UFPR 2021: História

1. (UFPR 2021) A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi:

  1. a aplicação de pesada taxação das fortunas, perdendo apoio da elite em suas reformas.
  2. a reestatização de companhias privatizadas no governo Sarney, afugentando investidores estrangeiros.
  3. o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo, derrubando as bolsas de valores.
  4. o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior parte da população.
  5. a realização da paridade da moeda brasileira cruzeiro com o valor do dólar, prejudicando as importações.

2. (UFPR 2021) Leia o seguinte excerto:

Para nós, o ostracismo existe no sentido figurado, mas para os atenienses era uma medida concreta que marcava a vida do ostracizado. As escavações arqueológicas permitiram que se descobrissem cacos com diversos nomes [de ostracizados].

(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.)

Considerando os conhecimentos sobre Grécia Antiga, a principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos VI e V a.C. foi a de impedir que:

  1. micênicos tivessem poder político e ameaçassem a aristocracia.
  2. estrangeiros mobilizassem poder político e ameaçassem a oligarquia.
  3. cidadãos concentrassem poder político e ameaçassem a democracia.
  4. espartanos arregimentassem o poder político e ameaçassem a república.
  5. cretenses conseguissem poder político e ameaçassem a tirania.

3. (UFPR 2021) No que diz respeito à Inconfidência Mineira (1789) e à Conjuração Baiana (1798), assinale a alternativa que destaca uma semelhança e uma diferença entre esses dois movimentos.

  1. Ambos os movimentos defendiam a abolição da escravidão, mas na Inconfidência Mineira houve proposta de indenização aos proprietários de escravizados e na Conjuração Baiana houve proposta de indenização aos escravizados.
  2. Ambos os movimentos desejavam a mudança do sistema político no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve a defesa de um regime democrático e na Conjuração Baiana houve a defesa de monarquia constitucional.
  3. Ambos os movimentos desejavam implantar a industrialização no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de empresários ingleses e na Conjuração Baiana houve apoio do Marquês de Pombal.
  4. Ambos os movimentos pretendiam unir-se a outras rebeliões nas colônias ibéricas na América, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de Simón Bolívar e na Conjuração Baiana houve apoio dos haitianos.
  5. Ambos os movimentos pregavam a independência regional em relação a Portugal, mas na Inconfidência Mineira houve maior participação da elite e na Conjuração Baiana houve maior participação popular.

4. (UFPR 2021) Leia o excerto a seguir, do historiador Jacques Le Goff, sobre o conceito de memória:

A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje [...]. Mas a memória coletiva é não somente uma conquista, é também um instrumento e um objeto de poder.

(LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 5. ed., 2003, p. 469-470.)

A partir dos conhecimentos sobre a Idade Moderna e a Idade Contemporânea, considere as seguintes afirmativas:

1. Em 2020, várias estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas para se protestar contra o genocídio de povos americanos nativos.

2. A obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena objetiva valorizar a atuação de grupos e indivíduos marginalizados na história e na memória do nosso país.

3. Após a morte de Lênin (1924), Stálin coordenou o silenciamento da memória e das representações de Lênin nos países soviéticos.

4. No projeto “Brasil: Nunca Mais”, a memória das torturas dos presos políticos no período do Estado Novo foi recuperada.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  2. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  5. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras

5. (UFPR 2021) Em junho de 2020, os legisladores do estado do Mississippi, nos Estados Unidos, aprovaram a retirada do símbolo dos confederados da bandeira estadual. Com base na história dos Estados Unidos, assinale a alternativa que apresenta quem foram os confederados e qual foi a razão dos protestos atuais contra os símbolos confederados

  1. Os confederados defendiam o extermínio dos indígenas e a independência das 13 colônias em relação à Inglaterra, razão pela qual os símbolos confederados são considerados uma defesa do genocídio indígena.
  2. Os confederados defendiam a manutenção da escravidão e a separação do Sul em relação ao Norte dos Estados Unidos no contexto da Guerra Civil Americana (1861-1865), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados racistas.
  3. Os confederados defendiam a expulsão dos judeus e o rompimento de relações com o Estado de Israel no contexto da Guerra dos Seis Dias (1967), razão pela qual os símbolos confederados são considerados antissemitas.
  4. Os confederados defendiam o banimento de muçulmanos e a suspensão da entrada de imigrantes islâmicos no território americano no contexto da Guerra do Golfo (1991), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados islamofóbicos.
  5. Os confederados defendiam a deportação dos mexicanos e a construção de um muro separando os Estados Unidos do México no contexto da Guerra Hispano-Americana (1898), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados xenófobos.

6. (UFPR 2021) Leia os excertos abaixo – o primeiro é de um especialista em música popular; o segundo é parte de uma letra de canção punk inglesa:

[...] em contraposição ao Verão do Amor da geração dos hippies de 10 anos antes, [o ano de] 1977 seria o Verão do Ódio da geração dos punks.

(KEMPCZYNSKI-COSTAMBEYS, Raphael. The poison in the human machine. In: BROOKS, L. et alli (eds). Mad Dogs and Englishness: popular music and English identities. NY: Bloomsbury, 2017, p. 147.)

[…] Não há futuro no sonho da Inglaterra […] Sem futuro para você […] Sem futuro para mim.

(“God save the Queen” [Deus salve a Rainha], da banda Sex Pistols, 1977.)

A partir dos conhecimentos sobre período contemporâneo, é correto afirmar que a criação e o desenvolvimento do movimento musical punk na Inglaterra nos anos 1970 e 1980 ocorreu num cenário socioeconômico de:

  1. declínio do Estado de Bem-Estar Social após a Segunda Guerra Mundial e de ascensão de políticas neoliberais que diminuíram investimentos em educação, saúde e seguridade social.
  2. crise econômica causada pela saída da Inglaterra do tratado de Maastricht e de aumento de impostos para as populações mais pobres penalizadas pelo desemprego.
  3. endurecimento do imperialismo inglês sobre suas colônias asiáticas e africanas e de aumento da violência urbana, com atentados terroristas praticados por imigrantes desses territórios dominados.
  4. fracasso das políticas monetaristas implantadas após a Primeira Guerra Mundial e de adoção de reformas protecionistas malsucedidas que penalizaram os pequenos negócios ingleses.
  5. enfraquecimento do Estado de Lei e Ordem e de rejeição de iniciativas de globalização econômica, que causaram a emigração de jovens pobres ingleses em busca de oportunidades de trabalho