Home > Banco de Questões > Matemática > Acafe>

Idade Média

Lista de 04 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema Idade Média com questões da universidade.



01. (Acafe 2020) O período medieval europeu caracterizou-se pelo predomínio do sistema feudal, especialmente na Europa centroocidental. Sua formação remonta as transformações ocorridas no final do Império Romano Ocidental.

Dentro deste contexto, são características associadas ao feudalismo europeu as afirmações abaixo, exceto a alternativa:

  1. As relações de suserania e vassalagem estavam ligadas ao teocentrismo medieval e serviam unicamente para formar o cavaleiro, protetor da cristandade.
  2. O servo constituiu-se na mão-de-obra principal nas relações feudais de produtividade. Achava-se ligado à terra e a um senhor feudal.
  3. A Igreja Cristã tornou-se uma grande instituição. Exercia o domínio ideológico e cultural da sociedade feudal, caracterizado pelo teocentrismo.
  4. A sociedade era estamental, sem mobilidade social. Os servos, vinculados à terra, não tinham possibilidade de ascender socialmente.

02. (Acafe 2019) Em 1054, o Cisma do Oriente serviu para acentuar o distanciamento já existente entre Constantinopla e a Igreja da Europa Ocidental. Uma das principais consequências do Cisma do Oriente foi:

  1. a criação do termo “cristãos novos” para designar a população do Império bizantino que tinha se desfiliado da Igreja Romana.
  2. a Convocação das Cruzadas para invadir e conquistar o reino de Jerusalém e a formação de um Exército no Império Bizantino para apoiar os cruzados que se dirigiam para a Terra Santa.
  3. o início das Guerras Religiosas, que vai determinar o surgimento da Reforma Protestante e acentuar as divisões internas do cristianismo europeu.
  4. o surgimento da Igreja Ortodoxa, ligada ao Patriarcado de Constantinopla e a Igreja Católica Apostólica Romana, dirigida pelo Papa.

03. (Acafe 2019) Em 1054, o Cisma do Oriente serviu para acentuar o distanciamento já existente entre Constantinopla e a Igreja da Europa Ocidental. Uma das principais consequências do Cisma do Oriente foi:

  1. a criação do termo “cristãos novos” para designar a população do Império bizantino que tinha se desfiliado da Igreja Romana.
  2. o surgimento da Igreja Ortodoxa, ligada ao Patriarcado de Constantinopla e a Igreja Católica Apostólica Romana, dirigida pelo Papa.
  3. o início das Guerras Religiosas, que vai determinar o surgimento da Reforma Protestante e acentuar as divisões internas do cristianismo europeu.
  4. a Convocação das Cruzadas para invadir e conquistar o reino de Jerusalém e a formação de um Exército no Império Bizantino para apoiar os cruzados que se dirigiam para a Terra Santa.

04. (Acafe 2012) As transformações na economia ao final da Idade Média, interligadas ao processo de urbanização, crescimento comercial e fortalecimento da burguesia, contribuíram para o desenvolvimento capitalista. Neste contexto, as manifestações artísticas e literárias encontraram condições para seu desenvolvimento. O Renascimento europeu proliferou.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  1. A obra “O príncipe” de Nicolau Maquiavel destacou questões políticas.
  2. A família Médici, em Florença, destacouse pela prática do mecenato.
  3. Os temas religiosos foram banidos da pintura renascentista.
  4. O antropocentrismo foi uma importante característica do renascimento cultural.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.