Esses excertos de Mayombe referem-se a conversas entre as personagens Comissário e Sem Medo em momentos distintos do romance. Em I e II, as falas do Comissário revelam, respectivamente

Questão 71


I

— Traiste-me, Sem Medo. Tu traiste-me.

(...)

Sabes a que tu és afinal, Sem Medo? És um ciumenta. Chego a pensar se não és homossexual. Tu querias-me só, cama tu. Um solitária do Mayambe. (...) Desprezo-te.

(...) Nunca me verás atrás de uma garrafa vazia. (...) Cada sucesso que eu tiver, será a paga da tua bafetada, pais não serei um falhada camo tu.

Pepetela, Moyombe. Adaptado.

II

— Peço-te perdão, Sem Medo. Não te compreendi, fui um imbecil. E quis igualar o inigualável.

Pepetela, Moyombe.

Esses excertos de Mayombe referem-se a conversas entre as personagens Comissário e Sem Medo em momentos distintos do romance. Em I e II, as falas do Comissário revelam, respectivamente,

  1. incompatibilidade étnica entre ele e Sem Medo, por pertencerem a linhagens diferentes, e superação de sua hostilidade tribal.
  2. decepção, por Sem Medo não ter intercedido a seu favor na conversa com Ondina, e desespero diante do companheiro baleado.
  3. suspeita de traição de Ondina e tomada de consciência de que isso não passara de uma crise de ciúme dele.
  4. forte tensão homoafetiva entre ele e Sem Medo, e aceitação da verdadeira orientação sexual do companheiro.
  5. ira, diante do anticatolicismo de Sem Medo, e culpa que o atinge ao perceber que sua demonstração de coragem colocara o companheiro em risco.