Home > Blog > Biologia > Programas de Saúde

Programas de Saúde

O tema programas de saúde pode conversa com biotecnologia, genética, fisiologia, e até mesmo com atualidades ou linguagens, então é bom se ater ao assunto.


As doenças mais cobradas no Enem e Vestibulares

Temas mais cobrados no Vestibular

  1. HIV/AIDS
  2. Febre Amarela
  3. Dengue
  4. Estrutura dos vírus

Temas mais cobrados no Enem

  1. Dengue
  2. Prevenção de doenças
  3. Vacinas
  4. Leishmaniose

Os temas acima apareceram mais uma vez, porém outros 10 foram cobrados uma vez, podendo voltar a aparecer.

O que você precisa saber para se dar bem em programas de saúde no Enem e Vestibulares?

  1. Tratamento e Prevenção
  2. Modo de Transmissão da Doença
  3. Agente Causado
  4. Sintomas Principais

Dicionário de Termos

Epidemia (epi = sobre; demos = povo) é toda e qualquer doença que surge, e se espalha rapidamente dentro de uma determinada região, durante certo período, atingindo determinado número de pessoas em relação ao habitual. O principal exemplo é a gripe, que durante o período de inverno acomete diversas regiões.

Endemia: (en = dentro) tem como diferença para a epidemia a sua duração, que pode se estender por anos uma região. A malária, dengue e tuberculose, por exemplo, são doenças endêmicas presente na região amazônica.

Pandemia: (pân = todo) é o aparecimento fora do comum de uma doença em várias regiões do mundo.

Exemplo:

  1. Peste Negra (1343)
  2. Gripe Espanhola (1580)
  3. Covid-19 (2020)

Patogênico: (pathos = doença; genos = origem) é o organismo que tem a capacidade de causar uma infecção.

Parasita: (para = ao lado; sitos = alimento) são intracelulares obrigatórios, onde o organismo que se hospeda em outro ser, passando a usa para o seu benefício próprio, e causando diversos problemas para o hospedeiro.

Vetor: É o organismo que transmite o agente Patogênico.

Reservatório: É o organismo que pode receber agente infeccioso, porém ele não sofre ações parasitas por parte do organismo.

Doenças causadas por vírus

As principais doenças causadas por vírus são: a AIDS, Gripe, Dengue, Febre amarela e a Varíola.

Gripe

Também chamada influenza, a gripe é causada por diversos tipos de vírus do gênero Influenzavirus, onde ela é transmitida pelas vias respiratórias através de gotículas.

Como dito acima, são diversos vírus que causam a doença, porém os sintomas são semelhantes: coriza, obstrução nasal, tosse e espirro. No caso da febre ela só aparece nos casos de gripe.

O principal meio de prevenção são as vacinas que são gratuitas para maiores de 60 anos, mas que pode ser indicadas pelo médico para menores de 6 meses. Essa proteção serve por mais ou menos um ano, tendo em vista as constantes mutações genéticas que o vírus passa.

Gripe Suína, a gripe A, gripe mexicana ou simplesmente vírus H1N1 tende a gerar sintomas mais severos como a insuficiência respiratória. Cabe lembrar que entre 2009 e 2010 o mundo viveu uma pandemia da doença.

Dengue

A dengue pode ser transmitida tanto pelo vetor Aedes aegypti quanto pelo Aedes albopictus, sendo apenas o primeiro encontrado no Brasil.

Dengue Clássica: Os principais sintomas são febre alta, dores nos músculos e articulações, dor de cabeça, nas olhos, inflamação na garganta, além de sangramento pelo nariz e boca.

Dengue hemorrágica: Essa é a forma mais perigosa, podendo ser contraída por pessoas com doenças crônicas (diabetes, artrite etc).

O combate do mosquito do passa pela prevenção, onde é importante evitar água parada em vasos de plantas, pneu, letras, caixa-d’água etc. Além de deixar caixas, cisternas todas bem vedadas.

Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue, febre amarela e chikungunya


Febre amarela

Também transmitida pelo Aedes aegypti e pelo mosquito do gênero Haemagogus em regiões de mata.

Os sintomas são febre, dor no estômago, lesões no fígado (que deixa a pele amarelada), assim como vômito. A doença pode se manifestas ou não no indivíduo.

A principal forma de prevenção é a vacinação que deve ser motivo de atenção de para moradores onde a febre amarela é uma endemia.

Varíola

O vírus transmissor é o Orthopoxvirus variolae, e a doença é considerada erradicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), logo após a realização de uma campanha de vacina em massa por todo o mundo.

A varíola pode levar o indivíduo a óbito, ou sequelas como cegueira, e marcas e bolhas por todo o corpo.

Os sintomas são parecidos com a da gripe (febre, dor muscular, dor de cabeça etc), porém depois que o vírus invade o sistema linfático, no corpo aparece manchas avermelhadas por toda a parte. As manchas evoluem para pústulas e bolhas cheias de líquido.

A transmissão ocorre pelo contato do pessoas ou objeto contaminados que podem permanecer até 24 horas com o vírus.

Prevenção: A melhor forma é a vacinação, porém como ela é considerada erradicada, não faz parte do calendário como outras doenças.

Aids ou Sida

Aids ou Sida (acquired immunodeficiency syndrome, ou síndrome da imunodeficiência adquirida) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana que surgiu do vírus SIVcpz, que afeta os chimpanzés da subespécie Pan troglodytes.

O compartilhamento de seringas por usuários de drogas pode transmitir o vírus do HIV.


Na década de 70, a agressividade do vírus da Aids aumentou, espalhando-se rapidamente pelo mundo, por meio de:

  1. Relações sexuais
  2. Uso de drogas injetáveis
  3. Transfusões sanguíneas

Conforme se espalhava pelo mundo, o seu código genético sofreu diversas mutações e surgiam novas variedades a partir delas. 

Transmissão: O HIV pode ser transmitido por qualquer fluidos corporal que esteja contaminado, e ao entrar em contato a mucosa da boca, ânus, vagina, ou de lesões na pele ele pode ser transmitido. Existe também o risco da gestação, onde pode ocorrer o contágio de mãe para filho.

A Transmissão do HIV também ocorre por contato pelo sangue através de instrumentos como tesoura, alicate de unha, assim como um  instrumentos usados por médicos, ou por tatuadores, por isso a importância da esterilização dos objetos. Transfusões de sangue também podem acarretar esse problemas, porém hoje em dia existe um maior controle por parte dos governos no que te tange está questões.

A Prevenção acontece pelo uso da camisinha, e por evitar compartilhar instrumentos metálicos, seringas etc


Também pode aparecer no seu vestibular

Poliomielite

Poliomielite: Na maior partes das vezes é uma virose que causa febre e mal-estar, contudo está pode atacar o sistema nervoso, e acaba por provocar uma paralisia, podendo até levar ao óbito.

A sua transmissão se dá por meio de água ou alimentos contaminados ou pelo contato com fezes ou salivas de uma pessoa com esta doença.

A principal forma de proteção é pela vacina aplicada durante a infância da criança. Habitar em um local com saneamento básico importante, além de cuidar da higiene.

Raiva

Raiva: A raiva é uma doença que ataca o sistema nervoso, onde o ato de simplesmente comer ou beber se torna doloroso.

A transmissão ocorre pelo mordida de cães e gatos.

A forma de prevenção é pela vacinação obrigatória nas campanhas do governo, e caso a pessoa seja mordida, é necessário lavar várias vezes com água e sabão, além de procurar um posto de saúde para receber soro, anti rábica etc

Condiloma acuminado ou verruga genital:

Condiloma acuminado ou verruga genital: A doença causada pelo HPV, onde o vírus provoca lesões em forma de “verrugas” na vulva, na vagina e no pênis, a sua transmissão dá pelo ato sexual. Outra forma de transmissão é durante o parto, onde o vírus pode ser repassado a criança, causando, por exemplo, problemas respiratórios.

Tratamento: A lesão deve ser retirada com o uso de bisturi eletrocirúrgico ou produtos químicos. No caso das Mulheres que tiveram ou têm o vírus, elas devem fazer exames ginecológicos periódicos, tendo em vista que alguns subtipos têm relação com o câncer no colo do útero.

Herpes

Herpes: A doença é causa pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa a Catapora. A doença cria pequenas vesículas cheias de líquido que ao estourarem, se tornam feridas, tendo mais frequência nos lábios e na genitália.

A sua transmissão se dá pelo contato com o portador, tanto com relações sexuais, como por um simples aperto de mão. O tratamento se dá por meio de medicamentos, porém o vírus não é eliminado do organismo, podendo voltar a causar lesões

Uma das medidas de prevenção por meio do indivíduo contaminado, e evitar tocar em áreas contaminadas, além de sempre lavar as mãos, caso toque.

Uma pessoa com herpes deve evitar tocar a área contaminada ou, quando o fizer, lavar as mãos para evitar contaminar outras pessoas.

Também não se deve ter relações sexuais durante as recaídas que são fases onde a doença se manifesta novamente. Isso pode acontecer, por exemplo, a cada dois meses, e ter duração de 2 a 5 dias.

Lista de Questões

Enem: Imunologia

Vestibulares: Dengue

Vestibulares: Vírus

Doenças causadas Procariontes (bactérias)


Leptospirose

Leptospirose: Também conhecida como a doença do rato, ela é causada pela Leptospira interrogans, que é transmitida por alimentos, água, alimentos e também por objetos que estejam contaminados pela urina de ratos, cães e outros animais portadores da bactéria.

Os sintomas são: Febre alta, dores de cabeça, calafrios pelo corpo, dores nos músculos e articulações.

Um grande contribuinte para a doença são as enchentes, tendo em vista que a água e o esgoto que pode conter urina do rato estão misturados.

Como prevenção, deve-se controlar a quantidade de ratos, além de se investir para melhorar o saneamento básico e as galerias pluviais. Manter o local higienizado para evitar ratos, também é uma medida importante.

Não confunda leishmaniose com leptospirose. A Leptospirose é a doença do rato, e o meme abaixo vai te ajuda a não se esquecer.

Meme sobre a Leptospirose


Tuberculose

A Tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), e geralmente a tuberculose compromete os pulmões, porém outros órgãos também podem ser afetados pelo bacilo.

Os sintomas são: tosse persistente, febre, fadiga e emagrecimento, contudo nos casos mais avançados pode ocorrer a hemoptise que é a expectoração com sangue.

A prevenção ocorre pela vacina BCG (bacilo de Calmet-Guérin) que é aplicada durante a infância, além do investimento da qualidade de vida de populações em condições mais baixas, e o tratamento da doença acontece com o uso de antibióticos.

Aqui fica um adendo, do ano de 2009 a 2018, o Ministério da Saúde registrou 80 mil casos de tuberculose, sendo 853 mortes causadas pela doença em pessoas que estão privadas de liberdade.

Hanseníase

Hanseníase: A Hanseníase também conhecida como Lepra é transmitida pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae. Essa doença causa lesões pelo corpo, mucosas e também nos nervos.

A doença pode demorar anos para se manifestar, e o seu tratamento tem durante de mais ou menos um ano, e pode ter recuperação total, porém o ideal é o diagnóstico precoce, tendo em vista que o paciente pode ter sequelas físicas.

Cólera

A Cólera é causada pelo Vibrio cholerae (vibrião colérico), que é transmitido pela ingestão de água contaminados, ou alimentos contaminados, crus ou mal cozidos.

Sintomas: O vibrião se instala e se reproduz no intestino delgado, ele acaba por produzir substâncias tóxicas que acabam por provocar uma intensa diarreia. Outro sintomas que podem se manifestar são dores no corpo, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Essa doença causa forte desidratação devido a diarreia, podendo a vítima perder até incríveis 2L de líquido por hora, podendo levar a uma rápida insuficiência renal e a morte em até 24 horas.

O Tratamento passa pelo auxílio médico, onde é realizando a reidratação endovenosa com soro e antibióticos. Cabe lembrar que em mais de 90% das pessoas que contraem cólera permanecem assintomáticas, podendo vir a sofrer apenas uma diarréia branda. Contudo ainda podem transmitir o vibrião em um período com cerca de trinta dias. Mesmo que haja vacina, a sua eficácia é baixa (cerca de 50%), além disso, dura por poucos meses, sendo a melhor forma de se evitar a doença, o investimento em higiene e saneamento básico.

Tétano

O Tétano é causado pelo Clostridium tetani, que é um anaeróbio obrigatório (são prejudicados pela presença de oxigênio), logo essa bactéria é encontrada no solo, objetos enferrujados como latas.



Superfícies enferrujadas pode transmitir Tétano

A transmissão ocorre quando o Clostridium tetani consegue entra no organismo através de um ferimento na pele ou no caso do parto, quando o instrumento que corta o cordão umbilical não está devidamente esterilizados.

Quando infectado pela bactéria a pessoa pode apresentar desde uma dor de cabeça, febre e contrações musculares.

A prevenção ocorre através da esterilização de equipamentos, e evitando tocar em superfícies enferrujadas sem proteção. A vacinação é o cuidado essencial, além do uso do soro antitetânico quando existe a suspeita do ferimento.

Botulismo

O Botulismo é uma intoxicação grave que é provocada pela bactéria patogênica Clostridium botulinum ou por seus esporos, presentes em alimentos contaminados.

Essa bactéria produz uma toxina que vai afetar diretamente o sistema nervoso, e mediante a isso provoca tremores, vômitos, além da fraqueza muscular progressiva, que pode evoluir para paralisia respiratória e morte, caso o infectado não seja tratado.

A sua prevenção passa por preparar os alimentos e conservar alimentos de maneira adequada, e evitando consumir alimentos com mal cheiro, além de se ater as latas estufadas nas prateleiras, que pode ser indício de os microrganismos realizam fermentação dentro, e por sua vez liberando gás carbônico. Outro ponto importante é a maioria dos casos são em comidas caseiras.

Lista de Questões

Vestibulares: Procariontes

Causadas por Protistas (protozoário)

Leishmaniose

A Leishmaniose tem como vetor o mosquitos-palha ou biriguis que ao infectar a pessoa ao sugar a mesma, nesse processo ele transmite o protozoários do gênero Leishmania (L. braziliensis, L. guyanensis e L. amazonensis) que são transmitidas pela picada de mosquitos fêmeas da família dos flebotomíneos e do gênero Lutzomya.

Os sintomas surgem após alguns dias, onde aparece uma lesão na pele, espalhando depois, e mediante a isso causando lesões na mucosa da boca, no nariz e na faringe. Contudo caso seja tratada a tempo, há regressão das lesões.

A prevenção passa pelo combate do mosquito e os focos de transmissão, um meio eficaz de defesa é o uso de telas ou cortinas, além da construção de casas a mais de 100 m das matas, pois o mosquito tem voo curto.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é transmitida através da ingestão de cistos presentes nas fezes dos gatos ou até mesmo em carnes cruas ou malcozidas.

Geralmente não apresenta sintomas, porém em outras há febre e aumento dos linfonodos (que são os órgãos formados por tecido linfóide e que estão distribuídos por todo o nosso corpo), porém pode haver lesões nos olhos e em outros órgãos do corpo.

A sua prevenção também passa por evitar o consumo de carne malcozida, não beijar animais ou deixa o mesmo lamber o rosto, sempre lavar as mãos depois do contato com animais ou com locais onde tiveram contato, além de alimentá-los com comida cozida ou ração. No caso de grávidas que desenvolvem a doença na gestação pode acontecer de transmiti-la ao feto, que poderá apresentar lesões tanto no cérebro quanto em outros órgãos.

Malária

A Malária tem como vetor a fêmea do mosquito-prego do gênero Anopheles, que por sua vez transmite o plasmódio devido a sua necessidade de sangue para produzir os seus ovos.


O vetor da malária é a fêmea do mosquito-prego.

Sintomas: A Malária causa danos fígado e anemia, e no caso da malária causada pelo Plasmodium falciparum, pode acontecer o comprometimento do cérebro e anemia grave, sendo por vezes necessária as transfusões de sangue.

Tratamento: É feito com base em medicamentos que as formas do parasita hospedado no fígado, e também no sangue.

Prevenção: Uso de inseticidas, uso de telas, mosquiteiros, criação de peixes em áreas alagadas.

Esquistossomose

A Esquistossomose é transmitida pela parasita Schistosoma mansoni. No Brasil, a doença é mais conhecida por nomes como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”. A transmissão ocorre quando a pessoa entra em contato com água doce onde existe caramujos que estão infectados pelo verme parasita.


O vetor da Esquistossomose é o Caramujos

Sintomas: geralmente é são assintomáticos, no entanto, em sua fase aguda pode-se apresentar febre, dor de cabeça, tosse, dor muscular, calafrios, fraqueza, diarreia, falta de apetite e suores.

Tratamento: O tratamento é feito com o uso de medicamentos indicado pelo médico.

Prevenção: Evitar contato com água contaminada, usar água potável, controle de caramujos em lagos e rios, além de não andar descalço na rua, na terra ou em riachos de água doce.

Doença de Chagas

A Doença de Chagas tem como vetor o percevejos triatomíneos conhecidos como barbeiros, chupanças, ou bichos-de-parede, que que é provocada pelo Trypanosoma cruzi. O barbeiro como é mais conhecido, contrair o protozoário de animais silvestres ou de uma pessoa doente.



Casa de sapé

A transmissão para o ser humano se dá quando o protozoário sai pelas fezes do inseto, e por a sua vez penetra pela “abertura” deixado pela picada ou pela ferida feita, quando a pessoa se coça no local da picada. Ela também pode ocorrer na transfusão de sangue ou e em transplante de órgãos.

Uma das formas de combater o barbeiro, e fazendo a substituição das casas de sapé ou de pau a pique por casas de alvenarias, além do uso de inseticidas quando não é possível substituir o tipo de casa.

Lista de Questões

Vestibulares: Protozoário

Lista Final de Questões

Enem: Programas de Saúde I

Enem: Programas de Saúde II

Referências:

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. São Paulo: Ática, 2013.

Fontes:

www.sanarmed.com/pandemias-na-historia-comparando-com-a-covid-19

www.drakeillafreitas.com.br/como-controlar-herpes-de-repeticao-2-2/

www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/variola

www.apublica.org/2020/03/em-alerta-por-coronavirus-prisoes-ja-enfrentam-epidemia-de-tuberculose/