Home > Blog > História > Pré-História

Pré-História

A Pré-História corresponde ao período da evolução dos seres humanos, começando a ser contato do momento que começou a se utilizar ferramentas de pedra, e tem o seu encerramento no período em que surgiu a escrita entre 3.000 a.C. e 4.000 a.C, porém dependendo da fonte esse número pode variar, tendo em vista que não é viável afirmar uma data mais precisa.


A Pré-História

A Pré-História corresponde ao período da evolução dos seres humanos, começando a ser contado do momento em que começou a se utilizar ferramentas de pedra, e tem o seu encerramento no período em que surgiu a escrita entre 3.000 a.C. e 4.000 a.C, porém dependendo da fonte esse número pode variar, tendo em vista que não é viável afirmar uma data mais precisa, sendo 3.500 a.C. uma valor mais aceitável.

Divisão da Pré-História

A Pré-História pode ser dividida em dois blocos: Idade da Pedra e Idade dos metais


Idade da Pedra

A Idade da Pedra que corresponde ao aparecimento dos hominídeos, ou seja, dos ancestrais do homo sapiens, isso por volta de 10000 a.C., sendo é dividida em grupos, como exemplo temos:

Período Paleolítico, Idade da Pedra ou Idade da Pedra Lascada que é o mais extenso período da Pré-História do Homem, que se inicia com o seu surgimento, mais ou menos 4,4 milhões de anos, indo até 8000 a.C.

Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (a partir de 8000 a.C. até 5000 a.C.);


Idade dos Metais

O segundo bloco corresponde a Idade dos metais que surge em 5000 a.C e dura até por volta de 3500 a.C. com o surgimento da escrita.

Característica do Período Paleolítico

Parque Nacional da Serra da Capivara


Moradia:

  1. Eram nômades
  2. Devido às baixas temperaturas da época, os hominídeos se abrigavam em cavernas
  3. Construíam a sua habitação nas árvores
  4. Viviam em grupos

Alimentação

  1. Caça
  2. Coleta de frutos
  3. Ovos de animais
  4. Raízes
  5. Pesca

Ferramentas usadas

Primeiramente eram usado madeira e ossos, depois se desenvolveu o uso da lascas de pedra e marfim.

No período de 50.000 a.C. a 10.000 houve a evolução para a fabricação de instrumentos pontiagudos como facas, anzóis, agulhas e machados.


Fonte: Wikipédia


Domínio do Fogo

Segundo estimativas, o fogo passou a ser dominado pelos seres humanos na África oriental, por volta de 500 mil anos atrás. O Domínio do Fogo foi se suma importância para os esses grupos, devido ao fato de poderem se proteger do frio, conseguirem cozinhar alimentos, assim como se proteger de animais ferozes.

Devido o fim de um período glacial, por volta de 18000 a.C, o mundo encarou diversas mudanças climáticas e geográficas, e deu início a Idade da Pedra Polida.

Período Neolítico

Com início do período Neolítico, e todas as mudanças climáticas transformaram a vegetação, e devido às dificuldades de se caçar, por exemplo. Isso tudo contribuiu para se instalarem pertos dos rios, o que ajudou para o desenvolvimento da agricultura, com o plantio de trigo, aveia e cevada.

Além disso, houve a domesticação do gado, e outros animais, assim como o surgimento de maiores grupos de pessoas, algo que ajudava na proteção dos grupos.

Não podemos nos esquecer também do desenvolvimento da arte da cerâmica, onde eram criados grandes potes, como o intuito de guardar o excedente da produção de grãos. Também houve o desenvolvimento das técnicas para a tecelagem e fiação, o que permitiu a criação de tecidos de lã e linho.

Artes

Uma das principais formas artísticas do período Paleolítico foi as pinturas rupestres, que foram encontradas em diversas cavernas pelo mundo. Essas pinturas retratavam o cotidiano desses povos como a caça, por exemplo.

Estatuetas de Vênus

Das pequenas esculturas feitas na época, a que mais se destaca são as estatuetas de Vênus, datadas do período entre 40.000 a.C. e 10.000 a.C. O curioso é que elas foram encontradas em diferentes partes do mundo.

Estatuetas de Vênus Fonte: Wikipédia

Construções megalíticas

Durante o Neolítico foram construídas diversas construções megalíticas que até hoje são objeto de estudos, tanto para entender como foram criadas, como o seu real motivo. A principal hipótese relacionada a observação de astros, sendo a mais famosa, a construção megalítica de Stonehenge, localizada na Inglaterra.

Construção megalítica de Stonehenge

Construção megalítica de Stonehenge, localizada na Inglaterra.

Idade dos Metais

A idade dos Metais tem esse nome devido ao desenvolvimento de técnicas de fundição de metais, o que possibilitou o abandono dos instrumentos de pedra antes usados.

O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, logo depois foi a vez do estanho, e da fusão dos dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente. O bronze serviu para a fabricação de espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. já se produzia-se bronze no Egito, assim como na Mesopotâmia.

Já a “manipulação do ferro” demorou mais um pouco, ela surgiu por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor, principalmente por ser um minério extremamente difícil de ser trabalhado na época. O ferro também deve muita utilidade na época, principalmente para a criação de armas de guerra, o que permitiu o surgimento e manutenção de civilizações

Construção megalítica de Stonehenge

Espada bimetálica Jian da época dos Reinos Combatentes (século IV a.C.).

Documentário

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.