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Estatı́stica: parte 3.

Lista de 10 exercícios de Matemática com gabarito sobre o tema Estatı́stica III com questões do Enem.



1. (Enem 2009) O Indicador do CadÚnico (ICadÚnico), que compõe o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Famı́lia (IGD), é obtido por meio da média aritmética entre a taxa de cobertura qualificada de cadastros (TC) e a taxa de atualização de cadastros (TA), em que T C = N V N F , T A = N A N V , NV é o número de cadastros domiciliares válidos no perfil do CadÚnico, NF é o número de famı́lias estimadas como público alvo do CadÚnico e NA é o número de cadastros domiciliares atualizados no perfil do CadÚnico.

Portaria no 148 de 27 de abril de 2006 (adaptado).

Suponha que o IcadÚnico de um municı́pio especı́fico é 0,6. Porém, dobrando NF o IcadÚnico cairá para 0,5. Se NA+NV = 3.600, então N F é igual a

  1. 10.000.
  2. 7.500.
  3. 5.000.
  4. 4.500.
  5. 3.000.

2. (Enem 2009) Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brası́lia, em reais, por caixa de 30 dúzias de ovos, em alguns meses dos anos 2007 e 2008.


Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brası́lia

De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse perı́odo era igual a

  1. R$ 73,10.
  2. R$ 81,50.
  3. R$ 82,00.
  4. R$ 83,00.
  5. R$ 85,30.

3. (Enem 2009) Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no máximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe Ômega, com 7,8 pontos, seguida pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e última colocação, não pôde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0.

Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe

  1. teria a pontuação igual a 6,5 se ele obtivesse nota 0.
  2. seria a vencedora se ele obtivesse nota 10.
  3. seria a segunda colocada se ele obtivesse nota 8.
  4. permaneceria na terceira posição, independentemente da nota obtida pelo aluno.
  5. empataria com a equipe Ômega na primeira colocação se o aluno obtivesse nota 9.

4. (Enem 2009) Brasil e França têm relações comerciais há mais de 200 anos. Enquanto a França é a 5a nação mais rica do planeta, o Brasil é a 10a, e ambas se destacam na economia mundial. No entanto, devido a uma série de restrições, o comércio entre esses dois paı́ses ainda não é adequadamente explorado, como mostra a tabela seguinte, referente ao perı́odo 2003-2007.


Tabela mostrando o valor de investimento entre países

Os dados da tabela mostram que, no perı́odo considerado, os valores médios dos investimentos da França no Brasil foram maiores que os investimentos do Brasil na França em um valor

  1. inferior a 300 milhões de dólares.
  2. superior a 300 milhões de dólares, mas inferior a 400 milhões de dólares.
  3. superior a 400 milhões de dólares, mas inferior a 500 milhões de dólares.
  4. superior a 500 milhões de dólares, mas inferior a 600 milhões de dólares.
  5. superior a 600 milhões de dólares.

5. (Enem 2009) A tabela mostra alguns dados da emissão de dióxido de carbono de uma fábrica, em função do número de toneladas produzidas.


A tabela mostra alguns dados da emissão de dióxido de carbono de uma fábrica, em função do número de toneladas produzidas

Os dados na tabela indicam que a taxa média de variação entre a emissão de dióxido de carbono (em ppm) e a produção (em toneladas) é

  1. inferior a 0,18.
  2. superior a 0,18 e inferior a 0,50.
  3. superior a 0,50 e inferior a 1,50.
  4. superior a 1,50 e inferior a 2,80.
  5. superior a 2,80.

6. (Enem 2010) O quadro seguinte mostra o desempenho de um time de futebol no último campeo- nato. A coluna da esquerda mostra o número de gols marcados e a coluna da direita informa em quantos jogos o time marcou aquele número de gols.



Se X, Y e Z são, respectivamente, a média, a mediana e a moda desta distribuição, então

  1. X = Y < Z.
  2. Z < X=Y.
  3. Y < Z < X.
  4. Z < X < Y
  5. Z < Y < X.

7. (Enem 2010) Marco e Paulo foram classificados em um concurso. Para classificação no concurso o candidato deveria obter média aritmética na pontuação igual ou superior a 14. Em caso de empate na média, o desempate seria em favor da pontuação mais regular. No quadro a seguir são apresentados os pontos obtidos nas provas de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais, a média, a mediana e o desvio padrão dos dois candidatos.

Dados dos candidatos no concurso


Marco e Paulo foram classificados em um concurso. Para classificação no concurso o candidato deveria obter média aritmética na pontuação igual ou superior a 14

O candidato com pontuação mais regular, portanto mais bem classificado no concurso, é

  1. Marco, pois a média e a mediana são iguais.
  2. Marco, pois obteve menor desvio padrão.
  3. Paulo, pois obteve a maior pontuação da tabela, 19 em Português.
  4. Paulo, pois obteve maior mediana.
  5. Paulo, pois obteve maior desvio padrão

8. (Enem 2010) o gráfico apresenta a quantidade de gols marcados pelos artilheiros das Copas do Mundo desde a Copa de 1930 até a de 2006.


o gráfico apresenta a quantidade de gols marcados pelos artilheiros das Copas do Mundo desde a Copa de 1930 até a de 2006.

A partir dos dados apresentados, qual a mediana das quantidades de gols marcados pelos artilheiros das Copas do Mundo?

  1. 6 gols
  2. 6,5 gols
  3. 7 gols
  4. 7,3 gols
  5. 8,5 gols

9. (Enem 2010) Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatı́stica e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatı́stica e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250 000, o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de

  1. 24 500.
  2. 25 000.
  3. 220 500.
  4. 223 000.
  5. 227 500.

10. (Enem 2011) Uma equipe de especialistas do centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 15 dias intercalados, a partir do primeiro dia de um mês. Esse tipo de procedimento é frequente, uma vez que os dados coletados servem de referência para estudos e verificação de tendências climáticas ao longo dos meses e anos.

As medições ocorridas nesse perı́odo estão indicadas no quadro:

 Uma equipe de especialistas do centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 15 dias intercalados, a partir do primeiro dia de um mês.

Em relação à temperatura, os valores da média, mediana e moda são, respectivamente, iguais a

  1. 17oC, 17oC e 13, 5oC.
  2. 17oC, 18oC e 13, 5oC.
  3. 17oC, 13, 5oC e 18oC.
  4. 17oC, 18oC e 21, 5oC.
  5. 17oC, 13, 5oC e 21, 5o C.
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