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Resolução: Estática

Lista de 04 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Estática com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Estática.




1. (Enem 2018) As pessoas que utilizam objetos cujo princípio de funcionamento é o mesmo do das alavancas aplicam uma força, chamada de força potente, em um dado ponto da barra, para superar ou equilibrar uma segunda força, chamada de resistente, em outro ponto da barra. Por causa das diferentes distâncias entre os pontos de aplicação das forças, potente e resistente, os seus efeitos também são diferentes. Afigura mostra alguns exemplos desses objetos.  As pessoas que utilizam objetos cujo princípio de funcionamento é o mesmo do das alavancas aplicam uma força, chamada de força potente, em um dado ponto da barra, para superar ou equilibrar uma segunda força, chamada de resistente, em outro ponto da barra.

Em qual dos objetos a força potente é maior que a força resistente?

  1. Pinça.
  2. Alicate.
  3. Quebra-nozes.
  4. Carrinho de mão.
  5. Abridor de garrafa.

Resposta: A

Resolução:

2. (Enem 2016 PPL) A figura mostra uma balança de braços iguais, em equilíbrio, na Terra, onde foi colocada uma massa m, e a indicação de uma balança de força na Lua, onde a aceleração da gravidade é igual a 1,6 m/s², sobre a qual foi colocada uma massa M. A figura mostra uma balança de braços iguais, em equilíbrio, na Terra, onde foi colocada uma massa m, e a indicação de uma balança de força na Lua, onde a aceleração da gravidade é igual a 1,6 m/s², sobre a qual foi colocada uma massa M.

A razão das massas M / m é

  1. 4,0.
  2. 2,5.
  3. 0,4.
  4. 1,0.
  5. 0,25.

Resposta: B

Resolução:

3. (Enem 2015) Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.  Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea.

Nessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos?

  1. 3,00 kg
  2. 3,75 kg
  3. 5,00 kg
  4. 6,00 kg
  5. 15,00 kg

Resposta: E

Resolução:

4. (Enem 2012) O mecanismo que permite articular uma porta (de um móvel ou de acesso) é a dobradiça. Normalmente, são necessárias duas ou mais dobradiças para que a porta seja fixada no móvel ou no portal, permanecendo em equilíbrio e podendo ser articulada com facilidade.

No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em

  1. No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em
  2. No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em
  3. No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em
  4. No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em
  5. No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em

Resposta: D

Resolução:

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