3. presentes no tubo 3.
  4. presentes no tubo 4.
  5. ausentes dos quatro tubos.

16. (Fuvest 2008) Em algumas doenças humanas, o funcionamento dos rins fica comprometido. São conseqüências diretas do mau funcionamento dos rins:

Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos graxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar

  1. acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue e elevação da pressão arterial.
  2. redução do nível de insulina e acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue.
  3. não-produção de bile e enzimas hidrolíticas importantes na digestão das gorduras.
  4. redução do nível de hormônio antidiurético e elevação do nível de glicose no sangue.
  5. redução do nível de aldosterona, que regula a pressão osmótica do sangue.