A partir do texto, identifique a alternativa correta

Questão 39



“Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social. Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateterê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o ‘Corta Jaca’ é executado com todas as honras da música de Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria.”

(Rui Barbosa, Senado, 8/11/1914.)

A partir do texto, identifique a alternativa correta.

  1. a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
  2. o discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares.
  3. a eclosão da 1.ª Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.
  4. o programa musical adotado na recepção revela tendências modernistas ao conferir status de arte à danças populares.
  5. a apresentação do maxixe Corta Jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e a eugenia presente na cultura oficial.