Home > Blog da Agatha > Redação > Redação Militares

Como Funciona a Redação do ITA


Atualizada em 22 de Janeiro, 2021

Como funciona a redação da ITA? Conheça um pouco sobre a metodologia de avaliação da redação.



Prova de redação no ITA

I - Proposta de redação

A proposta de redação do vestibular do ITA pode ser composta de textos verbais, não verbais (foto ou ilustração, do tipo charge ou tira) ou de ambos.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo, coerente, claro e escrito de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. Vale lembrar que um texto dissertativo não se caracteriza apenas pelo formato de 4 ou 5 parágrafos: um inicial, 2 ou 3 de desenvolvimento de ideias e um final.

É necessário que as ideias presentes nosparágrafos sejam articuladas entre si, que o texto apresente progressão temática e que ocandidato defenda um ponto de vista justificado sobre o tema.

Assim, o principal requisito para uma boa redação é a leitura cuidadosa dos textos apresentados e o atendimento à proposta de redação.

1. Os erros mais comuns dos candidatos são:

2.Fuga do tema;

3.Tratamento parcial do tema;

4.Textos que, embora tratem de aspectos do tema, não são dissertativos e tampouco argumentativos, pois os parágrafos não são articulados entre si ou apresentam meras opiniões injustificadas e afirmações desconexas sem embasamento;

5.Textos em que cada um dos parágrafos é apenas um comentário independente, resultando em superficialidade ou trivialidade na escrita.

II - Avaliação da redação

A avaliação da redação do vestibular do ITA obedece a cinco critérios, que, somados, totalizam 10,0 pontos, conforme explanação a seguir:

1) Tema

Pontuação: nota mínima zero e máxima 2,0 pontos.

Neste item, é avaliada a capacidade do candidato de ler os textos verbais e não verbais da proposta de redação, atendendo ao que é pedido na prova.

O candidato deve ler com atenção as instruções para a escrita da redação. (Veja a seguir a seção Comentário de uma proposta de redação – Vestibular 2011).

São considerados aspectos negativos na avaliação da redação textos que tratam apenas do tema da proposta da redação ou textos que trazem paráfrases ou cópia total ou parcial dos textos apresentados.



2) Tipo de texto

Pontuação: nota mínima zero e máxima 2,0 pontos.

Neste item, é avaliada a capacidade do candidato de escrever um texto dissertativo-argumentativo e sustentar um ponto de vista sobre o tema, baseando-se em argumentos consistentes. É avaliada a capacidade do candidato de escolher e relacionar as informações sobre o tema e sua posição crítica diante dele.

São aspectos negativos na avaliação da redação a ausência de um ponto de vista, a circularidade de ideias, a falta de progressão temática, a quebra da linha argumentativa, como também conclusão que não apresenta conexão com o exposto no texto ou mesmo a falta de conclusão.



3) Coerência

Pontuação: nota mínima zero e máxima 2,0 pontos.

Em coerência, é avaliada a capacidade do candidato de selecionar e articular os argumentos, construir um texto consistente e informativo.

São aspectos negativos as contradições entre frases de um mesmo parágrafo ou entre parágrafos.



4) Coesão

Pontuação: nota mínima zero e máxima 2,0 pontos.

Em coesão, é avaliada a capacidade do aluno de usar com propriedade os principais mecanismos de coesão textual – conjunções, pronomes, pontuação, tempos verbais etc. – bem como também a capacidade de organização do texto em frases e parágrafos.

São aspectos negativos a falta de pontuação e de articulação entre as partes do texto, o uso inadequado de palavras e expressões e parágrafos que, embora tratem do mesmo tema, não são articulados entre si.



5) Modalidade (conformidade com a norma padrão)

Pontuação: nota mínima zero e máxima 2,0 pontos.

Neste item, é avaliada a capacidade do candidato de expor com clareza e precisão suas ideias e de escrever segundo a norma padrão da Língua Portuguesa, seguindo as prescrições das gramáticas normativas referentes à ortografia, morfologia, sintaxe etc, além de uma escolha lexical adequada e precisa.

Procedimento para cada correção redação é identificada apenas por um número e é avaliada por dois professores, independentemente, sem que saibam quem é o candidato. É a denominada “correção cega”.

Para cada redação, é atribuída uma nota, seguindo os cinco critérios apresentados anteriormente. Se entre as avaliações dos dois professores a discrepância não ultrapassar 3,0 pontos da nota final da redação, é feita a média aritmética das notas dos dois professores, média que será a nota final da redação. Se, após as avaliações dos dois professores, houver discrepância acima de 3,0 pontos para a nota final da redação, a redação é avaliada por um terceiro professor e feita a média entre as notas finais mais próximas. Se, ainda assim, houver discrepância entre as notas, os professores que avaliaram a redação e o coordenador geral da banca examinadora avaliam novamente a redação.

As notas finais são registradas em um programa computacional que fará a classificação dos candidatos. O registro das notas é conferido independentemente por dois profissionais.

Banca examinadora

A avaliação das redações do Vestibular do ITA é feita presencialmente por professores de língua portuguesa e da área de humanidades, formados em reconhecidas universidades brasileiras, com experiência no ensino-aprendizagem de língua portuguesa e humanidades, com ênfase em redação ou produção de textos, como comumente se denomina. Alguns desses professores são ainda pós-graduados em reconhecidas universidades brasileiras.

Todos os professores da banca avaliadora recebem treinamento específico para o trabalho de avaliação das redações do Vestibular do ITA.

III - Comentário de uma proposta de redação – Vestibular 2011

VESTIBULAR 2011

INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO

Observe a foto abaixo. A partir dela, e considerando os textos desta prova, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta.

Na avaliação de sua redação, serão considerados os cinco pontos anteriormente mencionados na seção II deste documento.


Atenção: A Banca Examinadora aceitará diferentes posicionamentos ideológicos por parte dos candidatos, desde que não se reduzam a proselitismos de ocasião e não desrespeitem direitos humanos básicos. As páginas em branco dos cadernos de questões desta prova e da prova de inglês poderão ser usadas como rascunho da redação e não serão consideradas na avaliação da redação.

Os textos da prova que têm relação com a imagem – foto de um extenso congestionamento –, apresentada na proposta de redação, são: o primeiro texto, “Meio ambiente urbano: o barato de andar a pé”, de Amália Safatle, e o segundo texto, de Fernando de Barros Silva, pois ambos tratam de “mobilidade urbana”, além da poesia concreta “Velocidade”, de Ronaldo Azeredo.

Nessa proposta de redação, a expectativa da banca avaliadora era que o candidato fosse além da imagem do congestionamento, relacionando-a aos outros textos da prova que tratam de mobilidade urbana. Para explorar o tema “mobilidade urbana”, o candidato poderia se valer de argumentos, tais como: o predomínio do transporte motorizado individual no Brasil; a falta de investimento governamental no transporte público nas grandes e médias cidades brasileiras; o preconceito de muitos brasileiros a formas de locomoção como se fossem próprias apenas dos mais pobres, como o uso de bicicletas, o uso de transporte público e o deslocamento a pé; a perda de tempo no trânsito, especialmente nas grandes cidades; os congestionamentos e a lentidão nas grandes cidades (inclusive em alguns trechos de importantes rodovias que atravessam grandes cidades) em oposição à tão desejada velocidade, rapidez; dentre outras possibilidades permitidas pelos textos-base.

Assim, o tema não é “Congestionamentos” e os candidatos que abordaram exclusivamente os problemas de congestionamentos e seus efeitos não obtiveram a pontuação máxima no critério “Tema”.

  1. Redação ITA 2021 – Que liberdade nos resta no século XXI?
  2. Redação ITA 2020 – Em que medida o conhecimento tecno-científico segue princípios ético-morais?
  3. Redação ITA 2019 – O incêndio no Museu Nacional
  4. Redação ITA 2018 – O envelhecimento
  5. Redação ITA 2017 – O poder das mídias e da comunicação
  6. Redação ITA 2016 – A formação universitária e o mercado de trabalho
  7. Redação ITA 2015 – Trabalho, imigração e diversidade no Brasil
  8. Redação ITA 2014 – O cinema
  9. Redação ITA 2013 – Tecnologia, publicidade e manipulação
  10. Redação ITA 2012 – Cidadania, preconceito e consciência social
  11. Redação ITA 2011 – Mobilidade urbana
  12. Redação ITA 2010 – Transferência dos pais para a escola da educação moral
  13. Redação ITA 2009 – Paradoxo da noção de segurança
  14. Redação ITA 2008 – Violência
  15. Redação ITA 2007 – Consumismo
  16. Redação ITA 2006 – Tecnologia e privacidade

Fonte: Edital do ITA




Redação AFA



Mais Redações



Esa: Propostas de Redação



Esa: Propostas de Redação Inéditas



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem