Home > Blog > Guia de Estudos > Como organizar os estudos de forma mais eficaz

Como organizar os estudos de forma mais eficaz

A falta de organização dos estudos pode ser fator preponderante para não ser produtivos ou desistir dos estudos, com base nesse problema listamos 12 super dicas sobre "Como Organizar Os Estudos de Forma Mais Eficaz", onde você aprenderá a se organizar, e obter maior sucesso no processo de estudo.

mesa com livros, agenda, notebook, cappuccino, caneta, luminária e outros itens

Tópicos

  • 1. Local Apropriado
  • 2. Arrume a bagunça
  • 3. Pegue tudo o que vai usar antes de estudar
  • 4. Distrações
  • 5. Fale com a sua família
  • 6. Tenha um plano semanal
  • 6. Tenha metas
  • 8. Anotações
  • 9. Post-it
  • 10. Cronograma de estudos
  • 11. Use a tecnologia ao seu favor
  • 12. Onde achar materiais de estudo?

Veja como organizar os estudos

1. Local Apropriado

Estude em um ambiente bem iluminado, arejado, sem muito barulho e sem outras distrações. Nesse sentido, bibliotecas podem ser boas opções para quem não quer ser incomodado. Caso só tenha a sua casa, e lá tenha muito barulho, use fones de ouvidos ou tampões (custam menos de um real), e seja feliz sem distrações. Muita gente opta por estudar no período da noite devido ao maior silêncio, essa pode ser uma boa estratégia, mas cuidado para não ter o sono afetado.

Como estudar com barulho

2. Arrume a bagunça

Local arejado, sem barulho, e iluminado, mas com tudo bagunçado não dá. Isso é uma enorme distração, portanto mantenha tudo no lugar. Bagunça não faz bem para a sua mente.

3. Pegue tudo o que vai usar antes de estudar

Antes de começar estudar, você precisa saber o que estudar, então já tenha tudo organizado, e quando for estudar pegue, Canetas, lápis, borracha, marcadores, papéis de rascunho, régua, apontador, caderno, livros, apostilas, dicionários e toda sorte de materiais. Imagine você ter que se levantar toda vez que precisar usar algo?

4. Distrações

Um dos maiores problemas nas horas de estudar são as distrações, os casos mais comuns estão relacionados com a internet, principalmente WhatsApp, Telegram, YouTube, Instagram, então se for utilizar alguns deles para auxiliar nos estudos, desligue as notificações, e então foque apenas para resolver os seus problemas, caso o seu uso não esteja relacionado ao estudo, desligue, se usa o celular para estudar, desligue as notificações, caso não use internet, coloque no modo avião.



AppBlock: O AppBlock é um aplicativo salvador para estudantes, com ele você consegue bloquear todos os aplicativos do seu celular, tanto as suas notificações, como a abertura dos mesmos por um horário predefinido, assim fica muito mais fácil estudar para o Enem e Vestibulares.

Aplicativos Para Bloquear Redes Sociais

5. Fale com a sua família

Lá em cima falamos sobre a questão do barulho, é interessante você avisar seus parentes, amigos ou até o namorado (a), sobre os seus horários de estudo, isso ajudaria a evitar, a ser chamado, a receber ligações etc.

7. Tenha metas

Tenha metas. Coloque-as em uma folha, ou em blocos de notas, e cole na parede, ou em uma plaquinha de PVC. Escreva suas metas para uma semana, um mês, etc., determine metas para cada matéria (meta mensal), assim para cada conteúdo (semanal ou quinzenal), porém crie metas simples e alcançáveis, pois se não as alcançar, você vai desanimar.

8. Anotações

Sempre tenha um bloco de notas ou folha, deixe organizadas e sempre as leia. Caso goste de tirar fotos ou prints dos conteúdos, sempre mantenha pastas organizadas com os prints divididos por matéria e conteúdos, além de renomear as imagens, pode ser trabalhoso, mais vai ajudar bastante, além disso existe uma ótima opção que seria utilizar aplicativo/sites que convertem as imagens para um pdf ou faça na mão usando o Google Docs.

9. Post-it


Uma forma de organizar as suas atividade e metas e até mesmo é através do Post-it, que são uma espécie de papéis com uma tira de cola que pode ser aplicada em n superfícies, lisas ou não, e por ser papel o seu valor é bem acessível, podendo ser usado também para controlar atividades escolares, lembretes, anotações, ou até mesmo auxiliar na criação de mapas mentais etc.

Você pode comprar ele online pela amazon ou em papelarias físicas.

10. Cronograma de estudos

Ter um cronograma para estudar durante o ano é muito importante, inclusive é um dos grandes motivos dos estudantes desistirem dos estudos, pois ao chegar a um período, vai perceber que tem muito conteúdo a se estudar. Pensando nesse problema nós disponibilizamos vários cronogramas de estudos gratuitos, atualmente para os períodos de 3, 6, 9 e 12 meses, além das sugestões de videoaulas e listas de questões.

11. Use a tecnologia ao seu favor

A cada dia vemos o crescimento das mídias sociais, então a cada dia temos mais opções, seja canais do YouTube, seja grupos em mídias sociais como Facebook, Telegram, WhatsApp, Google Plus. Também é importante lembrar que nos de Aplicativos e Jogos, eles podem ajudar bastante nos estudos.

  1. Aplicativos Para Estudar Biologia
  2. Aplicativos Para Estudar Ciências Humanas
  3. Aplicativos Para Estudar Física
  4. Aplicativos Para Estudar Língua Portuguesa
  5. Aplicativos Para Estudar Matemática
  6. Aplicativos Para Estudar Química
  7. Aplicativos Para Estudar Redação
  8. Aplicativos Para Fazer Simulados Para o Enem
  9. Aplicativos Para Estudar Pelo Celular
  10. Aplicativos Para Que Precisa Estudar

12. Onde achar materiais de estudo?

Uma das maiores dificuldades é a questão dos materiais. Apesar de que na internet tem tanta coisa, às vezes ficamos em dúvida sobre qual é o melhor e/ou mais completo. Respondendo à pergunta inicial, você pode achar muitas videoaulas no Youtube, em Blogs, Sites, Grupos em Redes Sociais (Whatsapp, Telegram, Facebook, Google plus) e em plataformas especializadas, como ambientes moodle.

Caso você precise melhorar a matemática ou aprender uma matéria do ensino médio, você pode procurar uma escola pública e perguntar se há livros para doação. Normalmente as escolas trocam de livros a cada 3 anos, e sempre há uma grande quantidade para servir de doação. Eu, por exemplo, tenho vários que peguei durante e depois de terminar o ensino médio.

No nosso site você encontra o link para apostilas de cursos como o Me Salva! e o material de medicina do Hegax Área de downloads