A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente econômica — como a fronteira da lucratividade — mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais

Questão 18


A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente econômica — como a fronteira da lucratividade — mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto é, basicamente, o que a fronteira do século XIX e a assim chamada fronteira urbana têm em comum. Na realidade, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital.

Mas enquanto a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfico absoluta na escala do território como a principal expressão espacial da acumulação de capital, a renovação urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciação do espaço geográfico com vista ao mesmo resultado.

Nail Smith. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano, 1986. Adaptado

O excerto relaciona a dinâmica geográfica dos Estados Unidos no século XIX à do final do século XX, As imagens correspondentes a cada um dos momentos apresentados pelo excerto são identificadas em: