Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Guia de Estudos > Como criar um cronograma de estudos do zero

Como criar um cronograma de estudos do zero

Um cronograma de estudos é algo muito importante para se organizar para estudar, e é realmente uma grande dificuldade, e para o estudante de "primeira viagem” no ENEM, e pior ainda, tendo em vista a variabilidade de eventos que podem ocorrer. Então pensando nisso, nós desenvolvemos esse artigo sobre "Como montar um cronograma de estudos do zero", onde através de um passo a passo nós te ajudamos a criar o seu. imagem de um cronograma de estudos

Qual a importância de um cronograma de estudos?

Um cronograma de estudos vai te auxiliar para ter maior produtividade nos estudos, além de se organizar melhor, poís ter noção dos temas a se estudar terá impacto direto em todo o processo.

Como montar um cronograma de estudos?

Vou mostrar como eu crio um cronograma semanal bem simples para o Enem, passo a passo. No final do post você terá alguns modelos prontos para realizar download, e editar conforme a sua necessidade

1. Escreva em um papel (ou planilha do Excel) os horários em que pode dedicar-se aos estudos.

Ex: 08 da manhã até 12 da tarde 06 da noite até as 08 da noite.

2. Anote em um papel (ou planilha) as matérias a serem estudadas.

Ex: Matemática, Ciências Humanas, Química, Física, Linguagens.

3. Agora adicione um peso as matérias, dando um peso de 1 a 3, sendo 3 o que você mais tem dificuldade.

Matéria Matemática Peso 3
Matéria Física Peso 3
Matéria Química Peso 2
Matéria Linguagens Peso 1
Matéria Humanas Peso 1

4. Análise também o tempo disponível (em horas), a importância do conteúdo, a dificuldade, e o tempo (em dias) que você terá para estudar.

Tempo por dia: 6 horas

Física/Matemática: mais difíceis

Tempo de estudo: 20 semanas.

5. Seguir o cronograma é importante, porém não o deixe ser fixo, ou gigante, pois em alguns horários de estudos você pode não conseguir estudar, e terá de colocar a matéria em outros horários.

6 horas = 120 minutos por aula, deste tempo separe 5 minutos de descanso a cada 30 minutos.

Segunda Matemática Linguagens Física
Terça Matemática Humanas Química
Quarta Física Linguagens Química
Quinta Física Humanas Matemática
Sexta Matemática Humanas Química
Sábado Física Matemática Linguagens
Domingo Física Química

Não sei se percebeu, mas Matemática e Física aparecem cinco vezes, Química quatro, Ciências Humanas e Linguagens três vezes, isso acontece pelo fato de se usar o peso da matéria no cronograma semanal. Além disso entre as matérias de peso maior, sempre tem uma matéria considerada mais fácil, porém Linguagens poderia trocar de lugar com Física, visto que ela tem um número grande de questões na prova do Enem.

DICAS:

6. Intercale as matérias. Por exemplo, estude uma matéria de que goste, e no mesmo dia estude uma matéria de que não goste tanto ou na qual tenha dificuldade.

7. Crie cronogramas simples. No início, elabore planos de estudos com poucos conteúdos, e com o passar dos dias, aumente aos poucos os conteúdos.

8. A cada quinze dias, faça uma análise do seu cronograma e veja se é possível adequar os horários, ou se é preciso adicionar ou diminuir matérias.

9. Entre os intervalos fique longe dos livros, tome água, café, jogue no celular, oi faça qualquer coisa, esse cinco minutos são para relaxar e ter mais concentração nos estudos.

10. Tome cuidado para não dar o mesmo peso a uma matéria que você goste, e uma que você tenha dificuldades, uma exemplo é você gostar das Ciências Humanas, e estudar os seus conteúdos por mais tempo do que uma matéria que você tem deficiência como Matemática, o quê não faria sentido.

11. Caso trabalhe utilize o almoço, ou o período de deslocamento para estudar, existem diversos aplicativos que podem te auxiliar nessa caminhada.

Modelos de Cronogramas Enem e Vestibulares Prontos

3 Planos de estudos para quem tem o dia livre

3 Planos de estudos semanal para quem estuda

3 Planos de estudos semanal para quem trabalha durante o dia