Home > Banco de Questões > Biologia >

Fotossíntese

Lista de 11 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fotossíntese com questões do Enem.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Citologia .



1. (Enem 2020) Em uma aula sobre metabolismo energético, foi apresentado um experimento clássico realizado por Engelmann. Um recipiente contendo bactérias aeróbias e uma alga verde filamentosa foi submetido à iluminação de uma fonte de luz, representada pelo microespectro. Após a explicação, um aluno esquematizou na lousa o resultado do referido experimento. Em uma aula sobre metabolismo energético, foi apresentado um experimento clássico realizado por Engelmann. Um recipiente contendo bactérias aeróbias e uma alga verde filamentosa foi submetido à iluminação de uma fonte de luz, representada pelo microespectro

Considerando a figura, a faixa do microespectro em que a alga possui maior taxa de realização fotossintética é a do:

  1. Anil.
  2. Verde.
  3. Violeta.
  4. Amarelo.
  5. Vermelho.

2. (Enem 2020 PPL) As plantas, em sua fase de crescimento, necessitam de grande quantidade de carbono, sequestrado pela fotossíntese, para a produção de biomassa.

O sequestro de carbono pelas plantas é aumentado

  1. reciclando papel.
  2. mantendo intactas as florestas nativas.
  3. fazendo o replantio das áreas degradadas.
  4. evitando a queima de madeira e de áreas de floresta.
  5. substituindo a madeira de bens duráveis por materiais alternativos.

03. (Enem 2018 PPL) A fotossíntese é um processo físico-químico realizado por organismos clorofllados. Nos vegetais, é dividido em duas fases complementares: uma responsável pela síntese de ATP e pela redução do NAD+ e a outra pela fixação de carbono.

Para que a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais

  1. água e oxigênio.
  2. glicose e oxigênio.
  3. radiação luminosa e água.
  4. glicose e radiação luminosa.
  5. oxigênio e dióxido de carbono.

04. (2018 PPL) No século XVII, um cientista alemão chamado Jan Baptista van Helmont fez a seguinte experiência para tentar entender como as plantas se nutriam: plantou uma muda de salgueiro, que pesava 2,5 kg, em um vaso contendo 100 kg de terra seca. Tampou o vaso com uma placa de ferro perfurada para deixar passar água. Molhou diariamente a planta com água da chuva. Após 5 anos, pesou novamente a terra seca e encontrou os mesmos 100 kg, enquanto que a planta de salgueiro pesava 80 kg.

BAKER, J. J. W; ALLEN, G. E. Estudo da biologia. São Paulo: EdgarBIucher, 1975 (adaptado).

Os resultados desse experimento permitem confrontar a interpretação equivocada do senso comum de que as plantas

  1. absorvem gás carbônico do ar.
  2. usam a luz como fonte de energia.
  3. absorvem matéria orgânica do solo.
  4. usam a água para constituir seu corpo.
  5. produzem oxigênio na presença de luz.

05. (Enem PPL 2015) No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por

No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por

  1. seres herbívoros.
  2. fungos fermentadores.
  3. bactérias heterótrofas.
  4. organismos produtores.
  5. microrganismos decompositores.

06. (Enem ppl 2017) A célula fotovoltaica é uma aplicação prática do efeito fotoelétrico. Quando a luz incide sobre certas substâncias, libera elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente elétrica. Uma célula fotovoltaica é composta por uma placa de ferro recoberta por uma camada de selênio e uma película transparente de ouro. A luz atravessa a película, incide sobre o selênio e retira elétrons, que são atraídos pelo ouro, um ótimo condutor de eletricidade. A película de ouro é conectada à placa de ferro, que recebe os elétrons e os devolve para o selênio, fechando o circuito e formando uma corrente elétrica de pequena intensidade.

DIAS, C. B. Célula fotovoltaica. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).

O processo biológico que se assemelha ao descrito é a

  1. fotossíntese.
  2. fermentação.
  3. quimiossíntese.
  4. hidrólise de ATP.
  5. respiração celular.

07. (Enem 2017) Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos. Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares. Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.

Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (adaptado).

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a

  1. utilização de água.
  2. absorção de fótons.
  3. formação de gás oxigênio.
  4. proliferação dos cloroplastos.
  5. captação de dióxido de carbono.

08. (Enem 2015) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

  1. eutrofização.
  2. proliferação de algas.
  3. inibição da fotossíntese.
  4. fotodegradação da matéria orgânica.
  5. aumento da quantidade de gases dissolvidos.

09. (Enem 2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. v. 37, n. 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

  1. os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
  2. os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
  3. as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
  4. as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
  5. as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

10. (Enem PPL 2010) Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e CO2, como as plantas.

GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).

A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar:

  1. clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose.
  2. citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio.
  3. clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio.
  4. citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose.
  5. clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.

11. (Enem 2009) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:

  1. o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
  2. os carboidratos convertem energia solar em energia química.
  3. a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
  4. o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
  5. a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp