Home > Banco de Questões > História >

Era Medieval

Lista de 04 exercícios de História com gabarito sobre o tema Era Medieval com questões do Enem.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Era Medieval.





1. (Enem 2014)

Sou uma pobre e velha mulher,

Muito ignorante, que nem sabe ler.

Mostraram-me na igreja da minha terra

Um Paraı́so com harpas pintado

E o Inferno onde fervem almas danadas,

Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de

  1. refinar o gosto dos crsitãos.
  2. incorporar ideais heréticos.
  3. educar os fiés através do olhar.
  4. divulgar a genialidade dos católicos.
  5. valorizar esteticamente os templos religiosos.

2. (Enem 2012) Na França, o rei Luı́s XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

Na França, o rei Luı́s XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

  1. a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.
  2. a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.
  3. o vı́nculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder polı́tico.
  4. o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
  5. a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo polı́tico adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

3. (Enem 2011) Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das caracterı́sticas da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.

DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com

  1. o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
  2. a migração de camponeses e artesãos.
  3. a expansão dos parques industriais e fabris.
  4. o aumento do número de castelos e feudos.
  5. a contenção das epidemias e doenças.

4. (Enem 2009) A Idade Média é um extenso perı́odo da História do Ocidente cuja memória é construı́da e reconstruı́da segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse perı́odo vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é

  1. a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.
  2. o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concı́lio Vaticano II.
  3. a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.
  4. o fortalecimento polı́tico de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.
  5. a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinematográficas de Hollywood.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp



.