Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Resolução: Cidadania

Lista de 09 exercícios de Sociologia com gabarito sobre o tema Cidadania com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cidadania.

1. (Enem 2019) A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas.

ALMEIDA, A. W. B. (Org.). Cadernos de debates nova cartografia social: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010 (adaptado).

No texto, as estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir:

  1. Perdão de dívidas fiscais.
  2. Reserva de mercado local.
  3. Inserção econômica regional.
  4. Protecionismo comercial tarifário.
  5. Benefícios assistenciais públicos.

Resposta: C

Resolução: A opção C, "Inserção econômica regional", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto menciona duas comunidades de remanescentes de quilombo que têm estratégias territoriais eficazes para garantir o abastecimento de mantimentos e atrair turistas, o que sugere que eles estão buscando inserção econômica regional ao utilizar suas habilidades e recursos locais para gerar renda e desenvolver suas comunidades. As outras opções não são mencionadas no texto e, portanto, não parecem ser objetivos dessas comunidades.

2. (Enem 2019) A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%).Éna rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.

REGO, L. F.;FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Cartografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.

As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque

  1. asseguram as expressões multiculturais.
  2. promovem a diversidade de etnias.
  3. falseiam os dogmas teológicos.
  4. estimulam os rituais sincréticos.
  5. restringem a liberdade de credo.

Resposta: E

Resolução: A opção E, "restringem a liberdade de credo", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto menciona que as agressões e manifestações discriminatórias ocorrem em locais públicos, incluindo a rua e o transporte público, e são dirigidas aos adeptos das religiões de matrizes africanas. Isso sugere que essas práticas limitam a liberdade dessas pessoas de expressar e praticar suas crenças religiosas livremente, o que é incompatível com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática. As outras opções não estão de acordo com o texto e, portanto, não parecem ser conseqüências dessas práticas.

3. (Enem 2019) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional.

LAFER, C. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: MAGNOLI, D. (Org.). História da Paz. São Paulo: Contexto, 2008.

A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais a possibilitar a

  1. superação da soberania estatal.
  2. defesa dos grupos vulneráveis.
  3. redução da truculência belicista.
  4. impunidade dos atos criminosos.
  5. inibição dos choques civilizacionais.

Resposta: B

Resolução: A opção B, "defesa dos grupos vulneráveis", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto menciona que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um evento de grande relevância que introduziu uma nova concepção nas relações internacionais. A Declaração afirma os direitos humanos como fundamentais para a convivência coletiva e pode ser considerada um marco na história da luta pela defesa dos direitos humanos. Dessa forma, é razoável supor que a Declaração tenha sido um importante passo na defesa dos grupos vulneráveis e na proteção de seus direitos. As outras opções não são mencionadas no texto e, portanto, não parecem ser objetivos da Declaração.

4. (Enem PPL 2019) A linguagem é uma grande força de socialização, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua.

SAPIR, E. A linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980.

O texto destaca o entendimento segundo o qual a linguagem, como elemento do processo de socialização, constitui-se a partir de uma

  1. necessidade de ligação com o transcendente.
  2. relação de interdependência com a cultura.
  3. estruturação da racionalidade científica.
  4. imposição de caráter econômico.
  5. herança de natureza biológica.

Resposta: B

Resolução: A opção B, "relação de interdependência com a cultura", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto destaca o poder da linguagem como uma força de socialização, ou seja, como um elemento que contribui para a integração social das pessoas. Ele menciona que a linguagem é um símbolo da solidariedade social entre aqueles que falam a mesma língua e que a interação social é praticamente impossível sem ela. Isso sugere que a linguagem tem uma relação de interdependência com a cultura e é uma parte fundamental da vida social das pessoas. As outras opções não são mencionadas no texto e, portanto, não parecem ser características da linguagem como elemento de socialização.

5. (Enem PPL 2019) As crianças devem saudar as pessoas distintas, os professores e senhoras conhecidas que encontrarem, que elas não se negarão a corresponder. Não devem empurrar ninguém nem cortar o passo dos transeuntes. Não escrever nas paredes e portas coisa alguma. Nunca atirar pedras. Não atirar cascas de frutas no chão, o que pode ser motivo de desastres gravíssimos. Nunca fitar de propósito os olhos sobre pessoas aleijadas ou rir-se de algum defeito físico do próximo.

A Imprensa, n. 67, 27 abr. 1914.

O discurso sobre a infância, veiculado pelo jornal no início do século XX, visava a promoção de

  1. formas litúrgicas de interação.
  2. valores abstratos de cidadania.
  3. normas sociomorais de civilidade.
  4. concepções arcaicas de disciplina.
  5. conceitos importados de pedagogia.

Resposta: C

Resolução: A opção C, "normas sociomorais de civilidade", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto menciona uma série de comportamentos esperados das crianças, incluindo saudar as pessoas, não empurrar ninguém, não escrever nas paredes, não atirar pedras, não deixar cascas de frutas no chão e não rir de algum defeito físico do próximo. Essas regras parecem visar promover o respeito e a consideração pelos outros, o que corresponde a normas sociomorais de civilidade. As outras opções não são mencionadas no texto e, portanto, não parecem ser objetivos do discurso sobre a infância veiculado pelo jornal.

6. (Enem 2017)

O anúncio publicitário da década de 1940 reforça os seguintes estereótipos atribuídos historicamente a uma suposta natureza feminina:

  1. Pudor inato e instinto maternal.
  2. Fragilidade física e necessidade de aceitação.
  3. Isolamento social e procura de autoconhecimento.
  4. Dependência econômica e desejo de ostentação.
  5. Mentalidade fútil e conduta hedonista.

Resposta: B

Resolução: A opção B, "Fragilidade física e necessidade de aceitação", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o anúncio publicitário apresentado. O anúncio mostra uma mulher segurando um frasco de perfume e vestindo um vestido fino e elegante, o que sugere fragilidade e delicadeza. Além disso, o slogan do anúncio, "Ele a escolheu a você", sugere que a mulher precisa ser escolhida por um homem para ser aceita e ter valor. Esses elementos reforçam os estereótipos de fragilidade física e necessidade de aceitação atribuídos historicamente a uma suposta natureza feminina. As outras opções não são mencionadas no anúncio e, portanto, não parecem ser reforçadas pelo mesmo.

7. (Enem 2017) Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

  1. incremento da indústria e atuação no mercado financeiro.
  2. criação de programas assistencialistas e controle de preços.
  3. elevação da renda média e arrecadação de impostos.
  4. garantia da cidadania e ascensão econômica.
  5. ajuste de políticas econômicas e incentivos fiscais.

Resposta: D

Resolução: A opção D, "garantia da cidadania e ascensão econômica", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto afirma que o desenvolvimento pode ser entendido como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam e menciona que o crescimento do Produto Nacional Bruto (PNB) pode ser importante como meio de expandir essas liberdades, mas também destaca outros determinantes, como serviços de educação e saúde e direitos civis. Isso sugere que o desenvolvimento inclui a garantia de cidadania e ascensão econômica, ou seja, a possibilidade de as pessoas terem acesso aos direitos e oportunidades necessários para serem participantes ativos da sociedade e se desenvolverem econômica e socialmente. As outras opções não são mencionadas no texto e, portanto, não parecem ser aspectos do desenvolvimento conforme descrito no texto.

8. (Enem 2017) A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.

CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.

A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de

  1. expansão vertical.
  2. polarização nacional.
  3. emancipação municipal.
  4. segregação socioespacial.
  5. desregulamentação comercial.

Resposta: D

Resolução: A opção D, "segregação socioespacial", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto descreve a configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal como tendo um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades produtivas e aos serviços sociais e infraestrutura básica. Isso sugere que há uma segregação socioespacial na região, ou seja, a separação e distinção entre diferentes grupos sociais em função de sua renda, classe social e outros fatores socioeconômicos, que se reflete na organização do espaço urbano. As outras opções não são mencionadas no texto e, portanto, não parecem ser aspectos da organização interna do aglomerado urbano descrito.

9. (Enem 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. a ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
  2. desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
  3. morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
  4. execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
  5. lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

Resposta: D

Resolução: A opção D, "execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas", parece ser a resposta mais adequada de acordo com o texto fornecido. O texto menciona que a Unesco publicou estudos que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano após a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 e que a maioria dos cientistas europeus passou a condenar as aberrações cometidas em nome da superioridade racial do homem branco. Isso sugere que a posição assumida pela Unesco foi motivada por acontecimentos recentes relacionados à discriminação racial, como a execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. As outras opções não são mencionadas no texto e, portanto, não parecem ser os motivos da posição assumida pela Unesco.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp