Fuvest 2021: História

1. (Fuvest 2021) A ascensão dos regimes totalitários na Europa das primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de ordem social heterogênea.

Dentre esses grupos, destacam-se

  1. a tropa de proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo.
  2. os camisas negras, que organizavam ações violentas, intimidação e assassinatos contra opositores de Mussolini.
  3. a seção de assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por assegurar os interesses nazistas nos territórios ocupados.
  4. as falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica.
  5. as milícias salazaristas que atuavam para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.

2. (Fuvest 2021) A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de “Período Regencial”. Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, indica:

  1. o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém formados na América.
  2. expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio a geopolítica da 2.ª Revolução Industrial.
  3. a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.
  4. a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo
  5. o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.

3. (Fuvest 2021) A economia do Império do Brasil foi caracterizada por

  1. prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária.
  2. desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com países americanos, em detrimento das relações com os países europeus.
  3. conjugação entre desenvolvimento agrícola e indústria, responsável por tornar o Brasil a 4.ª maior economia do mundo.
  4. crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.
  5. redução contínua do tráfico de escravos e políticas publicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.

4. (Fuvest 2021) A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque:

  1. incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa.
  2. contribui para o declínio do império asteca além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades até então despovoadas.
  3. acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global substituindo pelo capital industrial e financeiro.
  4. conectou o continente americano com as partes dos extremo oriente onde a prata também era explorada além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao caribe.
  5. aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.

5. (Fuvest 2021) “A base física do Brasil, ao principiar o século XVIII, era profundamente diversa daquela que, mesmo numa interpretação liberal do Tratada de Tordesilhas, fora assentada no diploma de 1494. A expansão ao longo do litoral levara ao Oiapoc, no norte, e ao Prata, no sul. O rush do ouro estava determinando a ampliação da área oeste do mesmo modo por que a ‘droga do sertão’ explicava a façanha da incorporação do mundo amazônica. Toda uma geografia nova, política, social e econômica se estava escrevendo na América portuguesa [...].”

(Arthur F. Reis. “Os tratados de limites’. História geral da civilização brasileira, t. I, v.1, p. 396.)

A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:

  1. o Tratado de Tordesilhas representou uma permanente barreira a exploração econômica dos sertões portugueses da América, e só foi ultrapassada no século XVIII por sertanistas que passaram a agir junto à Coroa Portuguesa.
  2. a ocupação da Amazônia foi determinante na formação do território português da América porque as drogas do sertão puderam ser exploradas por longos períodos, ao contrário do efêmero ouro de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
  3. embora a mineração tenha interiorizado a presença portuguesa no continente, a definição das fronteiras territoriais do Brasil só se completaria definitivamente muito depois, no começo do século XX.
  4. mesmo com o rush minerador a economia colonial portuguesa continuou isolada em relação aos principais circuitos econômicos europeus de sua época, situação que só alteraria na primeira década do século XIX.
  5. a realidade econômica de Portugal e Espanha no séculos XVII e XVIII tornou o Tratado de Tordesilhas obsoleto, uma vez que neste período importava menos o comércio extrativista e mais a produção industrial.

6. (Fuvest 2021) “Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social. Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateterê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o ‘Corta Jaca’ é executado com todas as honras da música de Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria.”

(Rui Barbosa, Senado, 8/11/1914.)

A partir do texto, identifique a alternativa correta.

  1. a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
  2. o discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares.
  3. a eclosão da 1.ª Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.
  4. o programa musical adotado na recepção revela tendências modernistas ao conferir status de arte à danças populares.
  5. a apresentação do maxixe Corta Jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e a eugenia presente na cultura oficial.

7. (Fuvest 2021) [No Brasil] a transição da predominância indígena para a africana na composição da força de trabalho escrava ocorreu aos poucos ao longo de aproximadamente meio século.

Quando os senhores de engenho, individualmente, acumulavam recursos suficientes, compravam alguns cativos africanos, e iam acrescentando outros à medida que capital e crédito se tornavam disponíveis.

Em fins do século XVI, a mão de obra dos engenhos era mista do ponto de vista racial, e a proporção foi mudando constantemente e favor dos africanos e sua prole.

Com base na leitura do trecho e em seus conhecimentos, podemos afirmar corretamente que no Brasil

  1. A implementação da escravidão de origem africana não fez desaparecer a escravidão indígena, pois o emprego de ambos poderia variar segundo épocas e regiões específicas.
  2. Do ponto de vista senhorial, valia a pena pagar mais caro por escravos africanos, porque estes viviam mais do que os escravos indígenas, que eram mais baratos.
  3. O comércio de escravos africanos foi incompatível com o comércio de indígenas, porque eram explorados por diferentes traficantes, que competiam entre si.
  4. Havia crédito disponível para a compra de escravos africanos, mas não de escravos indígenas, pois a Igreja estava interessada na manutenção de boas relações com os nativos.
  5. A escravização dos indígenas pelos portugueses foi impossibilitada pelo fato de que os povos nativos americanos eram contrários ao aprisionamento de seres humanos.

8. (Fuvest 2021) Canto V Estância 81

E foi que, de doença crua e feia,

A mais que eu nunca vi, desampararam

Muitos a vida, e em terra estranha e alheia

Os ossos para sempre sepultaram.

Quem haverá que, sem ver, o creia?

Que tão disformemente ali lhe incharam

As gengivas na boca, que crescia

A carne e juntamente apodrecia?

Luis Vaz de Camões, Os Lusíadas.

É correto afirmar que Camões, neste trecho, descreveu sintomas de

  1. peste bubônica, zoonose transmitida por ratos que assolou populações europeias e asiáticas no século XIV, propagada pelas viagens comerciais.
  2. escorbuto, deficiência em vitamina C, doença comum nas viagens ultramarinas europeias dos séculos XV e XVI, como a de Vasco da Gama em busca das Índias.
  3. malária, doença de ampla ocorrência nas viagens de exploradores para a África e Américas nos séculos XV e XVI.
  4. varíola, doença viral disseminada no Velho Mundo e trazida pelos navegantes dos séculos XV e XVI às colônias, onde dizimou populações nativas.
  5. leishmaniose, parasitose transmitida por mosquitos e contraída pelos primeiros exploradores da Amazônia e dos Andes durante o século XVI.

9. (Fuvest 2021) “A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado [...] É o que aconteceu em Esparta [...]. Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? [...] As mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível”.

(Aristóteles, A política. p. 79-80.)

É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:

  1. obtiveram direitos à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-estado de Atenas durante o período Clássico.
  2. Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.
  3. Adquiriram poderes políticos como cidadãs, apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.
  4. Em Atenas, podiam participar de algumas discussõesna Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da Democracia.
  5. Tornaram-se legisladoras e integrantes do Conselho dos mais velhos na cidade-estado de Tebas.

10. (Fuvest 2021) A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise atentamente.

Essa imagem pode ser considerada renascentista porque:

  1. representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina cristã.
  2. reforça a perspectiva teocêntrica, ao representar a virgem Maria no centro da composição pictórica.
  3. retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura narrativa sobre o pecado original.
  4. adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.
  5. utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e espaço.

11. (Fuvest 2021) Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.

Considerando as informações apresentadas é correto afirmar que

  1. a mortalidade gripal verificada nos distritos de Belezinho e da Mooca foi resultado de alta concentração demográfica associada às condições de habitação e serviços.
  2. Os índices elevados de óbito forem verificados entre os distritos que se concentravam que concentravam os contingente demográfico, independente do tipo de moradia e dos benefícios existentes.
  3. o número de óbitos gripais colhidos no Bom Retiro atesta que não há correlação entre topografia, tipo de moradia e de origem sociais dos infectados
  4. apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais no distritos da Se e da Liberdade o índice de mortalidade verificado é significativamente distinto.
  5. os dados indicam que a epidemia se alastrou por toda a cidade, com igual impacto sobre a população não importa a classe, a profissão ou a topografia do distrito