Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Biologia > Glicídios ou Carboidratos

Glicídios ou Carboidratos

A palavra glicídio vem do grego “glykys” que significa doce, mesmo que nem todo glicídio seja necessariamente seja doce.



Os principais glicídios são:

  1. Cereais (arroz, trigo, centeio, aveia, cevada etc).
  2. Raízes e Tubérculos (beterraba, batata inglesa, o rabanete, batata baroa, aipim etc).
  3. leguminosas (Lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, tremoço, amendoim, ervilha, soja, etc.)
  4. Frutas (banana, abacaxi. Abacate, manga, acerola, maçã, etc.)
  5. Açúcar comum (sacarose)

Qual a função dos glicídios?

A energia utilizada pelos seres vivos é produzida a partir da oxidação dos alimentos por meio da respiração celular, sendo o glicídios o seu principal combustível (além dele temos proteínas e lipídios), tendo em vista a sua fácil oxidação.



Calorias

Uma caloria é a quantidade de calor que aumenta a temperatura de 1g em 1 °C . Contudo, para se medir a quantidade de energia que o alimento gera é necessário recorrer ao uso da unidade quilocaloria (kcal), que tem a quantidade que equivale a 1000 cal.


Exemplos

Alimento Unidade Calorias
Cream Cracker 1 unidade 31
Waffer chocolate 1 unidade 41
Caramelo ao leite 1 unidade 21
Creme de marshmellow 1 colher de sopa (15g) 158
Pizza quatro queijos 1 fatia (140g) 432
Espaguete comum cozido 1 prato (160g) 233
Castanha de caju picada 1 xícara de chá (150g) 835
Abacate 1 porção (100g) 177
Abacaxi 1 fatia (80g) 50

Como é medido a quantidade de calorias?

A quantidade de calorias de um alimento pode ser medido a partir de um aparelho com o nome calorímetro. O alimento é queimado no aparelho, e com um termômetro é medido a temperatura de uma massa de água já conhecida.





Avaliando o valor calórico de alguns alimentos

Além da função energética, os glicídios ter participação na formação de estrutura dos seres vivos, como por exemplo, na composição da membrana (revestimento) das células e substâncias existentes entre as células de um tecido, assim como na estrutura dos ácidos nucleicos, participando desta forma da estrutura dos genes do organismo.

Tipos de glicídios

1. Monossacarídeos


Frutas são uma grande fonte do monossacarídeo frutose

Glicose

Tem como fórmula molecular o C6H12O6, e é um sólido composto por cristais incolores e solúveis em água e tem sabor adocicado. Ele é o mais utilizado por seres vivos como fonte de energia, e é produzido pela fotossíntese pelos vegetais, e armazena por glicídios mais complexos.

Frutose

O composto tem como fórmula molecular C6H12O6. É encontrada em frutas e no mel, e tem função energética, sendo usado também como adoçante em refrigerantes (xarope de milho)

Galactose

Se encontra ligada à glicose, formando assim a partir da lactose no leite pela hidrólise no processo digestivo, também com poder energético.


2. Dissacarídeos

São formados por glicídios formados na união de duas moléculas de monossacarídeos, sendo a glicose sempre uma delas.

Sacarose

Sacarose é um dissacarídeo cuja molécula se forma pela condensação de uma molécula de glicose com uma molécula de frutose. Possui fórmula C12H22O11, está presente em inúmeras plantas como a cana-de-açúcar e a beterraba, constitui o chamado açúcar comum. Também pe o dissacarídeo mais doce, sendo utilizada em doces, café, bolos e Tortas Ele é formada por uma molécula de glicose e outra de frutose.


A sacarose pode ser encontrada em diversas plantas, entre elas a beterraba e a cana-de-açúcar que é a mais comum.

Lactose

A Lactose é formada pela união da glicose e galactose, e é encontra no leite, sendo a principal fonte de energia para o bebê durante a amamentadas.

Maltose

A Maltose é formada pela união de duas glicoses, sendo produzida durante a germinação das sementes, por uma digestão das reservas de amido presente.

3. Polissacarídeo

Amido

Polisacárido de fórmula (C6H10O5)n , é usado como reserva energética pelas plantas. O amido é encontrado no interior do caule, se concentrando em raízes, sementes e tubérculos. A sua produção se dá pelo excesso de glicose produzida durante a fotossíntese.


Celulose

Possui fórmula molecular C6H10O5, e formada pela junção de molécula de glicose compõe a estrutura de sustentação dos vegetais o polissacarídeo mais abundante no reino vegetal. Como ela não pode ser digerida pelos animais, existe a necessidade da enzima celulase, que é produzida tanto por bactérias como por protozoários. Esse também é o motivo pelo qual o cupim pode fazer a digestão da madeira.

Glicogênio

O glicogênio tem papel tem parecido com o amigo, ele serve de reserva de energia, tendo uso por curtos períodos na falta de glicose, e quando o tempo é mais longo o organismo passa a usar os lipídeos. Ele está presente nos músculos e no fígado. 

Referências:

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. São Paulo: Ática, 2013.