Home > Banco de Questões > Biologia > Fuvest >

Ecologia

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ecologia com questões da Fuvest.



01. (Fuvest 2021) O tempo de decomposição dos diferentes resíduos sólidos condiciona a destinação de cada tipo, visando a diminuir os impactos ambientais causados por seu descarte. O gráfico mostra dois grupos de resíduos sólidos (X e Y) produzidos pela população humana, com diferentes tempos de decomposição.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que as

Note e adote:

Considere que os resíduos dos grupos X e Y foram expostos às mesmas condições, sem decomposição acelerada.

  1. garrafas PET fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.
  2. embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é a incineração.
  3. garrafas PET fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é o aterro sanitário.
  4. embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.
  5. garrafas de vidro fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é a incineração.

02. (Fuvest 2020) A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐se principalmente à(ao)

  1. descarte de garrafas PET e sacolas plásticas, aumentando a cadeia de produção de microplásticos.
  2. aumento de intervenções de engenharia, como a construção de pontes e dragagens.
  3. aquecimento da água do rio devido ao aumento da temperatura média nas metrópoles.
  4. descarte de esgoto doméstico e industrial sem tratamento.
  5. ocorrência mais frequente de longos períodos de estiagem, aumentando a evaporação.

03. (Fuvest 2019) A curva de temperatura do ar ilustrada na figura caracteriza um fenômeno meteorológico que é mais frequente no outono e no inverno. Em ambientes urbanos com elevado número de indústrias e poluição veicular, esse fenômeno pode ocasionar quadros de elevadas concentrações de poluentes, provocando problemas à saúde da população e danos à fauna e à flora.

O texto e a ilustração apresentados referem‐se

  1. à camada de ozônio.
  2. à inversão térmica.
  3. ao efeito estufa natural.
  4. à chuva ácida.
  5. ao smog fotoquímico.

04. (Fuvest 2019) Nas margens de um rio, verificava‐se a seguinte cadeia trófica: o capim ali presente servia de alimento para gafanhotos, que, por sua vez, eram predados por passarinhos, cuja espécie só ocorria naquele ambiente e tinha exclusivamente os gafanhotos como alimento; tais passarinhos eram predados por gaviões da região.

A lama tóxica que vazou de uma empresa mineradora matou quase totalmente o capim ali existente. É correto afirmar que, em seguida, o consumidor secundário

  1. teve sua população reduzida como consequência direta do aumento da biomassa no primeiro nível trófico da cadeia.
  2. teve sua população reduzida como consequência indireta da diminuição da biomassa no primeiro nível trófico da cadeia.
  3. não teve sua população afetada, pois o efeito da lama tóxica se deu sobre o primeiro nível trófico da cadeia e não sobre o segundo.
  4. não teve sua população afetada, pois a lama tóxica não teve efeito direto sobre ele, mas sim sobre um nível trófico inferior.
  5. teve sua população aumentada como consequência direta do aumento da biomassa no segundo nível trófico da cadeia.

05. (Fuvest 2021) Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas características das plantas.

Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

  1. Aumento da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
  2. Aumento da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; diminuição da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
  3. Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
  4. Diminuição da frequência de plantas epífitas; diminuição da frequência de plantas com adaptações a queimadas.
  5. Diminuição da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; aumento da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

06. (Fuvest 2021) Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos.

Com base nesses gráficos, o tamanho dessa população deve

  1. diminuir nos 5 primeiros anos e manter-se constante no restante do período considerado.
  2. manter-se constante nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.
  3. diminuir continuamente ao longo do período considerado.
  4. manter-se constante ao longo do período considerado.
  5. aumentar nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.

07. (Fuvest 2019) A tabela lista características bióticas e abióticas associadas a alguns biomas brasileiros.

  1. I‐Floresta Amazônica; II‐Cerrado; III‐Mata Atlântica; IV‐Caatinga.
  2. I‐ Floresta Amazônica; II‐Pampas; III‐Mata Atlântica; IV‐Cerrado.
  3. I‐Mata Atlântica; II‐Cerrado; III‐Floresta Amazônica; IV‐Caatinga.
  4. I‐Mata Atlântica; II‐Pampas; III‐Floresta Amazônica; IV‐Cerrado.
  5. I‐Pampas; II‐Mata Atlântica; III‐Cerrado; IV‐ Floresta Amazônica.

08. (Fuvest 2019) O aquecimento global resulta do seguinte fenômeno: parte da energia solar incidente sobre a Terra é irradiada de volta ao espaço, sendo bloqueada, em grande parte, por gases de efeito estufa, o que aumenta a temperatura do planeta. As alternativas apresentam: I‐ o motivo pelo qual os raios solares conseguem penetrar a atmosfera terrestre, mas, ao serem refletidos, são barrados, em grande parte, pelos gases de efeito estufa; II‐ uma das causas diretas do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Os itens I e II estão corretamente indicados em:

  1. I A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda menores e é refletida em comprimentos de onda maiores. II Destruição de florestas nativas.
  2. I A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda maiores e é refletida e comprimentos de onda menores. II Represamento dos rios para abastecimento de hidrelétricas.
  3. I A energia solar incide na atmosfera e é refletida em ondas de mesmo comprimento. II Plantio de árvores exóticas no lugar de árvores nativas.
  4. I A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda maiores e é refletida em comprimentos de onda menores. II Uso de combustível fóssil.
  5. I A energia solar incide na atmosfera em comprimentos de onda menores e é refletida em comprimentos de onda maiores. II Uso da água dos rios para o abastecimento domiciliar.

09. (Fuvest 2019) O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno.

O dióxido de carbono dissolvido no oceano

  1. gera menor quantidade de íons de hidrogênio, o que diminui o pH da água, liberando maior quantidade de íons cálcio, que, por sua vez, se ligam aos carbonatos, aumentando o tamanho dos recifes.
  2. é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado permanece na água do mar, oxidando e matando os recifes de coral.
  3. leva à formação de ácido carbônico, que, dissociado, gera, ao final, íons de hidrogênio e de carbonato, que se ligam, impedindo a formação do carbonato de cálcio que compõe os recifes de coral.
  4. é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado torna a água do mar mais oxigenada, aumentando a atividade dos corais e o tamanho de seus recifes.
  5. reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio.

10. (Fuvest 2018) Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos.

I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.

II. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.

III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.

Está correto o que se afirma em

  1. I, apenas.
  2. I e II, apenas.
  3. II e III, apenas.
  4. III, apenas.
  5. I, II e III.