Home > Blog > Artes e Literatura > Principais Movimentos Artísticos do Século XX

Principais Movimentos Artísticos do Século XX

Futurismo

Movimento literário e artístico nascido na Itália, por volta de 1909, graças a Marinetti. Insurgia-se contra a tradição, o academicismo, a moral, e preconizava a procura da sensação dinâmica. O futurismo glorificava o poder, a velocidade e o fascínio da idade da máquina.

Expressionismo

Forma de arte que se fixa na intensidade da expressão; tendência artística e literária (surgida na Alemanha nos últimos anos do séc. XIX) que, reagindo contra o impressionismo, visa a encontrar um modo de expressão das sensações, e não a produzir a impressão causada pelo mundo exterior.

Fauvismo

Tendência comum de certos pintores do começo do séc. XX que, reagindo contra a análise impressionista, cercam geralmente o contorno dos objetos com um traço negro e justapõem energicamente tons puros.

Cubismo

Movimento de pintura que procurou decompor os objetos até as formas básicas de cubos, esferas, cilindros e cones. O cubismo se desenvolveu na França no começo do séc. XX. Sua ênfase nas relações de formas e linhas puras teve uma grande influência em toda a arte posterior.

Pop Art

Movimento ligado à arte cujo propósito artístico concentra-se na forma figurativa de retratar o consumismo através de imagens, dos símbolos populares destinados à comunicação de massa e dos bens de consumo utilizados pela mesma.

Surrealismo

Movimento artístico, sobretudo literário (lançado na França em 1924 por André Breton), que se caracteriza pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do inconsciente e deliberadamente incoerente. Inspirado pela psicanálise, proclama a prevalência absoluta do sonho, do instinto, do desejo. Despreza a lógica e renega a ordem moral e social, investindo contra os padrões estabelecidos.

Dadaísmo

Movimento de protesto nas artes, iniciado em 1916 por um grupo de pintores e poetas em Zurique, Suíça. Os dadaístas reagiram àquilo que, segundo eles, eram tradições obsoletas na arte, e aos males que viam na sociedade. Procuravam chocar e provocar o público com escritos injuriosos, peças de cabaré satíricas, recitais de poesia e exposições de arte.