Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > História > Origem e Expansão do Islã

Origem e Expansão do Islã

Origem e Expansão do Islã

Introdução

O islamismo que vem da palavrs Islã (submissão), surgiu na Península Arábica é uma das maiores religiões do mundo com 1,57 bilhão de seguidores. ;

Origem

Em 570 nasceu em Meca, Maomé. Em uma cidade que fazia parte de uma rede de comércio. Naquele período não existia uma unidade entre o povo, cada tribo vivia em uma parte, com seus próprios deuses e costumes.

Segundo o Alcorão, aos 40 anos de idade, Maomé recebe uma visita do anjo Gabriel, sendo que ele era o escolhido para ser o sucessor dos profetas (Abraão, Moisés e Jesus Cristo), para levar a sua palavra, e instituir o monoteismo na Península Arábica.

Os ensinamentos de Maomé (sendo mais conhecido por Muhammad nos países árabes), buscou atacar as crenças politeístas à época, o que desagradou bastantes as autoridades por perturbar a ordem, logo ele começou a ser perseguido.

Devido ao risco iminente de vida, ele foi para cidade de medina, no ano de 622, sendo que o acontecimento tem como nome a Hégira. Um ponto importante é que calendário islâmico se inicia desse acontecimento.

O calendário islâmico é um lunar, logo os dias são contados de acordo com as fases da lua. Segundo o site Calendarr em 10 de agosto de 2021 inicia o ano 1443, terminando apenas em 29 de julho de 2022.

Anos depois ele retorna com um exército para conquistar a cidade de Meca. Após a conquista ele unifica toda a Península Arábica.


Al-Masjid an-Nabawi, Mesquita do Profeta é uma mesquita estabelecida e originalmente construída pelo profeta islâmico Maomé, situada na cidade de Medina da região de Hejaz, na Arábia Saudita. Foi a terceira mesquita construída ao longo da história do Islão, e é actualmente uma das maiores mesquitas do mundo. Wikipédia

Expansão

O seu falecimento ocorre em 632 d.C., após o fato, os califas (seus seguidores), busca levar a mensagem do islamismo para outras partes do mundo.

O califado islâmico teve diversas dinastias com o poder nas mãos ao longo do tempo, sendo que todas seguiram o modelo teocrático, ou seja, eram líderes políticos e religiosos.

A principal dinastia foi a comíada, que conseguiu, por exemplo, dominar no século VII a cidade de Jerusalém.

A expansão islâmica se dá na África, especialmente na região norte, na Ásia e sul da Europa (Península Ibérica), sendo que essa expansão facilitada pelo detrimento de impérios como o bizantino.

No século VIII os muçulmanos dominam a Espanha, e ao tentar adentrar na França são combatidos pelo francos em 732 na Batalha de Poitiers.

Partindo desse momento houve vários acontecimentos como derrotas militares, disputas internas pelo poder, e divisão em califados.

Segmentos do Islã

Xiitas: São descendentes diretos de Maomé, e defendem que para ser líder religioso, precisa descender do profeta.

Sunitas: São cerca de 90% dos muçulmanos, e defendem que o califa não precisa ser descendente de Maomé, e sim eleito pelos próprios muçulmanos.

Ainda existem outros grupos como Alauitaa, Carijitas, Sufistas etc

Pilares do Islã

  1. Oração.
  2. Jejum.
  3. Peregrinação A Meca.
  4. Caridade

Os muçulmanos acreditam que a Caaba foi reconstruída várias vezes ao longo da história, principalmente por Abraão e seu filho Ismael, quando ele retornou ao vale de Meca vários anos após deixar sua esposa Agar e Ismael lá sob o comando de Alá. Wikipédia

Curiosidade

O historiador marroquino Abdelhamid Al-Aouni responsável por analisar as gerações anteriores da rainha inglesa Elizabeth II, concluiu que ela descendente do Profeta Maomé. Isso devido a filha mais nova do profeta, Fátima, responsável pelo surgimento de linhagens Sayyid, como milhões de descendentes.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.