Home > Banco de Questões > Matemática > Acafe>

Idade Moderna

Lista de 08 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema Idade Moderna com questões da Acafe.



01. (Acafe 2020) Articulando uma relação íntima entre o Estado e a economia, o mercantilismo caracterizou-se por uma política pela qual o Estado buscava garantir desenvolvimento comercial e financeiro. Foi típico das Monarquias Absolutistas da Europa.

Acerca do mercantilismo, todas as afirmações abaixo estão corretas, exceto a alternativa:

  1. O domínio de colônias, dentro do Pacto Colonial, também caracterizou o mercantilismo, destacando-se os países ibéricos. Criava-se uma relação de dependência da colônia em relação à metrópole.
  2. Necessitando de ouro e de prata para o fortalecimento das moedas nacionais, o metalismo foi também um importante instrumento do mercantilismo europeu.
  3. Na Inglaterra, ocorreu o desenvolvimento da frota naval e da marinha mercante, essenciais para a expansão do comércio externo.
  4. As medidas alfandegárias incentivavam as importações e liberavam o mercado interno para os produtos estrangeiros, incentivando, desta maneira, as relações comerciais.

02. (Acafe 2017) No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.

Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.

I A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina.

ll Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique

VII fundou a Ordem Anglicana.

lll Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim.

lV Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. I - II - III
  2. II - III - IV
  3. I - IV
  4. II - III

03. (Acafe 2017) A formação dos Estados Modernos, o Absolutismo Monárquico e o Mercantilismo caracterizaram a centralização política em várias partes da Europa, em oposição ao poder político descentralizado do sistema feudal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  1. O mercantilismo foi caracterizado pelo controle estatal da economia e priorizava o domínio de colônias para fornecer matérias primas e criar mercados consumidores para a metrópole.
  2. O casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, do trono de Castela, consolidou a formação do território que corresponde à Espanha.
  3. O processo de fortalecimento do poder real atingiu seu ápice com o absolutismo. O monarca passou a exercer o controle total sobre o comércio, as manufaturas e sobre a máquina administrativa.
  4. As Guerras da Reconquista, ao expulsarem os muçulmanos da Europa, contribuíram decisivamente para a formação da Monarquia francesa numa aliança com setores da nobreza.

04. (Acafe 2017) Este ano a imprensa inglesa noticiou que multidões comemoram o 90º aniversário da rainha Elizabeth, que realizou um passeio público. A Monarquia tem uma tradição histórica na Inglaterra e boa parte do povo inglês reverenciou os noventa anos da rainha de Elizabeth.

Nesse contexto, e considerando as raízes históricas do atual sistema de governo da Inglaterra é correto afirmar, exceto:

  1. Além de garantir a propriedade privada, a Declaração de Direitos (1689), elaborada pelo Parlamento Inglês, estabelecia a superioridade do parlamento sobre o rei.
  2. A Revolução Gloriosa ocorreu entre 1688 e 1689, determinando o fim do absolutismo monárquico, estabelecendo a monarquia parlamentar constitucional.
  3. O Primeiro Ministro da Inglaterra não pode atuar em conflitos diplomáticos e na política externa, cabendo à rainha este direito, estabelecido pelo Parlamento Inglês.
  4. O Parlamento Inglês é formado pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes. Existe também a Sala da Rainha, que é aberta para o pronunciamento anual da monarca.

05. (Acafe 2015) Acerca do predomínio ocidental sobre a América, África e Ásia durante as Idades Moderna e Contemporânea, e seus desdobramentos no final do século XX e início do século XXI, é correto afirmar, exceto:

  1. Esse predomínio foi possível pois chineses, indianos e muçulmanos não detinham capacidade tecnológica na área da navegação, o que favoreceu amplamente os Estados ocidentais.
  2. A Europa, ao se expandir, usou amplamente os recursos naturais e montou processos de produção na América que transferiu grande quantidade de riqueza para os países europeus nos séculos XVI, XVII e XVIII.
  3. Apesar do mundo ocidental ter sido liderado por países europeus e depois pelos EUA, há hoje a percepção de que vários países asiáticos estão recuperando espaço e força no cenário global. Uma das grandes dúvidas é se isso levará ou não a uma alteração significativa do mundo.
  4. Para muitos ocidentais, o mundo muçulmano é marcado por graves problemas internos e fanatismo religioso. Essa versão procura minimizar as fortes intervenções ocidentais que contribuíram para trazer problemas, conflitos e instabilidade à região.

06. (Acafe 2015) “A atividade industrial é a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII. (...) Com o desenvolvimento da atividade industrial com base no sistema capitalista, surgiu a necessidade de se incrementar cada vez mais a produção.”

Fonte: KRAJEWSKI, Angela Corrêa; GUIMARÃES, Raul Borges; RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia: pesquisa e ação. São Paulo: Moderna, 2005.

Sobre essa atividade econômica é correto afirmar exceto

  1. A pequena produção mercantil estruturada desde a chegada dos europeus e a expansão do excedente gaúcho de descendência europeia foram responsáveis pelo processo de industrialização recente na região do Nordeste brasileiro, mais precisamente em seu litoral.
  2. As transnacionais – grandes empresas que controlam o mercado de consumo mundial e mantêm filiais em vários países – utilizam inovações tecnológicas para aumentar o volume de vendas e os lucros.
  3. A empresa transnacional – principal agente do processo de globalização produtiva – é uma empresa de grande porte que possui enormes ativos específicos de sua propriedade como a tecnologia, o capital, a capacidade gerencial, organizacional e mercadológica.
  4. O acirramento da concorrência, outro elemento da globalização, faz com que as transnacionais centralizem capital, o que acaba por gerar poder econômico em escala mundial.

07. (Acafe 2017) A Contra-Reforma foi uma resposta da Igreja Católica ao avanço do protestantismo na Europa durante o século XVI.

Sobre esse contexto e as iniciativas tomadas pelo catolicismo é correto afirmar, exceto:

  1. Reativação das ações dos Tribunais da Inquisição.
  2. Abolição do celibato para o clero.
  3. Manutenção da hierarquia eclesiástica.
  4. Confirmação da salvação pela fé e boas obras.

08. (Acafe 2012) As transformações na economia ao final da Idade Média, interligadas ao processo de urbanização, crescimento comercial e fortalecimento da burguesia, contribuíram para o desenvolvimento capitalista. Neste contexto, as manifestações artísticas e literárias encontraram condições para seu desenvolvimento. O Renascimento europeu proliferou.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  1. A obra “O príncipe” de Nicolau Maquiavel destacou questões políticas.
  2. A família Médici, em Florença, destacou-se pela prática do mecenato.
  3. Os temas religiosos foram banidos da pintura renascentista.
  4. O antropocentrismo foi uma importante característica do renascimento cultural.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.