Home > Banco de Questões > Biologia >

Ecologia I

Lista de 32 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ecologia com questões do Enem.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Ecologia .



01. (Enem 2020) Megaespectáculos com queima de grande quantidade de fogos de artifício em festas de final de ano são muito comuns no Brasil. Após a queima, grande quantidade de material particulado permanece suspensa no ar. Entre os resíduos, encontram-se compostos de sódio, vpotássio, bário, cálcio, chumbo, antimônio, cromo, além de percloratos e gases, como os dióxidos de nitrogênio e enxofre.

BRUNNING, A. The Chemistry of Firework Pollution. Disponivel em www cOmpoundchem com. Acesso em: 1 dez 2017 (adaptado)

  1. as substâncias resultantes da queima de fogos de artifício são inflamáveis.
  2. os resíduos produzidos na queima de fogos de artifício ainda são explosivos.
  3. sódio e o potássio são 08 principais responsáveis pela toxicidade do produto da queima.
  4. os produtos da queima contêm metais pesados e tóxicos que resultam em poluição atmosférica.
  5. o material particulado gerado se deposita na superfície das folhas das plantas impedindo os processos de respiração celular.

02. (Enem 2020) Pesquisadores coletaram amostras de água de um no em pontos diferentes, distantes alguns quilômetros um do outro. Ao longo do rio, há locais de águas limpas, como também locais que recebem descarga de esgoto de área urbana, e locais onde há decomposição ativa com ausência de peixes. Os pesquisadores analisaram dois parâmetros: oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO) em cada ponto de coleta de água, obtendo o gráfico: Os pesquisadores analisaram dois parâmetros: oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO) em cada ponto de coleta de água, obtendo o gráfico:

O OD é proveniente da atmosfera e da fotossíntese que ocorre no curso-d'água e sua concentração é função das variáveis físicas, químicas e bioquímicas locais. A DBO é a quantidade de oxigênio consumido por microrganismos em condições aeróbicas para degradar uma determinada quantidade de matéria orgânica, durante um período de tempo, numa temperatura de incubação específica.

Disponivel em www programaaguaazu! m gov br Acesso em 16 ago 2014 (adaptado)

Qual ponto de amostragem da água do rio está mais próximo ao local em que o rio recebe despejo de esgoto?

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

03. (Enem 2020) Grandes reservatórios de óleo leve de melhor qualidade e que produz petróleo mais fino foram descobertos no litoral brasileiro numa camada denominada pré-sal, formada há 150 milhões de anos.

A utilização desse recurso energético acarreta para o ambiente um desequilíbrio no ciclo do

  1. nitrogênio, devido à nitrificação ambiental transformando amônia em nitrito.
  2. nitrogênio, devido ao aumento dos compostos nitrogenados no ambiente terrestre.
  3. carbono. devido ao aumento dos carbonatos dissolvidos no ambiente marinho.
  4. carbono, devido à liberação das cadeias carbônicas aprisionadas abaixo dos sedimentos.
  5. fósforo, devido à liberação dos fosfatos acumulados no ambiente marinho.

04. (Enem 2020) Uma população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento I pode levar, no momento D, às situações D1 e D2. Uma população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento I pode levar, no momento D, às situações D1 e D2

A representação indica que, no momento D, na situação

  1. D1 ocorre um novo fator de isolamento geográfico.
  2. O D1 existe uma única população distribuída em gradiente.
  3. O D1 ocorrem duas populações separadas por isolamento reprodutivo.
  4. O D2 coexistem duas populações com características fenotípicas distintas.
  5. D2 foram preservadas as mesmas características fenotípicas da população original A.

05. (Enem 2020) O dióxido de carbono passa para o estado sólido (gelo seco) a -78 °C e retorna ao estado gasoso à temperatura ambiente. O gás é facilmente solubilizado em água, capaz de absorver radiação infravermelha da superfície da terra e não conduz eletricidade. Ele é utilizado como matéria-prima para a fotossíntese até o limite de saturação. Após a fixação pelos organismos autotróficos, o gás retoma ao meio ambiente pela respiração aeróbica, fermentação, decomposição ou por resíduos industriais, queima de combustíveis fósseis e queimadas. Apesar da sua importância ecológica, seu excesso causa perturbações no equilíbrio ambiental.

Considerando as propriedades descritas, o aumento atmosférico da substância afetará os organismos aquáticos em razão da

  1. redução do potencial hidrogeniônico da água.
  2. restrição da aerobiose pelo excesso de poluentes.
  3. diminuição da emissão de oxigênio pelos autótrofos.
  4. limitação de transferência de energia entre os seres vivos.
  5. retração dos oceanos pelo congelamento do gás nos polos.

06. (Enem Digital 2020) Um produtor de morangos notou, no início da manhã, que em alguns pontos das extremidades das folhas dos morangueiros ocorriam gotículas de água. Procurando informação a respeito do fenômeno, o agricultor descobre que isso é também observado em outras plantas herbáceas de pequeno porte.

Esse fenômeno fisiológico ocorre em condições de elevada umidade do ar e

  1. escassez de sais minerais.
  2. abundante suprimento hídrico.
  3. abundante período de transpiração.
  4. ausência de resistência estomática.
  5. ausência de substâncias impermeabilizantes.

07. (Enem Digital 2020) Metais são contaminantes encontrados em efluentes oriundos de diversas atividades antrópicas. Dentre esses, o mercúrio (Hg) é aquele que apresenta a maior toxicidade e o único metal que reconhecidamente causou óbitos em humanos em razão de contaminação pela via ambiental, particularmente pela ingestão de organismos aquáticos contaminados. Considere que, em um ecossistema aquático cujas águas foram contaminadas por mercúrio, esse metal será incorporado pelos organismos integrantes de toda a cadeia alimentar nos diferentes níveis tróficos.

LACERDA, L. D.; MALM, O. Contaminação por mercúrio em ecossistemas aquáticos: uma análise das áreas críticas. Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado).

Na situação apresentada, as concentrações relativas de mercúrio encontradas nos organismos serão

  1. mais altas nos produtores do que nos decompositores.
  2. iguais para todos nos diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar.
  3. mais baixas nos consumidores secundários e terciários do que nos produtores.
  4. mais altas nos consumidores primários do que nos consumidores de maior ordem.
  5. mais baixas nos de níveis tróficos de menor ordem do que nos de níveis tróficos mais altos.

08. (Enem Digital 2020) A rotação de culturas, juntamente com a cobertura permanente e o mínimo revolvimento do solo, compõem os princípios básicos do sistema de plantio direto. O aumento da diversidade biológica do solo contribui para a estabilidade da produção agrícola por causa de diversos fatores, entre eles o processo de fixação biológica de nitrogênio, realizado por bactérias.

FRANCHINI, J. C. et al. Importância da rotação de culturas para a produção agrícola sustentável no Paraná. Londrina: Embrapa Soja, 2011 (adaptado).

Nesse processo biológico, ocorre a transformação de

  1. N2 em NH3.
  2. NO3− em N2.
  3. NH3 em NH4+.
  4. NO2− em NO3−.
  5. NH4+ em NO2−.

09. (Enem Digital 2020) Pesquisadores delimitaram Unidades Evolutivas Significativas (UES) de cinco espécies pertencentes a diferentes grupos de vertebrados, distribuídos em oito áreas distintas, como mostra o quadro. Cada UES representa uma população isolada histórica e geneticamente diferenciada e apresenta prioridade para manejo e conservação. Pesquisadores delimitaram Unidades Evolutivas Significativas (UES) de cinco espécies pertencentes a diferentes grupos de vertebrados, distribuídos em oito áreas distintas, como mostra o quadro.

Considerando a área 4, a espécie que terá prioridade nas estratégias de conservação pertence a que grupo?

  1. Ave
  2. Anfíbio
  3. Roedor
  4. Lagarto
  5. Morcego

10. (Enem 2020 PPL) Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).

Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu

  1. hábitat.
  2. ecótopo.
  3. nível trófico.
  4. nicho ecológico.
  5. ecossistema.

11. (Enem 2020 PPL) Algumas espécies de bactérias do gênero Pseudomonas desenvolvem-se em ambientes contaminados com hidrocarbonetos, pois utilizam essas moléculas como substratos para transformação em energia metabólica. Esses microrganismos são capazes de transformar o octano em moléculas menos tóxicas, tornando o ambiente mais propício para desenvolvimento de fauna e flora.

Essas bactérias poderiam ser utilizadas para recuperar áreas contaminadas com

  1. petróleo.
  2. pesticidas.
  3. lixo nuclear.
  4. gases tóxicos.
  5. metais pesados.

12. (Enem 2020 PPL) As leis brasileiras de regulamentação das atividades pesqueiras destacam a importância da preservação de vegetais hidróbios pertencentes ao fitoplâncton. Esses organismos raramente são citados quando o assunto é a preservação da biodiversidade, mas desempenham papel ecológico fundamental.

ICMBIO. Disponível em: www.icmbio.gov.br. Acesso em: 19 out. 2015 (adaptado).

Esses organismos devem ser preservados porque

  1. transferem O2 do ar para a água.
  2. mantêm a temperatura da água estável.
  3. competem com algas que são tóxicas para os peixes.
  4. aceleram a decomposição de matéria orgânica na água.
  5. estabelecem a base da cadeia alimentar de ambientes aquáticos.

Ecologia

13. (Enem 2019) No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.  No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.

Na recuperação de uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que adotam qual estratégia?

  1. Estratégia 1, pois essas espécies produzem descendentes pequenos, o que diminui a competição com outras espécies.
  2. Estratégia 2, pois essas espécies têm uma longa duração da vida, o que favorece a produção de muitos descendentes.
  3. Estratégia 1, pois essas espécies apresentam um elevado potencial biótico, o que facilita a rápida recolonização da área desmatada.
  4. Estratégia 2, pois essas espécies estão adaptadas a hábitats mais estáveis, o que corresponde ao ambiente de uma área desmatada.
  5. Estratégia 2, pois essas espécies apresentam um tamanho populacional constante, o que propicia uma recolonização mais estável da área desmatada

Enem 2019 Ecologia

14. (Enem 2019) As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

  1. sinfilia.
  2. predatismo.
  3. parasitismo.
  4. competição.
  5. comensalismo.

Enem 2019 Ecologia

15. (Enem 2019) A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides (compostos aminados) que não foram extraídos no processo.

LIMA, L. K. S. et al. Utilização de resíduo oriundo da torrefação do café na agricultura em substituição à adubação convencional. ACSA — Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, n. 1, jan.-mar., 2014 (adaptado).

Esse resíduo contribui para a fertilidade do solo, pois

  1. possibilita a reciclagem de carbono e nitrogênio.
  2. promove o deslocamento do alumínio, que é tóxico.
  3. melhora a compactação do solo por causa da presença de pectina.
  4. eleva o pH do solo em função da degradação dos componentes do resíduo.
  5. apresenta efeitos inibidores de crescimento para a maioria das espécies vegetais pela cafeína

Enem 2019 Ecologia

16. (Enem 2019) Um alimento orgânico deve apresentar em sua embalagem o selo de uma instituição certificadora, garantindo ao consumidor que, além de ser um alimento isento de agrotóxicos, também é produzido com técnicas planejadas e controladas. A técnica de produção desses alimentos causa menor impacto aos recursos naturais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sistema de produção de alimentos vegetais, o controle de insetos é manejado por meio do(a)

  1. prática de adubação verde.
  2. emprego da compostagem.
  3. controle da irrigação do solo.
  4. utilização de predadores naturais.
  5. uso de sementes inoculadas com Rhizobium.

Enem 2019 Ecologia

17. (Enem 2019) Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano. Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas propriedades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, entre outros, são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrência de fármacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquáticos e terrestres.

BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Química Nova, v. 26, n. 4, ago. 2003 (adaptado).

Qual ação minimiza a permanência desses contaminantes nos recursos hídricos?

  1. Utilização de esterco como fertilizante na agricultura.
  2. Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana.
  3. Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade em lixões.
  4. Desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes.
  5. Reúso dos lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto na agricultura.

Enem 2019 Ecologia

18. (Enem 2019) Na piscicultura, costumam-se usar larvas de Artemia (crustáceo) para alimentar larvas de peixes. Ovos de Artemia são colocados em garrafas com água salgada e, sob condições ótimas de temperatura, luz e oxigênio, eles eclodem, liberando suas larvas, também conhecidas como náuplios. Para recolher os náuplios, coloca-se uma lâmpada branca fluorescente na boca da garrafa e estes começam a subir em direção ao gargalo

Esse comportamento das artêmias é chamado de

  1. geotropismo positivo.
  2. fototropismo positivo.
  3. hidrotropismo negativo.
  4. termotropismo negativo.
  5. quimiotropismo negativo

Ecologia

19. (Enem 2018) No ciclo celular atuam moléculas reguladoras. Dentre elas, a proteína p53 é ativada em resposta a mutações no DNA, evitando a progressão do ciclo até que os danos sejam reparados, ou induzindo a célula à autodestruição.

ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. Porto Alegre: Artmed, 2011 (adaptado).

A ausência dessa proteína poderá favorecer a

  1. redução da síntese de DNA, acelerando o ciclo celular.
  2. saída imediata do ciclo celular, antecipando a proteção do DNA.
  3. ativação de outras proteínas reguladoras, induzindo a apoptose.
  4. manutenção da estabilidade genética, favorecendo a longevidade.
  5. proliferação celular exagerada, resultando formação de um tumor.

Ecologia Evolução Botânica

20. (Enem 2018) O deserto é um bioma que se localiza em regiões de pouca umidade. A fauna é, predominantemente, composta por animais roedores, aves, répteis e artrópodes. Uma adaptação, associada a esse bioma, presente nos seres vivos dos grupos citados é o(a)

A existência de numerosas glândulas sudoríparas na

  1. xistência de numerosas glândulas sudoríparas na epiderme.
  2. eliminação de excretas nitrogenadas de forma concentrada.
  3. desenvolvimento do embrião no interior de ovo com casca.
  4. capacidade de controlar a temperatura corporal.
  5. respiração realizada por pulmões foliáceos.

Ecologia Botânica

21. (Enem 2018) O processo de formação de novas espécies é lento e repleto de nuances e estágios intermediários, havendo uma diminuição da viabilidade entre cruzamentos. Assim, plantas originalmente de uma mesma espécie que não cruzam mais entre si podem ser consideradas como uma espécie se diferenciando. Um pesquisador realizou cruzamentos entre nove populações – denominadas de acordo com a localização onde são encontradas – de uma espécie de orquidea (Epidendrum denticulatum). No diagrama estão os resultados dos cruzamentos entre as populações. Considere que o doador fornece o pólen para o receptor. O processo de formação de novas espécies é lento e repleto de nuances e estágios intermediários, havendo uma diminuição da viabilidade entre cruzamentos.

Em populações de quais localidades se observa um processo de especiação evidente?

  1. Bertioga e Marambaia; Alcobaça e Olivença.
  2. Itirapina e Itapeva; Marambaia e Massambaba.
  3. Itirapina e Marambaia; Alcobaça e Itirapina.
  4. Itirapina e Peti; Aicobaça e Marambaia.
  5. Itirapina e Olivença; Marambaia e Peti

Genética Botânia Ecologia

22. (Enem 2018) O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia.

Um dos benefícios dessa forma de plantio é a

  1. ampliação da variabilidade genética.
  2. produção de frutos das duas espécies.
  3. manutenção do genótipo da planta híbrida.
  4. reprodução de clones das plantas parentais.
  5. modificação do genoma decorrente da transgenia.

Ecologia

23. (Enem 2018) A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.

A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a)

  1. diminuição do cálice.
  2. alongamento do ovário.
  3. disponibilização do néctar.
  4. intensificação da cor das pétalas.
  5. aumento do número de estames.

Ecologia Programas de saúde

24. (Enem 2018) A utilização de extratos de origem natural tem recebido a atenção de pesquisadores em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento que são altamente acometidos por doenças infecciosas e parasitárias. Um bom exemplo dessa utilização são os produtos de origem botânica que combatem insetos.

O uso desses produtos pode auxiliar no controle da

  1. esquistossomose.
  2. leptospirose
  3. leishmaniose.
  4. hanseníase.
  5. aids.

Ecologia Reprodução e desenvolvimento animal

25. (Enem 2018) Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da

  1. proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis.
  2. produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.
  3. exploração de competição entre as fases da vida.
  4. ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimento do adulto.
  5. utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.

Ecologia

26. (Enem 2018) O alemão Fritz Haber recebeu o Prêmio Nobel de química de 1918 pelo desenvolvimento de um processo viável para a síntese da amônia (NH3). Em seu discurso de premiação, Haber justificou a importância do feito dizendo que:

"Desde a metade do século passado, tornou-se conhecido que um suprimento de nitrogênio é uma necessidade básica para o aumento das safras de alimentos; entretanto, também se sabia que as plantas não podem absorver o nitrogênio em sua forma simples, que é o principal constituinte da atmosfera. Elas precisam que o nitrogênio seja combinado [...] para poderem assimilá-lo.

Economias agrícolas basicamente mantêm o balanço do nitrogênio ligado. No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce a colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne à terra da qual foi retirado.

Isso tem gerado a necessidade econômica mundial de abastecer o solo com nitrogênio ligado. [...]A demanda por nitrogênio, tal como a do carvão, indica quão diferente nosso modo de vida se tornou com relação ao das pessoas que, com seus próprios corpos, fertilizam o solo que cultivam.

Desde a metade do último século, nós vínhamos aproveitando o suprimento de nitrogênio do salitre que a natureza tinha depositado nos desertos montanhosos do Chile. Comparando o rápido crescimento da demanda com a extensão calculada desses depósitos, ficou claro que em meados do século atual uma emergência seríssima seria inevitável, a menos que a química encontrasse uma saída."

HABER, F. The Synthesis of Ammonia from its Elements. Disponivel em: www.nobelprize.org. Acesso em: 13 jul. 2013 (adaptado).

De acordo com os argumentos de Haber, qual fenômeno teria provocado o desequilíbrio no "balanço do nitrogênio ligado"?

  1. O esgotamento das reservas de salitre no Chile.
  2. aumento da exploração de carvão vegetal e carvão mineral.
  3. A redução da fertilidade do solo nas economias agrícolas.
  4. A intensificação no fluxo de pessoas do campo para as cidades.
  5. A necessidade das plantas de absorverem sais de nitrogênio disponíveis no solo.

Enem 2018 PPL Ecologia

27. (Enem 2018 PPL) No século XVII, um cientista alemão chamado Jan Baptista van Helmont fez a seguinte experiência para tentar entender como as plantas se nutriam: plantou uma muda de salgueiro, que pesava 2,5 kg, em um vaso contendo 100 kg de terra seca. Tampou o vaso com uma placa de ferro perfurada para deixar passar água. Molhou diariamente a planta com água da chuva. Após 5 anos, pesou novamente a terra seca e encontrou os mesmos 100 kg, enquanto que a planta de salgueiro pesava 80 kg.

BAKER, J. J. W.; ALLEN, G. E. Estudo da biologia. São Paulo: Edgar Blucher, 1975 (adaptado).

Os resultados desse experimento permitem confrontar a interpretação equivocada do senso comum de que as plantas

  1. absorvem gás carbônico do ar.
  2. usam a luz como fonte de energia.
  3. absorvem matéria orgânica do solo.
  4. O usam a água para constituir seu corpo.
  5. O produzem oxigênio na presença de luz.

Enem 2018 PPL Ecologia

28. (Enem 2018 PPL) Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia.

TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).

Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas?

  1. Mutação.
  2. Fluxo gênico.
  3. Seleção natural.
  4. Deriva genética.
  5. Equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Enem 2018 PPL Ecologia

29. (Enem 2018 PPL) Um biólogo foi convidado para realizar um estudo do possível crescimento de populações de roedores em cinco diferentes regiões impactadas pelo desmatamento para ocupação humana, o que poderia estar prejudicando a produção e armazenagem local de grãos. Para cada uma das cinco populações analisadas (I a V), identificou as taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i), em número de indivíduos, conforme ilustrado no quadro. Um biólogo foi convidado para realizar um estudo do possível crescimento de populações de roedores em cinco diferentes regiões impactadas pelo desmatamento para ocupação humana, o que poderia estar prejudicando a produção e armazenagem local de grãos.

Em longo prazo, se essas taxas permanecerem constantes, qual dessas regiões deverá apresentar maiores prejuízos na produção/armazenagem de grãos?

  1. I
  2. II
  3. III
  4. IV
  5. V

Enem 2018 PPL Ecologia

30. (Enem 2018 PPL) As larvas do inseto do do bicho-da-farinha (Tenebrio molitor) conseguem se alimentar de isopor descartado (poliestireno expandido), transformando-o em dióxido de carbono Dessa forma, essas larvas contribuem para a redução dos impactos negativos causados pelo acúmulo de isopor no ambiente. e outros componentes.

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 29 out. 2015 (adaptado).

A redução dos impactos causados pelo acúmulo de isopor é resultante de qual processo desempenhado pelas larvas do bicho-da-farinha?

  1. Bioindicação.
  2. Biomarcação.
  3. Biodegradação.
  4. Bioacumulação.
  5. Biomonitoramento.

Ecologia

31. (Enem 2018 PPL) A fotossíntese é um processo físico-químico realizado por organismos clorofilados. Nos vegetais, é dividido em duas fases complementares: uma responsável pela síntese de ATP e pela redução do NADP* e a outra pela fixação de carbono.

Para que a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais

  1. água e oxigênio.
  2. glicose e oxigênio.
  3. radiação luminosa e água.
  4. glicose e radiação luminosa.
  5. oxigênio e dióxido de carbono.

Ecologia

32. (Enem 2018 PPL) Para que se faça a reciclagem das latas de alumínio são necessárias algumas ações, dentre elas:

1) recolher as latas e separá-las de outros materiais diferentes do alumínio por catação;

2) colocar as latas em uma máquina que separa as mais leves das mais pesadas por meio de um intenso jato de ar;

3) retirar, por ação magnética, os objetos restantes que contêm ferro em sua composição.

As ações indicadas possuem em comum o fato de

  1. A exigirem o fornecimento de calor.
  2. fazerem uso da energia luminosa.
  3. necessitarem da ação humana direta.
  4. serem relacionadas a uma corrente elétrica.
  5. ocorrerem sob a realização de trabalho de uma força.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp