Home > Banco de Questões > História >

Grécia Antiga

Lista de 06 exercícios de História com gabarito sobre o tema Grécia Antiga com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Grécia Antiga.




1. (Enem 2019) A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.

Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

  1. Controle da terra.
  2. Liberdade de culto.
  3. Igualdade de gênero.
  4. Exclusão dos militares.
  5. Exigência da alfabetização.

2. (ENEM 2015) O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado).

Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função

  1. agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.
  2. permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.
  3. constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
  4. reunir os exercícios para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
  5. congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.

3. (Enem 2014) Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado).

Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

  1. Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos.
  2. Transparência — acesso às informações governamentais.
  3. Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
  4. Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
  5. Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.

4. (Enem 2014)

TEXTO I

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).

TEXTO II

Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)

  1. prestígio social.
  2. acúmulo de riqueza.
  3. participação política.
  4. local de nascimento.
  5. grupo de parentesco.

5. (2012 PPL) Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas. BUARQUE, C.; BOAL, A. Mulheres de Atenas. In: Meus caros Amigos, 1976. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 4 dez. 2011 (fragmento).

Os versos da composição remetem à condição das mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela época, em razão de

  1. sua função pedagógica, exercida junto às crianças atenienses.
  2. sua importância na consolidação da democracia, pelo casamento.
  3. seu rebaixamento de status social frente aos homens.
  4. seu afastamento das funções domésticas em períodos de guerra.
  5. sua igualdade política em relação aos homens.

6. (Enem 2010 PPL) Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso

Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma

  1. de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro.
  2. de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade.
  3. de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair.
  4. de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças.
  5. de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Pelo Email ou WhatsApp