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Resolução: Período Colonial

Lista de 08 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Período Colonial com questões do Enem.

Para responder as questões abaixo é necessário o conhecimento dos movimentos literários no Período Colonial, tais como o Barroco Mineiro, o Quinhentismo e o Arcadismo.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Período Colonial.




1. (Enem 2016) Soneto VII

Onde estou? Este sítio desconheço:

Quem fez tão diferente aquele prado?

Tudo outra natureza tem tomado;

E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço

De estar a ela um dia reclinado:

Ali em vale um monte está mudado:

Quando pode dos anos o progresso!

Árvores aqui vi tão florescentes

Que faziam perpétua a primavera:

Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me engano: a região esta não era;

Mas que venho a estranhar, se estão presentes

Meus males, com que tudo degenera.

(COSTA, C.M. Poemas. Disponível em www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 7 jul 2012)

No soneto de Claudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece uma

  1. angústia provocada pela sensação de solidão.
  2. resignação diante das mudanças do meio ambiente.
  3. dúvida existencial em face do espaço desconhecido.
  4. intenção de recriar o passado por meio da paisagem.
  5. empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra.

Resposta: E

Resolução: No soneto de Claudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico refletir sobre a empatia entre seus próprios sofrimentos e a agonia da terra. O orador está em um lugar desconhecido e não consegue reconhecê-lo. As mudanças na natureza são descritas como uma metáfora para o passar do tempo e para a declinação do próprio orador. Eles recordam um tempo em que o lugar era diferente, quando havia uma fonte e árvores florescentes que simbolizavam uma primavera eterna, mas agora as árvores desapareceram e o orador fica para contemplar sua própria declinação. O soneto é uma reflexão sobre a transitoriedade da vida e a inevitabilidade do mudança e decadência.

02. (Enem 2014)

Quando Deus redimiu da tirania

Da mão do Faraó endurecido

O Povo Hebreu amado, e esclarecido,

Páscoa ficou da redenção o dia.

Páscoa de flores, dia de alegria

Àquele Povo foi tão afligido

O dia, em que por Deus foi redimido;

Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

Pois mandado pela alta Majestade

Nos remiu de tão triste cativeiro,

Nos livrou de tão vil calamidade.

Quem pode ser senão um verdadeiro

Deus, que veio estirpar desta cidade

O Faraó do povo brasileiro.

DAMASCENO, D. (Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por

  1. visão cética sobre as relações sociais.
  2. preocupação com a identidade brasileira.
  3. crítica velada à forma de governo vigente.
  4. reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
  5. questionamento das práticas pagãs na Bahia.

Resposta: C

Resolução: O soneto de Gregório de Matos utiliza uma linguagem e uma visão de mundo barrocas para apresentar uma crítica velada à forma de governo vigente através do tema da redenção. O soneto começa se referindo à história bíblica da redenção dos israelitas da tirania do Faraó e comemoração da Páscoa como dia de redenção. O poeta então apresenta a Bahia como a nova Israel e Deus como o redentor do povo brasileiro, que os libertou da escravidão de um Faraó moderno, que representa o governo opressor no poder. Portanto, o soneto usa a imagem bíblica para expressar uma crítica sutil ao governo atual e suas políticas opressivas.

03. (Enem 2014) TEXTO I

Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.

CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).

TEXTO II

Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que

  1. a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária.
  2. a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna.
  3. a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.
  4. as duas produções, embora usem linguagens diferentes – verbal e não verbal –, cumprem a mesma função social e artística.
  5. a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momentos histórico, retratando a colonização.

Resposta: C

Resolução: Claro, o texto "TEXTO I" é um trecho da "Carta de Pero Vaz de Caminha" escrita por um colonizador português que descreve sua primeira impressão sobre os habitantes indígenas do Brasil. Já o "TEXTO II" menciona que essa carta e a obra de Portinari, que é uma pintura, são ambos considerados patrimônio cultural brasileiro e que a carta mostra a visão do colonizador sobre os indígenas, enquanto a pintura destaca a preocupação dos nativos.

04. (Enem 2012) Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho.

(BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.)

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho.

Profundamente religiosa, sua obra revela:

  1. liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
  2. credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
  3. simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
  4. personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
  5. singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

Resposta: D

Resolução: O texto descreve as características da escultura barroca no Brasil, que é influenciada pelo rococó europeu e é representada por um dos profetas no pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho em Congonhas, Minas Gerais, esculpida em pedra-sabão por Aleijadinho. Ele também menciona que a escultura é profundamente religiosa e revela a personalidade do artista ao retratar uma imagem sagrada com feições populares.

05. (Enem 2009)

Ó meio-dia confuso,

ó vinte-e-um de abril sinistro,

que intrigas de ouro e de sonho

houve em tua formação?

Quem ordena, julga e pune?

Quem é culpado e inocente?

Na mesma cova do tempo

cai o castigo e o perdão.

Morre a tinta das sentenças

e o sangue dos enforcados...

— liras, espadas e cruzes

pura cinza agora são.

Na mesma cova, as palavras,

o secreto pensamento,

as coroas e os machados,

mentira e verdade estão.

[...]

(MEIRELES, C. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Aguilar, 1972. (fragmento)

O poema de Cecília Meireles tem como ponto de partida um fato da história nacional, a Inconfidência Mineira. Nesse poema, a relação entre texto literário e contexto histórico indica que a produção literária é sempre uma recriação da realidade, mesmo quando faz referência a um fato histórico determinado. No poema de Cecília Meireles, a recriação se concretiza por meio

  1. do questionamento da ocorrência do próprio fato, que, recriado, passa a existir como forma poética desassociada da história nacional.
  2. da descrição idealizada e fantasiosa do fato histórico, transformado em batalha épica que exalta a força dos ideais dos Inconfidentes.
  3. da recusa da autora de inserir nos versos o desfecho histórico do movimento da Inconfidência: a derrota, a prisão e a morte dos Inconfidentes.
  4. do distanciamento entre o tempo da escrita e o da Inconfidência, que, questionada poeticamente, alcança sua dimensão histórica mais profunda.
  5. do caráter trágico, que, mesmo sem corresponder à realidade, foi atribuído ao fato histórico pela autora, a fim de exaltar o heroísmo dos Inconfidentes.

Resposta: D

Resolução: O poema de Cecília Meireles tem como base um evento da história nacional, a Inconfidência Mineira. No poema, a relação entre a literatura e o contexto histórico indica que a produção literária sempre é uma recriação da realidade, mesmo quando se refere a um evento histórico específico. No poema de Cecília Meireles, essa recriação é concretizada através da distância entre o tempo da escrita e o da Inconfidência, que, questionada poeticamente, alcança sua dimensão histórica mais profunda.

06. (Enem 2008)

Torno a ver-vos, ó montes; o destino (verso 1)

Aqui me torna a pôr nestes outeiros,

Onde um tempo os gabões deixei grosseiros

Pelo traje da Corte, rico e fino. (verso 4)

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,

Os meus fiéis, meus doces companheiros,

Vendo correr os míseros vaqueiros (verso 7)

Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,

Que chega a ter mais preço, e mais valia (verso 10)

Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

Aqui descanse a louca fantasia,

E o que até agora se tornava em pranto (verso 13)

Se converta em afetos de alegria.

Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9.

Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção.

  1. Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”.
  2. A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.
  3. O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional.
  4. A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole.
  5. A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria

Resposta: B

Resolução: O soneto de Cláudio Manoel da Costa apresenta uma oposição entre a Colônia e a Metrópole, que é um dos elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro. A poesia revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia, e reflete o momento histórico de sua produção.

07. (Enem 2002) Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas "guerras de religião" dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.

"(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (...) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo], mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (...) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades."

MONTAIGNE, Michel Eyquem de. Ensaios. São Paulo: Nova Cultural, 1984.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Montaigne,

  1. a ideia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião.
  2. a diferença de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades.
  3. os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade.
  4. a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e racional.
  5. a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes são similares.

Resposta: B

Resolução: De acordo com o texto, Montaigne argumenta que não vemos nada de bárbaro ou selvagem nas práticas das sociedades Tupinambá e que consideramos bárbaras as coisas que não são praticadas na nossa terra. Ele também aponta que os atos de crueldade, como o canibalismo, são condenáveis, mas que não devem nos cegar para nossos próprios defeitos. Ele acredita que é mais bárbaro comer um homem vivo do que depois de morto e que os atos de violência cometidos em nome de religião e fé são piores do que o canibalismo. Portanto, para ele, a diferença de costumes não deve ser usada como critério para julgar as sociedades e que as sociedades civilizadas podem ser tão bárbaras quanto as sociedades consideradas selvagens.

08. (Enem 2003) A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.  primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.

A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações:

I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.

II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.

III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus.

Está correto o que se afirma em:

  1. I apenas.
  2. II apenas.
  3. III apenas.
  4. I e II apenas.
  5. I, II e III.

Resposta: E

Resolução: I. Verdadeiro. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento que eram praticados no Brasil.

II. Verdadeiro. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.

III. Verdadeiro. A comparação das imagens mostra como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus.

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