Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibular > Redação UFRGS

Incivilidades e Infrações

UFRGS 2010 - Incivilidades e Infrações

Leia os textos abaixo:

Em estado natural, sem as construções sociais, "a vida do homem é solitária e pobre [...]". Por isso, criaram-se normas necessárias ao bom convívio social, como as que dizem que "os homens devem cumprir os pactos que celebrarem" e que não devem "declarar ódio e desprezo pelo outro por atos, palavras, atitudes ou gestos". Em síntese, espera-se que os homens cultivem as virtudes da civilidade.

Adaptado de LINHARES, Juliana. Veja, 4 nov. 2009.

É fácil condenar os outros, indignar-se, quando eles cometem infrações. Difícil é reconhecer nossos próprios "pequenos delitos" no dia a dia, aqueles para os quais sempre temos uma justificativa na ponta da língua e dos quais temos pouca consciência. Assim, por exemplo, de manhã cedo, ao levar as crianças à escola, muitas vezes nos damos o direito de estacionar em fila dupla ou em cima da faixa de segurança. Na verdade, desconsideramos que isso é proibido pela legislação de trânsito e que colocamos em risco os demais transeuntes.

Adaptado de: ANDERSEN, José. Zero Hora, 13 nov. 2009.

Observe as duas listas abaixo. Uma relaciona atitudes que denotam falta de civilidade; a outra, atitudes que infringem a lei:

Considerando que cometer incivilidades e infrações como essas e ser complacente com elas constituem atitudes prejudiciais ao convívio social,

- escolha uma ou mais atitudes de cada uma das listas;

- avalie, a partir de suas escolhas, por que tanto incivilidades quanto infrações impedem a construção de uma sociedade sadia; e

- redija redação, de caráter dissertativo, defendendo seu ponto de vista.

Instruções:

1. Crie um título para seu texto e escreva-o na linha destinada a este fim.

2. Redija uma redação com uma extensão mínima de 30 linhas, excluído o título - aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

3. As redações que apresentarem segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados no cômputo total de linhas.

4. Lápis poderá ser usado apenas no rascunho; ao passar sua redação para a folha definitiva, faça-o com letra legível e utilize caneta.



Redação UFSC



Redação UFSC



Redação UFSC



Redação UFSC



Redação UDESC



Redação UDESC



Redação UDESC



Redação UDESC



Redação: Unioeste



Redação: Unioeste



Redação: Unioeste



Redação Acafe



Redação Acafe



Redação Acafe



Relacionado



Relacionado



Redação UEM