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Filosofia Contemporânea

Lista de 06 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Filosofia Contemporânea com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Filosofia Contemporânea.



1. (Enem 2019) TEXTO I

Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.

BACON,F.Novum Organum, 1620.

In: HADOT, P.O véu de lsis: ensaio sobre a história da ideia de nalureza. São Paulo: Loyola, 2006.

TEXTO I

O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilibrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilibrios ambientais.

GUIMARAES, M.A dimensão amblental na educação. Campinas: Papinus, 1995.

Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela

  1. abjetificação do espaço fisico.
  2. retomada do modelo criacionista
  3. recuperação do legado ancestral.
  4. infalibilidade do método cientifico.
  5. formação da cosmovisão holistica.

2. (Enem 2019) Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderiamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade-a partir, obviamente, de um certo numero de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural..

FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, politica Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2004

O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão

  1. legal, pautada em preceitos juridicos
  2. racional, baseada em pressupostos lógicos.
  3. contingencial, processada em interações sociais.
  4. transcendental, efetivada em principios religiosos.
  5. essencial, fundamentada em parâmetros substancialistas.

3. (Enem 2019) Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado pela geografia, flora e fauna da região sul-americana, via seus habitantes como se fossem mendigos sentados sobre um saco de ouro, referindo-se a suas incomensuráveis riquezas naturais não exploradas. De alguma maneira, o cientista ratificou nosso papel de exportadores de natureza no que seria o mundo depois da colonização ibérica: enxergou-nos como territórios condenados a aproveitar os recursos naturais existentes.

ACOSTA, A. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016 (adaptado).

A relação entre ser humano e natureza ressaltada no texto refletia a permanência da seguinte corrente filosófica:

  1. Relativismo cognitivo.
  2. Materialismo dialético
  3. Racionalismo cartesiano
  4. Pluralismo epistemológico
  5. Existencialismo fenomenológico

4. (Enem PPL 2019) Eis o ensinamento de minha doutrina: “Viva de forma a ter de desejar reviver — é o dever —, pois, em todo caso, você reviverá! Aquele que ama antes de tudo se submeter, obedecer e seguir, que obedeça! Mas que saiba para o que dirige sua preferência, e não recue diante de nenhum meio! É a eternidade que está em jogo!”.

NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).

O trecho contém uma formulação da doutrina nietzscheana do eterno retorno, que apresenta critérios radicais de avaliação da

  1. qualidade de nossa existência pessoal e coletiva.
  2. conveniência do cuidado da saúde física e espiritual.
  3. legitimidade da doutrina pagã da transmigração da alma.
  4. veracidade do postulado cosmológico da perenidade do mundo.
  5. validade de padrões habituais de ação humana ao longo da história.

5. (Enem PPL 2019) A importância do conhecimento está em seu uso, em nosso domínio ativo sobre ele, quero dizer, reside na sabedoria. É convencional falar em mero conhecimento, separado da sabedoria, como capaz de incutir uma dignidade peculiar a seu possuidor. Não compartilho dessa reverência pelo conhecimento como tal. Tudo depende de quem possui o conhecimento e do uso que faz dele.

WHITHEHEAD, A. N. Os fins da educação e outros ensaios. São Paulo: Edusp, 1969

No trecho, o autor considera que o conhecimento traz possibilidades de progresso material e moral quando

  1. prioriza o rigor conceitual.
  2. valoriza os seus dogmas.
  3. avalia a sua aplicabilidade.
  4. busca a inovação tecnológica.
  5. instaura uma perspectiva científica.

6. (Enem 2018) TEXTO I

As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.

CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.

TEXTO II

As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende a

  1. liberação da circulação de pessoas.
  2. preponderância dos limites naturais.
  3. supressão dos obstáculos aduaneiros.
  4. desvalorização da noção de nacionalismo.
  5. seletividade dos mecanismos segregadores.

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