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Física Moderna

Lista de 09 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Física Moderna com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Física Moderna.




1. (Enem 2017) O avanço científico e tecnológico da física nuclear permitiu conhecer, com maiores detalhes, o decaimento radioativo dos núcleos atômicos instáveis, desenvolvendo-se algumas aplicações para a radiação de grande penetração no corpo humano, utilizada, por exemplo, no tratamento do câncer. A aplicação citada no texto se refere a qual tipo de radiação?

  1. Beta.
  2. Alfa.
  3. Gama.
  4. Raios X.
  5. Ultravioleta.

2. (Enem 2016) Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do CARBONO-14.

FAPESP. DNA do mamute é revelado. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 13 ago. 2012(adaptado).

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à

  1. proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos.
  2. decomposição de todo o carbono-12 presente no organismo após a morte.
  3. fixação maior do carbono-14 nos tecidos de organismos após a morte.
  4. emissão de carbono-12 pelos tecidos de organismos após a morte.
  5. transformação do carbono-12 em carbono-14 ao longo dos anos.

3. (Enem 2017) Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul do fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaCl), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais. Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela

  1. reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro.
  2. emissão de fótons pelo sódio, excitado por casa da chama.
  3. produção de derivado amarelo, pela reação com o carboidrato.
  4. reação do gás de cozinha com a água, formando gás hidrogênio.
  5. excitação das moléculas de proteínas, com formação de luz amarela.

4. (Enem 2017 PPL) A telefonia móvel no Brasil opera com celulares cuja potência média de radiação é cerca de 0,6 W. Por recomendação do ANSI/IEEE, foram estipulados limites para exposição humana à radiação emitida por esses aparelhos. Para o atendimento dessa recomendação, valem os conselhos: segurar o aparelho a uma pequena distância do ouvido, usar fones de ouvido para as chamadas de voz e utilizar o aparelho no modo viva voz ou com dispositivos bluetooth. Essas medidas baseiam-se no fato de que a intensidade da radiação emitida decai rapidamente conforme a distância aumenta, por isso, afastar o aparelho reduz riscos.

COSTA, E. A. . Efeitos na saúde humana da exposição aos campos de radiofrequência. Disponível em: www.ced.ufsc.br. Acesso em: 16 nov. 2011 (adaptado).

Para reduzir a exposição à radiação do celular de forma mais eficiente, o usuário deve utilizar

  1. fones de ouvido, com o aparelho na mão.
  2. fones de ouvido, com o aparelho no bolso da calça.
  3. fones bluetooth, com o aparelho no bolso da camisa.
  4. o aparelho mantido a 1,5 cm do ouvido, segurado pela mão.
  5. o sistema viva voz, com o aparelho apoiado numa mesa de trabalho.

5. (Enem 2016) Os raios X utilizados para diagnósticos médicos são uma radiação ionizante. O efeito das radiações ionizantes em um indivíduo depende basicamente da dose absorvida, do tempo de exposição e da forma da exposição, conforme relacionados no quadro. Os raios X utilizados para diagnósticos médicos são uma radiação ionizante.

Disponível em: www.cnen.gov.br. Acesso em: 3 set. 2012 (adaptado).

Para um técnico radiologista de 90 kg que ficou exposto, por descuido, durante 5 horas a uma fonte de raios X, cuja potência é de 10 mJ/s, a forma do sintoma apresentado, considerando que toda radiação incidente foi absorvida, é

  1. DL50.
  2. cerebral.
  3. pulmonar.
  4. infraclínica.
  5. reações gerais leves.

6. (Enem 2016 PPL) Algumas crianças, ao brincarem de esconde esconde, tapam os olhos com as mãos, acreditando que, ao adotarem tal procedimento, não poderão ser vistas.

Essa percepção da criança contraria o conhecimento científico porque, para serem vistos, os objetos

  1. refletem partículas de luz (fótons), que atingem os olhos.
  2. geram partículas de luz (fótons), que atingem fonte externa.
  3. são atingidos por partículas de luz (fótons), emitidas pelos olhos.
  4. refletem partículas de luz (fótons), que se chocam com os fótons emitidos pelos olhos.
  5. são atingidos pelas partículas de luz (fótons), emitidas pela fonte externa e pelos olhos.

7. (Enem 2013) Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas:

a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e

b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilı́brio térmico com o ambiente. Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro.

A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi

  1. igual no aquecimento e igual no resfriamento
  2. maior no aquecimento e igual no resfriamento.
  3. menor no aquecimento e igual no resfriamento.
  4. maior no aquecimento e menor no resfriamento.
  5. maior no aquecimento e maior no resfriamento.

8. (Enem 2013 PPL) Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme.

Esse efeito pode ser usado para fazer a transformação de energia

  1. nuclear para cinética.
  2. elétrica para radiante.
  3. térmica para química.
  4. radiante para cinética.
  5. potencial para cinética.

9. (Enem 2009) Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a da radiação ultravioleta. Suponha que a radiação emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo especı́fico de filme fotográfico e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoço de um indivı́duo. Quanto mais exposto à radiação, mais escuro se torna o filme após a revelação. Após acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo. Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a da radiação ultravioleta.

Dentre os fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e os átomos do indivı́duo que permitem a obtenção desta imagem inclui-se a

  1. absorção da radiação eletromagnética e a consequente ionização dos átomos de cálcio, que se transformam em átomos de fósforo.
  2. maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio que por outros tipos de átomos.
  3. maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de carbono que por átomos de cálcio.
  4. maior refração ao atravessar os átomos de carbono que os átomos de cálcio.
  5. maior ionização de moléculas de água que de átomos de carbono.

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