Home > Banco de Questões > História do Brasil > Brasil Colônia >Jesuítas

Jesuítas

Gabarito de História do Brasil sobre o tema Jesuítas com questões de Vestibulares.

Questão: 1

Resposta: A

Resolução: É correta a alternativa A, havendo na época a ideia de que os jesuítas planejavam "tomar o controle" das colônias portuguesas (onde a sua presença era extensiva), o que era uma ameaça direta aos interesses da Coroa Portuguesa. Na prática, a expulsão dos jesuítas de Portugal era apenas uma forma do Marquês de Pombal expandir os cofres e a influência política da Coroa, tendo perseguido este grupo político específico pois havia calculado que a Igreja Católica não ofereceria resistência e eles não teriam grande apoio popular em Portugal. Com isto reformou as bases da educação, afastando os jesuítas e trazendo uma concepção laica para a área.

Questão: 2

Resposta: B

Resolução: I - III

I. A resistência dos escravos ocorreu, dentre outras formas, através das fugas, revoltas e na formação de agrupamentos conhecidos como quilombos. Verdadeira

II. A Inquisição que se instalou no Brasil no século XVIII, em Minas Gerais, perseguiu principalmente as seitas cristãs dissidentes do catolicismo. A revolta desses grupos, pouco conhecida, acabou por ser duramente reprimida com execuções sumárias, degredo e prisões. Falsa

III. As populações indígenas sofreram com a escravização. Os conflitos foram muito violentos e levaram, em muitos casos, à extinção de vários povos indígenas. Verdadeira

IV. As Guerras Guaraníticas opuseram, no século XVIII, milhares de índios às tropas portuguesas lideradas pelos Jesuítas, que desejavam a conversão ou a escravização dos índios. Falsa

V. Durante a ocupação holandesa no nordeste, no século XVII, foram os grupos indígenas que mais resistiram, pois a Companhia das Índias Ocidentais escravizou e deportou grande quantidade de índios para suas colônias de produção de açúcar no Caribe. Falsa

Questão: 3

Resposta: E

Resolução: Atuou no sentido de impedir a escravização dos indígenas, mas aceitava o emprego da mão de obra de africanos escravizados.

Questão: 4

Resposta: C

Resolução: Foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.

Questão: 5

Resposta: D

Resolução: I – Correta. Com o Tratado de Madri, a Colônia de Sacramento ficou com a Espanha e os Sete Povos das Missões ficou com Portugal, o que originou o princípio do uti possidetis.

II – Correta. Os efeitos do Tratado de Madri foram reduzidos pela guerra guaranítica e consequente expulsão dos jesuítas.

III – Incorreta. Dos 30 povos das missões, sete ficaram para Portugal e somente 23 retornaram para o Paraguai.

Questão: 6

Resposta: B

Resolução: O conflito entre colonos e religiosos pelo controle da mão de obra indígena, presente no entorno de São Paulo.

Desde o início da colonização a Igreja Católica era contra a escravidão indígena. Os bandeirantes, entretanto, empregavam a mão de obra indígena de forma compulsória.

Questão: 7

Resposta: D

Resolução: Reconhece o caráter complexo e plural das relações entre colônia e metrópole a partir da identificação de diversos elementos da ocupação e organização da sociedade colonial.

Questão: 8

Resposta: C

Resolução: Uma das estratégias de colonização empregadas pelos europeus na América foi o aprendizado de línguas nativas, como o nheengatu, falado por povos da Amazônia, como uma forma de exercer o controle sobre os colonizados. - (Etapa)

Questão: 9

Resposta: A

Resolução: O documento escrito pelo padre jesuíta não deixa nenhuma dúvida de sua visão crítica à respeito da atuação dos franceses no contexto da expansão marítima e colonização da América. Durante o processo de colonização das terras brasileiras, Portugal foi obrigado a conviver com constantes ataques franceses ao litoral e com duas invasões (1555 e 1612), além da aliança dos franceses com as tribos tupinambás. Estas incursões francesas foram um dos motivos que levaram o rei de Portugal a adotar o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil e iniciar o processo de povoamento de sua colônia dia América. (Oficina do Estudante)

Questão: 10

Resposta: C

Resolução: Manoel da Nóbrega foi decisivo na fundação de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro , e José de Anchieta foi o grande pregador, criou uma gramática tupi-português e converteu centenas de indígenas

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp