Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Redação Unesp

Como Funciona a Redação da Unesp



Na prova de redação, espera-se que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado. A prova de redação será avaliada conforme os critérios a seguir:

1. Tema

Considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total.

2. Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência)

Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total.

Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Gênero/Tipo de Texto

No gênero/tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado.

Será considerada aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/ da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/ proposta de redação).

Coerência

Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual).

Serão consideradas aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de desenvolvimento das ideias, a falta de autonomia do texto, ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.

3. Expressão (Coesão e Modalidade):

Consideram-se nesse item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa.

Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa.

Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos.

Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o graude formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.

Será atribuída nota zero à redação que:

1. Fugir ao tema e/ou gênero propostos;

2. Apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato;

3. estiver em branco;

4. Apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e/ou palavras soltas);

5. For escrita em outra língua que não a portuguesa;

6. Apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;

7. Apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;

8. Apresentar 7 (sete) linhas ou menos (sem contar o título);

9. For composta integralmente por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova.

10. Apresentar formas propositais de anulação, como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto.

Como Funciona a Redação da Unesp

Como funciona a avaliação da redação da Unesp?

Cada redação é avaliada por dois examinadores independentes e, quando há discrepância na atribuição das notas, o texto é reavaliado por um terceiro examinador independente.

Quando a discrepância permanece, a prova é avaliada pelos coordenadores da banca.

Qual a nota máxima na redação da Unesp?

A nota máxima na redação da Unesp é 28 pontos.

Título e rascunha na redação da Unesp?

O espaço para rascunho no caderno de questões é de preenchimento facultativo.

Em hipótese alguma, o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da prova de redação pela Banca Examinadora.

Em hipótese alguma o título da redação será considerado na avaliação do texto. Ainda que o título contenha elementos relacionados à abordagem temática, a nota do critério que avalia o tema só será atribuída a partir do que estiver escrito no corpo do texto.

Textos curtos, com apenas 15 (quinze) linhas ou menos, serão penalizados no critério que avalia a expressão.

Textos motivadores na redação da Unesp

As propostas de redação da Fundação Vunesp apresentam uma coletânea de textos motivadores que servem como ponto de partida para a reflexão sobre o tema que deverá ser abordado.

Textos compostos apenas por cópias desses textos motivadores receberão zero total e textos em que seja identificada a predominância de trechos de cópia em relação a trechos autorais terão a nota final diminuída drasticamente.


Fonte: Edital da Unesp e vestibular.unesp.br



Relacionado



Relacionado



Unesp



Unesp



Unicamp



Unicamp



Unicamp



Redação: FATEC



Redação: FATEC



Redação: FATEC



Redação: Mackenzie



Redação: Mackenzie



Redação: Mackenzie



Redação: Mackenzie



Redação: Mackenzie



Redação: Unifesp



Redação: Famema



Redação: Famerp