Home > Banco de Questões > Matemática > Acafe>

Idade Contemporânea

Lista de 20 exercícios sobre História com gabarito sobre o tema Idade Contemporânea com questões da Acafe.



01. (Acafe 2021) No século XIX, o Imperialismo e sua política expansionista, levaram os Estados Unidos a aumentar consideravelmente sua extensão territorial, partindo da costa do Atlântico e chegando até o Pacífico.

Neste contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa:

  1. Na guerra contra o México, foi anexada a Califórnia, o Novo México e o Texas.
  2. Através da concepção do “Destino Manifesto”, as terras indígenas não foram atingidas pelo processo de colonização. Os nativos eram considerados cidadãos estadunidenses.
  3. A Doutrina Monroe tinha como objetivo evitar a interferência das potências europeias na América. Os estadunidenses desejavam exercer sua influência sem a presença europeia.
  4. O Havaí foi anexado pelos EUA tornando-se um Estado americano. Anteriormente, os EUA já investiam no arquipélago, consolidando na região uma elite de fazendeiros e comerciantes.

02. (Acafe 2021) Podem ser considerados antecedentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), EXCETO a alternativa.

  1. As disputas imperialistas entre as grandes potências europeias. Os países disputavam mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas.
  2. A “paz armada”, um período de desenvolvimento da indústria bélica, apesar de a Europa viver um período de paz aparente.
  3. Imposição do Tratado de Versalhes aos alemães. O governo alemão reagiu invadindo o Império Austro-Húngaro.
  4. Uma forte tensão política na Europa, destacando-se os movimentos nacionalistas, como o pangermanismo e o pan-eslavismo.

03. (Acafe 2021) A Guerra Fria marcou a polarização mundial em dois blocos: um liderado pelos Estados Unidos da América e o outro liderado pelo União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Acerca da Guerra Fria, assinale a alternativa que NÃO faz parte do seu contexto.

  1. A independência do Timor-leste, localizado na Ásia, com o apoio da União Soviética, da Alemanha Oriental e da França.
  2. A crise dos mísseis, quando os soviéticos resolveram instalar uma base de mísseis em Cuba.
  3. Criação de uma aliança militar entre os aliados dos Estados Unidos da América: a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.
  4. A Guerra do Vietnã, com o envio de militares estadunidenses ao Vietnã para lutar a favor dos sulvietnamitas.

04. (Acafe 2021) Em 2020 completou-se 81 anos do início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Acerca dos eventos que antecederam a guerra, é correto afirmar:

  1. Na Conferência de Munique, em 1938, com a presença das diplomacias inglesa e francesa, os alemães ganharam um ultimato para sair da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, ocupada por tropas nazistas.
  2. Os alemães assinaram com os soviéticos um pacto de não agressão. O objetivo da Alemanha era garantir que a União Soviética não iria interferir em uma possível invasão à Polônia.
  3. A Áustria resistiu a sua anexação pelos alemães e obteve o apoio do governo dos Estado Unidos, que exigiram a retirada das tropas alemãs do território austríaco. Os alemães recuaram e desocuparam o país.
  4. Para evitar uma nova guerra, a França cedeu aos alemães a região da Alsácia Lorena. Este ato foi combatido pela diplomacia estadunidense, que não tolerou concessões ao regime nazista.

05. (Acafe 2020) Articulando uma relação íntima entre o Estado e a economia, o mercantilismo caracterizou-se por uma política pela qual o Estado buscava garantir desenvolvimento comercial e financeiro. Foi típico das Monarquias Absolutistas da Europa.

Acerca do mercantilismo, todas as afirmações abaixo estão corretas, exceto a alternativa:

  1. O domínio de colônias, dentro do Pacto Colonial, também caracterizou o mercantilismo, destacando-se os países ibéricos. Criava-se uma relação de dependência da colônia em relação à metrópole.
  2. Necessitando de ouro e de prata para o fortalecimento das moedas nacionais, o metalismo foi também um importante instrumento do mercantilismo europeu.
  3. Na Inglaterra, ocorreu o desenvolvimento da frota naval e da marinha mercante, essenciais para a expansão do comércio externo.
  4. As medidas alfandegárias incentivavam as importações e liberavam o mercado interno para os produtos estrangeiros, incentivando, desta maneira, as relações comerciais.

06. (Acafe 2020) Nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), soviéticos e estadunidenses combatiam o mesmo adversário: os nazistas. No entanto, as diferenças e antagonismos entre as duas nações já estavam evidentes antes mesmo do término da guerra. Após 1945, e com o status de vencedores, estas rivalidades ficaram mais evidentes e iniciaram um período conhecido como Guerra Fria.

Em relação ao contexto da Guerra Fria, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto a alternativa:

  1. O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar criada pela União Soviética e países da Europa Oriental em resposta à criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
  2. O Plano Marshall permitiu aos Estados Unidos (EUA) emprestar dinheiro para a reconstrução da Europa, reativando a economia e reforçando a influência capitalista no continente europeu.
  3. A Doutrina Truman foi uma resposta soviética ao Plano Marshall e foi decisiva para a reconstrução da Europa Oriental. A parte de Berlim ocupada pela União Soviética serviu de modelo desta reconstrução.
  4. O termo “macarthismo” é uma referência ao Senador estadunidense Joseph McCarthy, que articulou um movimento nacional que perseguia os suspeitos de participar do partido comunista.

07. (Acafe 2019) Quase noventa anos já se passaram da Crise mundial de 1929. Seu início ocorreu nos Estados Unidos e seus reflexos atingiram muitos países.

Nesse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. O início da crise nos Estados Unidos está ligado diretamente aos gastos militares após a participação na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
  2. A diminuição das exportações gerou uma superprodução, produzindo-se mais do que os mercados consumiam, tendo como resultados: desemprego e falências de empresas.
  3. As especulações na Bolsa de Valores de Nova York aumentavam. Em 1929 os investidores tentavam vender suas ações. Muita gente vendendo e ninguém comprando, essa situação causou o “crash” (quebra) da bolsa.
  4. O Brasil foi atingido principalmente nas suas exportações de café. Os Estados Unidos eram um dos principais compradores e diminuíram muito a importação do café brasileiro.

08. (Acafe 2018) A Revolução ocorrida na Rússia, em 1917, está completando 100 anos. Foi efetivamente o primeiro regime socialista duradouro implantado por um país. Nesse contexto, e acerca dos eventos que se relacionam com esta revolução é correto afirmar, exceto:

  1. Durante a Guerra Civil, o Exército branco contou com o apoio de nações capitalistas, como Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Japão.
  2. Os mencheviques foram diretamente responsáveis por implantar o socialismo na Rússia, obtendo o apoio dos sovietes e do parlamento russo, conhecido como Duma.
  3. A insatisfação da população com o Czar (Monarca Russo) só crescia. As longas jornadas de trabalho, os altos impostos e a falta de alimentos contribuíram para o levante contra o Czar.
  4. No final do ano de 1917 iniciava-se o regime socialista na Rússia, liderado por Lênin. As fábricas, os bancos e os estabelecimentos comerciais foram nacionalizados.

09. (Acafe 2018) “Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo pecado e que está salvo”. Este é um dos pontos das 95 teses divulgadas por Martinho Lutero na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517, que está completando 500 anos em 2017. Acerca do contexto da reforma protestante, da atuação de Lutero e do avanço do movimento reformista na igreja europeia é correto afirmar, exceto:

  1. Henrique VIII, rei da Inglaterra, rompeu com o catolicismo publicando o Ato de supremacia, documento em que se tornava o chefe da Igreja da Inglaterra, posteriormente denominada Anglicana.
  2. Lutero e o teólogo Felipe Melanchton escreveram a Confissão de Augsburgo, fundamentando a doutrina luterana. Um dos pontos desta obra determinava a substituição do latim pela língua nacional nos cultos religiosos.
  3. As ideias protestantes influenciaram a revolta camponesa sob a liderança de Thomas Münzer na Turíngia, que pregava o fim do Estado e da propriedade privada.
  4. Calvino condenava a usura e a doutrina da predestinação, sendo apoiado por integrantes do clero secular e da própria burguesia estabelecida na Suíça.

10. (Acafe 2018) O antissemitismo orientou muitas das ações políticas e sociais do partido nazista enquanto este esteve no poder. Nesse contexto, e sobre o antissemitismo alemão, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. A eugenia foi uma tentativa das associações sionistas da Alemanha de financiar partidos políticos adversários dos nazistas na década de 20 e 30 do século XX.
  2. Na denominada Noite dos Cristais, na Alemanha, dezenas de sinagogas foram incendiadas e lojas comerciais de judeus depredadas.
  3. Muitos direitos civis dos judeus foram suprimidos e foi proibido o casamento entre judeus e alemães.
  4. Durante o regime nazista muitas pessoas e diversos profissionais colaboravam com o nacional socialismo para a identificação de judeus. Tal prática poderia garantir uma ascensão social.

11. (Acafe 2018) Completam-se cem anos do término da Grande Guerra (1914-1918). A Primeira Guerra começa europeia e termina como um conflito mundial. No contexto desta guerra, e acerca de seus antecedentes, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. As rivalidades imperialistas originárias desde o século XIX entre ingleses e alemães também contribuíram para a formação de alianças militares distintas.
  2. Os russos, que faziam parte da Tríplice Entente, assinaram um armistício com os alemães e retiraram-se da guerra por causa da revolução que acontecia em seu território.
  3. A Questão da Bósnia-Herzegovina, que tinha os sérvios e austríacos como aliados, desencadeou a Questão Balcânica quando os alemães invadiram Sarajevo.
  4. Os Estados Unidos da América entraram militarmente na guerra em 1917, ao lado da Tríplice Entente. Esta participação estadunidense foi determinante para o término da guerra em 1918.

12. (Acafe 2017) No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.

Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.

I A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina.

II Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique

VII fundou a Ordem Anglicana.

III Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim.

IV Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. I - II - III
  2. II - III - IV
  3. I - IV
  4. II - III

13. (Acafe 2017) O Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte em 1806 tinha por objetivo isolar a Inglaterra dos países europeus e estipulava que os países da Europa e aliados da França não poderiam comercializar com os ingleses. Este evento europeu trouxe consequências para o Brasil, pois ocasionou um evento com profundas transformações políticas e sociais. Assim, assinale a alternativa correta acerca do evento que gerou essas transformações.

  1. A vinda da Família real portuguesa para o Brasil e o consequente decreto da Abertura dos Portos.
  2. A transferência da capital, da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
  3. A invasão do território português pelos espanhóis e a anulação do Tratado de Tordesilhas.
  4. A Revolução do Porto, em 1820, contribuindo com a intensificação do comércio entre franceses e comerciantes luso-brasileiros.

14. (Acafe 2017) Em 2017 completam-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna. Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:

  1. A doutrina calvinista aceitava o mundo dependente da vontade de Deus, estando todos os homens sujeitos à predestinação.
  2. Na Dieta de Worms, convocada pelo monarca Carlos V, o luteranismo foi oficializado como religião do Sacro Império e difundiu-se rapidamente na Península Ibérica.
  3. A supressão do celibato e a condenação da simonia também caracterizaram princípios defendidos pelo protestantismo.
  4. O sistema clerical dominante foi criticado por Lutero através das 95 teses fixadas na porta da igreja do castelo de Wittenberg.

15. (Acafe 2017) O mundo contemporâneo apresenta ainda muitos conflitos, alguns dos quais antigos, porém acompanhados pela emersão de novos. Para entender a geopolítica atual é preciso considerar o jogo das potências.

Assim, analise as afirmações a seguir.

I. Do ponto de vista cultural a influência exercida pelos Estados Unidos no mundo é muito grande, e do ponto de vista econômico esse país ainda mantém de forma clara a supremacia sobre os demais, ocupando o primeiro lugar em relação ao Produto Interno Bruto.

II. A União Europeia (bloco formado por países europeus), do ponto de vista estratégicomilitar, constituiu forças armadas unificadas que substituíram a OTAN, extinta com o fim da Guerra Fria.

III. A China é personagem importante na geopolí- tica mundial: tem o maior exército do mundo, é potência nuclear e membro do Conselho de Segurança da ONU, e tem a maior população do planeta.

IV. A Índia, país do BRICS, é uma potência nuclear com mais de um bilhão de habitantes e destaca-se por possuir uma classe média quantitativamente elevada, o que lhe assegura significativo mercado consumidor interno.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. I - III - IV
  2. II - III - IV
  3. II - IV
  4. III - IV

16. (Acafe 2016) Paris e Bruxelas recentemente foram alvos de ataques terroristas. Acerca desses dois ataques e do contexto geral do terrorismo pós 11 de setembro de 2001, é correto afirmar, exceto:

  1. A origem do “Estado Islâmico”, organização que se responsabilizou pelos ataques a Paris e Bruxelas, ocorreu na Síria. Rússia e China ofereceram treinamento e armas aos militantes, buscando atingir as posturas dos estados europeus que integram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
  2. Desde 11 de setembro de 2001 o terrorismo adquiriu uma importância fundamental na agenda de segurança dos EUA, de boa parte da Europa e de muitos outros países do mundo.
  3. Para os críticos das grandes potências, estas também realizam atos terroristas contra populações de outros países. Denominam isso de “terrorismo de Estado”.
  4. O Estado Islâmico, apesar dos constantes e contínuos ataques militares que vem recebendo, mantém ainda uma parcela substancial de território de dois países, Iraque e Síria, sob seu controle.

17. (Acafe 2016) Acerca das principais proposições e afirmações dos movimentos fascistas no passado, e que tem retornado recentemente, analise as afirmações a seguir.

I Uma das principais proposições fascistas era o uso indiscriminado da violência contra opositores, fossem eles, socialistas, liberais, socialdemocratas ou qualquer movimento organizado de oposição.

ll Os fascistas em geral provinham de setores tradicionais das elites europeias. Muitos tinham origem aristocrata e defendiam propostas monarquistas.

lll A afirmação de que a democracia era fraca e que não evitava a corrupção foi uma arma retórica muito usada pelos fascistas. Após subirem ao poder, destruíam a oposição e governavam de forma totalitária, controlando imprensa, instituições, forças armadas e polícia.

lV A radicalização política atual em muitos países, inclusive no Brasil, faz com que muitas práticas de caráter fascista voltem a aparecer na forma de intolerância, incitação da violência e, em muitos casos, de racismo.

V Uma das alas mais importantes do Partido Republicano dos EUA, o chamado Tea party, assumiu oficialmente discursos e símbolos de origem fascista.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. II - III
  2. I - III
  3. III - IV
  4. IV - V

18. (Acafe 2016) Acerca dos processos eleitorais nos EUA e os presidentes desse país desde a Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar, exceto:

  1. A atual corrida presidencial já lançou várias polêmicas, em especial pelo caráter conservador e xenófobo de Donald Trump, o candidato republicano.
  2. Democratas e Republicanos são legalmente os dois únicos partidos do país. A lei de corte de 1956 exige que um partido só possa participar de eleições se tiver pelo menos 10% de representação no Congresso. Isso eliminou os partidos menos expressivos.
  3. A postura dos republicanos na Casa Branca tem sido marcada por uma postura mais intervencionista e militar, como nas gestões de Ronald Reagan e George Walker Bush.
  4. O partido democrata de maneira geral é visto como maior defensor de políticas sociais e projetos educacionais que são criticados por seus opositores.

19. (Acafe 2016) Acerca das principais proposições e afirmações dos movimentos fascistas no passado, e que tem retornado recentemente, analise as afirmações a seguir.

I Uma das principais proposições fascistas era o uso indiscriminado da violência contra opositores, fossem eles, socialistas, liberais, socialdemocratas ou qualquer movimento organizado de oposição.

ll Os fascistas em geral provinham de setores tradicionais das elites europeias. Muitos tinham origem aristocrata e defendiam propostas monarquistas.

lll A afirmação de que a democracia era fraca e que não evitava a corrupção foi uma arma retórica muito usada pelos fascistas. Após subirem ao poder, destruíam a oposição e governavam de forma totalitária, controlando imprensa, instituições, forças armadas e polícia.

lV A radicalização política atual em muitos países, inclusive no Brasil, faz com que muitas práticas de caráter fascista voltem a aparecer na forma de intolerância, incitação da violência e, em muitos casos, de racismo.

V Uma das alas mais importantes do Partido Republicano dos EUA, o chamado Tea party, assumiu oficialmente discursos e símbolos de origem fascista.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. III - IV
  2. IV - V
  3. I - III - IV
  4. II - III - V

20. (Acafe 2016) Acerca dos processos eleitorais nos EUA e os presidentes desse país desde a Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar, exceto:

  1. A postura dos republicanos na Casa Branca tem sido marcada por uma postura mais intervencionista e militar, como nas gestões de Ronald Reagan e George Walker Bush.
  2. A atual corrida presidencial já lançou várias polêmicas, em especial pelo caráter conservador e xenófobo de Donald Trump, o candidato republicano.
  3. Democratas e Republicanos são legalmente os dois únicos partidos do país. A lei de corte de 1956 exige que um partido só possa participar de eleições se tiver pelo menos 10% de representação no Congresso. Isso eliminou os partidos menos expressivos.
  4. O partido democrata de maneira geral é visto como maior defensor de políticas sociais e projetos educacionais que são criticados por seus opositores.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.