Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > História > Fenícios

Fenícios

Os Fenícios foram um povo que surgiu na onde hoje fica o Líbano, e parte da Síria e Israel. A palavra “fenício” tem origem no termo “phoinikes” que foi utilizado pelos gregos para fazer referência a um corante de cor púrpura produzido pelo povo.

História

Os Fenícios foram um povo que surgiu na onde hoje fica o Líbano, e parte da Síria e Israel. A palavra “fenício” tem origem no termo “phoinikes” que foi utilizado pelos gregos para fazer referência a um corante de cor púrpura produzido pelo povo.

Os Fenícios são mais conhecidos por causa das navegações e comércio, devido ao fato de habitarem locais com terras pouco produtivas.

Sociedade

A sociedade fenícia era estamental, onde seja, a sua classe social é a mesma da família onde nasceu, não sendo possível uma ascensão, contudo o comércio marítimo possibilitou a mudança social dos indivíduos.

A sociedade era desigual, como grupos dominantes onde estavam sacerdotes e comerciantes, e nas classes mais baixas camponeses, artesãos livres e escravos.

Religião

Os fenícios eram politeístas, ou seja, cultuavam vários deus, e cada cidade-estado tinha um deus protetor, e com intuito de adorar esses deuses, era comum o sacrifício de humanos.

Cultura

A primeira escrita fonética foi criada pelo fenícios, e foi adotada pela Grécia Antiga, que busco evoluir a mesma adicionada vogais, o que originou o idioma grego. Inclusive o alfabeto latino tem raízes nessa escrita.

O alfabeto foi criado devido o comércio, a ideia era facilitar as anotações. A escrita tinha 22 sinais, e cada um correspondia um som, e a sua combinação gerava palavras.


Alfabeto Fenício


Características dos fenícios

Os Fenícios diferentes de outros povos, não tinha um império, e sim um conjunto de cidades-estados similar as gregas, porém compartilhavam o mesmo idioma, escrita e crenças, e que apesar de terem relações comerciais entre si, entravam em guerra na busca do domínio da hegemonia comercial.

As principais cidades era Sidon, Tiro, Biblos, sendo o último o principal centro religioso fenício.

Tiro sobre o nome de Ushu por volta de 2750 a.C. prosperou devido uma aliança como o Reino de Israel, que estava localizado mais ao sul, porém o auge aconteceu por volta do século X a.C, quando teve uma relevante influência na criação e evolução das colônias fenícias em diferentes regiões nas margens do Mar Mediterrâneo.

Economia

A economia tinha como base o comércio marítimo, e um dos fatores de cooperaram foi o fator das encostas do Montes do Líbano eram repletas árvores de cedros-do-líbano. Os navios fenícios tinham como adorno uma cabeça de cavalo fazendo referência ao deus Yan, considerado o deus portador do caos, e aquele que poderia manter o mar calmo.

Entre os produtos comercializados estavam joias, vidros, tecidos, cerâmicas, contudo o produto mais buscado era a tinta púrpura que era extraída de um molusco do litoral do fenicios.

Os fenícios conseguiram chegar às ilhas Britânicas para onde eles forneciam estanho, que era importante para a produção de bronze.


Panela de Barro dos Fenícios


Com intuito de ter acesso a mais mercadorias, os fenícios passaram a ter colônias, e a de maior sucesso foi em Cartago que chegou a rivalizar com o Império Romano.

Queda

Devido todo o sucesso comercial marítimo, outros impérios viraram a sua atenção para o fenícios, e após ser dominada pelos caldeus de nabucodonosor, vieram outros como os persas, e no fim a região foi tomada pelo Alexandre, O Grande, da macedônia.

A cidade de Tiro foi cercada por cerca de oito meses até ser saqueada por Alexandre, e os moradores escravizados.


Ruínas da cidade de Tiro


Lista de Questões

Fenícios nos Vestibulares

Documentário

Documentário "Civilizações Antigas - Fenícios, mercadores e navegantes".

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.