Home > Blog > Química > Separação de Misturas

Separação de Misturas

Um processo de separação é um processo que permite separar componentes de uma mistura, tanto em pequena escala, como nos laboratórios, quanto em grande, como na indústria química e diversas outras.

O que é a separação de misturas?

Um processo de separação é um processo que permite separar componentes de uma mistura, tanto em pequena escala, como nos laboratórios, quanto em grande, como na indústria química e diversas outras.

Misturas Heterogênea

Catação: É método mais simples, onde a separação acontece manualmente.

Exemplos: Separação de pedras e grãos ruins do feijão, separação do lixo.


Ventilação/Peneiração: É uma técnica voltada para a separação de substância com densidades distintas, através de peneiras ou crivos.

Exemplos: Separação da farinha, açúcar mais fino do grosso e de casca de grãos como arroz, amendoim, além de outras impurezas. Na indústria geralmente se usa esteiras para as separações


Separação Magnética: É a separação de metais de de outras substâncias com o uso do ímã.

Exemplos: areia e metal, limalha de ferro do enxofre.


Flotação: É utilizada no tratamento de água, onde após a adição de substâncias químicas, começam a surgir bolhas, que forma uma espuma, separando assim sólidos do líquido.

Exemplos: Tratamento de água


Floculação: é um processo de agregação de partículas de duas etapas onde a partir de substâncias coagulantes, como por exemplo, sulfato de alumínio (Al2(SO4)3) e outras substâncias, um grande número de partículas pequenas forma um pequeno número de flocos grandes.

Exemplos: Tratamento de água


Dissolução Fracionada:

Levigação: Consiste em separar substâncias sólidas. É muito utilizada na extração de ouro por garimpeiro.

Exemplos: Separar ouro da areia.


Decantação: Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido-líquido e líquido-líquido através do funil de decantação. Sendo que sólido fica no fundo do recipiente.

Exemplos: frações do sangue água barrenta e água e óleo leite com nata, leite coalhado e sólidos dispersos em água



Filtração: Método de separação de substâncias em misturas heterogêneas como pelo menos um componente liquido e outro solido.

Exemplos: aspirador de pó, coador de café

Centrifugação: É o método de separação de misturas heterogêneas de substâncias sólidas como líquidos ou apenas de liquidos.

Exemplos: Maquina de lavar

Misturas Homogênea

Os processos de destilação são usado em larga escala pelas indústrias, e tem como foco separar diferentes soluções. Alguns exemplos de bebidas que sofre esse processo são: vodka, cachaça e whisky onde quase toda a água retirada.

Destilação Simples: É o processo de separação entres substâncias homogênea de líquido + sólido, porém podem ser dois ou mais líquidos com temperaturas de ebulição distantes entre si.

Como funciona: A mistura é separada, e então aquecida, onde a substância mais volátil irá vaporizar, separando-se da mistura. O vapor é resfriado, e retorna para o seu estado líquido para ser recolhido.

Destilação Fracionada: Tem como base os diferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem a mistura. Ela pode ser feita tanto a nível de laboratório para pequenas análises, quanto para a escala industrial, sendo a destilação do petróleo o seu exemplo mais comum.



Bico de Bünsen: é o equipamento usado como fonte de calor, contudo pode ser substituído por uma chapa.

Balão de destilação: é um equipamento que recebe a mistura.

Termômetro: Tem como função verificar mudanças de temperatura.

Rolha:Lacra a saída superior do balão.

Condensador: Aparelho que usa um sistema de resfriamento simples.

Erlenmeyer: equipamento no qual o líquido obtido no condensador é recolhido.

Extração: Ao atingir os pontos de ebulição específicos, a fração do composto volatiza, e sobem na coluna de fracionamento, onde sofrem o processo resfriamento, e são coletados.



Ordem de menor para maior ponto de ebulição:

  1. Gás Natural (Metano, Butano e Propano)
  2. Naftas
  3. Gasolina
  4. Querosene
  5. Óleo Diesel
  6. Óleos lubrificantes
  7. Óleos combustíveis e asfalto ou betume.

Destilação da Cachaça

Lista Geral de Questões

Enem: Separação de Misturas

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.