Home > Banco de Questões > Provas Fuvest>

Fuvest 2021: Biologia

1. (Fuvest 2021) A determinação do sexo em embriões de tartaruga-de-couro depende da temperatura a que o ovo foi exposto. Isso está relacionado à ação da enzima aromatase, que converte a testosterona em estradiol. A expressão gênica e a atividade dessa enzima nas gônadas são dependentes da temperatura, conforme indicado na figura.

A expressão gênica e a atividade dessa enzima nas gônadas são dependentes da temperatura, conforme indicado na figura

Sobre a determinação do sexo em tartarugas-de-couro, é correto afirmar:

  1. A atividade máxima da aromatase determina diferenciação sexual masculina
  2. O maior nível de transcrição do gene da aromatase coincide com a menor atividade da enzima.
  3. Em temperaturas entre 28 e 30°C, a maioria dos embriões diferenciam-se em fêmeas.
  4. Há equilíbrio no nascimento de machos e fêmeas a 26°C.
  5. A atividade da aromatase depende da quantidade de estradiol disponível.

2. (Fuvest 2021) A genealogia a seguir representa uma família em que aparecem pessoas afetadas por adrenoleucodistrofia. A mulher III.2 está grávida e ainda não sabe o sexo do bebê

A genealogia a seguir representa uma família em que aparecem pessoas afetadas por adrenoleucodistrofia. A mulher III.2 está grávida e ainda não sabe o sexo do bebê

A relação correta entre o padrão de herança deste forma de adrenoleucodistrofia e probabilidade de que a criança seja afetada é:

    A relação correta entre o padrão de herança deste forma de adrenoleucodistrofia e probabilidade de que a criança seja afetada é:

3. (Fuvest 2021) Considere dois genes (A e B) localizados em cromossomos diferentes e seus respectivos alelos (A, a, B, b). Uma representação possível desses alelos durante a mitose, imediatamente antes da metáfase, é:

    Considere dois genes (A e B) localizados em cromossomos diferentes e seus respectivos alelos (A, a, B, b). Uma representação possível desses alelos durante a mitose, imediatamente antes da metáfase, é:

4. (Fuvest 2021) Considere três espécies de plantas (X, Y e Z) e suas características:

- A planta X não possui flores, mas é polinizada pelo vento. Além disso, não possui frutos, mas suas sementes são dispersas por aves

- A planta Y não possui flores, nem sementes, nem frutos.

- A planta Z possui flores e é polinizada por aves. Além disso, possui frutos e suas sementes são dispersas por aves

A que grupo pertencem as plantas X, Y e Z, respectivamente?

  1. Pteridófitas, angiospermas e gimnospermas.
  2. Gimnospermas, pteridófitas e angiospermas.
  3. Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
  4. Angiospermas, gimnospermas e pteridófitas.
  5. Gimnospermas, angiospermas e pteridófitas.

5. (Fuvest 2021) Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas caracteristicas das plantas. Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

  1. Aumento da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
  2. Aumento da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz dire ta do sol; diminuição da frequê ncia de plantas que apresentam folhas largas.
  3. Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
  4. Diminuição da frequència de plantas epifitas; diminuiç ão da frequência de plantas com adaptações a queimadas.
  5. Diminuição da frequéncia de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol: aumento da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

6. (Fuvest 2021) No que diz respeito a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), identifique a relação correta entre grupo causador, um dos seus sintomas e se possui ou não vacina preventiva.

  • No que diz respeito a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), identifique a relação correta entre grupo causador, um dos seus sintomas e se possui ou não vacina preventiva

7. (Fuvest 2021)

Canto V Estância 81

E foi que, de doença crua e feia,

A mais que eu nunca vi, desampararam

Muitos a vida, e em terra estranha e alheia

Os ossos para sempre sepultaram.

Quem haverá que, sem ver, o creia?

Que tão disformemente ali lhe incharam

As gengivas na boca, que crescia

A carne e juntamente apodrecia?

Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.

É correto afirmar que camões, neste trecho, descreveu sintomas de:

  1. peste bubônica, zoonose transmitida por ratos que assolou populações europeias e asiáticas no século XIV, propagada pelas viagens comerciais.
  2. escorbuto, deficiência em vitamina C, doença comum nas viagens ultramarinas europeias dos séculos XV e XVI, como a de Vasco da Gama em busca das Índias.
  3. malária, doença de ampla ocorrência nas viagens de exploradores para a África e Américas nos séculos XV e XVI.
  4. varíola, doença viral disseminada no Velho Mundo e trazida pelos navegantes dos séculos XV e XVI às colônias, onde dizimou populações nativas.
  5. leishmaniose, parasitose transmitida por mosquitos e contraída pelos primeiros exploradores da Amazônia e dos Andes durante o século XVI.

8. (Fuvest 2021) O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (I):

O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (I):

As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (II) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos: As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (II) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos:

Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta:

  1. O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (II).
  2. O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (II).
  3. O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (II).
  4. O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (II), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias.
  5. O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (II).

9. (Fuvest 2021) O tempo de decomposição dos diferentes resíduos sólidos condiciona a destinação de cada tipo, visando a diminuir os impactos ambientais causados por seu descarte.

O gráfico mostra dois grupos de resíduos sólidos (X e Y) produzidos pela população humana, com diferentes tempos de decomposição.

O gráfico mostra dois grupos de resíduos sólidos (X e Y) produzidos pela população humana, com diferentes tempos de decomposição.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que as

Note e adote: Considere que os resíduos dos grupos X e Y foram expostos às mesmas condições, sem decomposição acelerada.

  1. garrafas PET fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.
  2. embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é a incineração.
  3. garrafas PET fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é o aterro sanitário.
  4. embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.
  5. garrafas de vidro fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é a incineraçäo.

10. (Fuvest 2021) Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos.

Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos

Com base nesses gráficos, o tamanho dessa população deve

  1. diminuir nos 5 primeiros anos e manter-se constante no restante do período considerado.
  2. manter-se constante nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.
  3. diminuir continuamente ao longo do período considerado.
  4. manter-se constante ao longo do período considerado.
  5. aumentar nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.

11. (Fuvest 2021) Uma variedade de milho (Milho Bt) foi modificada com a inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas Cry, tóxicas para insetos como as lagartas que atacam as lavouras. Essas proteínas bloqueiam o trato digestório dos insetos, levando-os à morte.

Em aves e mamíferos que também se alimentam de milho, as proteínas Cry são inativadas durante a digestão ácida, perdendo sua ação sobre esses animais.

A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é:

    A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é:

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp