Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > História > Egito Antigo

Egito Antigo

O Egito era chamado de Kemet que significa negro (devido a cor da terra), surgiu a cerca de 4.000 a.C, em um mistura de diversos povos (aldeias agrícolas) como os núbios, semitas e hamíliticos no vale do Rio Nilo.

Sociedade

A sociedade era divididas por castas



Faraó: Era o título atribuído aos reis do Egito Antigo.

Nobres e Sacerdotes: Os nobres eram administradores dos nomes, que eram divisões territoriais do Egito. Já os sacerdotes faziam parte da elite intelectual, tendo vista que eram considerados intermediários entre os homens e os deuses.

Soldados: Tinham como função conservar a ordem interna do império e segurança do Faraó e seus familiares, além de ajudarem na expansão territorial.

Escribas: Escriba ou escrivão eram pessoas com o domínio da escrita, e a mando do regente redigir as normas a serem seguidas, além de poderem exercer outras funções tais como secretário, copista, arquivista etc

Comerciantes: O comércio exterior era organizado pelo Faraó, que era o responsável por comandar as expedições. Existia também o comércio interno.

Artesãos: Eram pessoas comuns que não trabalhava nas lavouras.

Camponeses: Essa era de longe a maior classe social, e tinham como função trabalhar nas lavouras gerando alimentos para o império. Apesar de ter parte da produção, as terras pertenciam aos nobres ou ao Faraó.

Escravos: Uma característica da escravidão no Egito Antigo é que o escravo egípcio não era considerado uma mercadoria, mas sim um ser humano. Assim, os escravos podiam ter propriedades, podiam se casar com pessoas livres e tinham, inclusive, o direito de depor contra os próprios donos.


Ourives, marceneiros, joalheiros e gravadores trabalhando em artefatos para o comércio – Tumba de Nebamun e Ipuky: 18ª Dinastia.


Religião

O Egito Antigo politeístas, como exceção ao reinado de Aquenáton onde o Egito foi monoteísta. Os sacerdotes poderia ser tanto homens como mulheres, porém os homens tendiam a adorar os deuses, e respectivamente as mulheres as deusas. Eles tinham como função realizar casamentos, funerais, festivais religiosos etc.


Alguns dos principais deuses:

Anúbis: deus dos mortos

Bastet: deusa dos gatos e da fertilidade

Hórus: deus dos céus e dos Vivos.

Ísis: deusa da fertilidade

Maat: deusa da justiça

Rá: deus sol


Representação do deus no Egito Antigo

Antropomorfismo: Personificação de uma divindade com características humanas.

Zoomorfismo: Personificação de uma divindade com características animais.

Antropozoomorfismo: Personificação de uma divindade com características humanas e animais.


Mumificação

A mumificação era um longo processo que se estendia por um período de 70 dias, e era restrito a nobreza egípcia porque era os únicos com capacidade de pagar os altos custos.

Na mumificação os órgãos eram retirados, e o corpo limpo, além de ser banhado com óleo e resinar, e logos após enfaixado. No túmulo era colocado diversos utensílios como joias, que segundo a tradição egípcia, seria levada para a outra vida.



Arte e Cultura no Antigo Egito

Lei da Frontalidade

A Lei da Frontalidade determinava que o tronco do indivíduo estivesse sendo representado sempre de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés eram visto de perfil.

As pinturas tinha um certa hierarquia de acordo com a importância no reino, os representados eram uns maiores que os outros. A ordem era o rei, depois a sua mulher, logo após nessa ordem o sacerdote, soldado, e o povo.

Pintura

As decorações tendiam de ser coloridas como ausência das cores claro-escuro, além da ausencia de tres dimensoes e profundidade. As mulheres era pitadas em ocre (pigmento terroso que varia entre tons de amarelo dourado e marrom-amarelado claro), e os homens de vermelho.




Escrita

No Egito Antigo havia três formas de escrita.

Hieróglifos: Escrita sagrada que era utilizada em textos religiosos.

Escrita Hierática: Era a escrita utilizada pela nobreza

Escrita Demótica: Era a escrita usada pelos escribas na contabilidade dos templos e armazéns reais.



Hieróglifos e a A Pedra de Roseta

Em 1799 foi encontrada em Roseta, no Egito,um pedaço de granito que foi a chave para se entender melhor os hieróglifos. Inicialmente encontrada por soldados franceses na invasão de Napoleão Bonaparte que buscava acabar com as rotas de comércio da Inglaterra com as Índias, porém após a derrota, foram obrigados a entregar a pedra.


A Pedra de Roseta


A tradução só se deu devido ao fato da pedra ser escrita em grego antigo, demócrito e hieróglifos, o que ajudou a interpretar os símbolos egípcios.

A tradução foi realizada pelo francês Jean-François Champollion, em 1822, isso sem nunca ter visto a pedra. Ele basicamente analisou as cópias e percebeu que os símbolos era uma escrita fonética, ou seja, aquele símbolo poderia ser a representação de mais de um som.

Escultura

As Escultura representavam os deuses e os faraós.

As Usciabtis eram miniaturas de figuras funerárias que tendiam a ser esmaltadas de verde e azul, dedicadas a substituir o faraó morto nos trabalhos mais ingratos no além, por vezes encoberto por diversas inscrições.

Matemática e o Papiro Rhind


Papiro Rhind

A ciência mais avançada do Egito antigo foi a matemática, e no Papiro Rhiand é possível saber sobre o conhecimento da soma, multiplicação, divisão e subtração, sem a necessidade de memorizar a tabela de multiplicação, assim como já conseguiam resolver uma equação com uma incógnita ou solucionar problemas mais práticos que eram complexos.

O Teorema de pitágoras tem o Egito como o seu precedente. A também Geometria foi bastante impulsionada devido a necessidade de marcar os limites dos terrenos ao baixar o nível das águas do rio Nilo, isso depois das inundações anuais.

Arquitetura

A Partir dos conhecimentos de física e geometria os arquitetos reais conseguiam erguer diversos monumentos.

As características eram:

  1. solidez e durabilidade
  2. sentimento de eternidade
  3. aspecto misterioso e impenetrável

Arquitetura no Antigo Egito

Tipos de Coluna

Palmiforme: Tem como inspiração as flores palmeira branca;

Papiriforme: Tem como inspiração as flores de papiro aberta ou fechada

Lotiforme: Tem como inspiração a Flor de Lótus



Pirâmides e Templos

As Pirâmides tinham a sua base quadrangular e era feitas com pedras que chegava a ter duas toneladas e meia, e que podia chegar em até 10 metros de largura.



O templo era dividido em três partes: Uma reservada à introdução, outra à recepção e a última a vida privada.

Por dentro de uma cerca de tijolos cru ficava o templo de pedra que era composto por duas partes monumentais, com dois obeliscos, conduzido a uma pátio aberto que ornava as colunas. A decoração ainda contava com diversas colunas que sustentavam as construções.

Abul-Simbel é um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos que foram escavados na rocha, e estão situados no sul do Egito.

Esfinge e Obelisco

A Esfinge representava o corpo de um leão (força) e a cabeça humana (sabedoria) que eram colocadas no acesso a entrada do templo com o intuito de afastar os maus espíritos. Já os Obeliscos tinha como função materializar a luz solar.



Documentário

Documentário "As 10 Maravilhas do Egito Antigo".

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.